Eficiência dos Recursos

Conservar, usar durante mais tempo e reutilizar

Imagem visual principal da página Eficiência dos Recursos

Desde a Revolução Industrial, o crescimento económico acompanhou a escavação e a exploração imprudente dos recursos naturais. Os especialistas alertaram para os problemas ambientais de tal escavação e esgotamento dos recursos no futuro. A Samsung Electronics está ciente destes avisos e está a implementar um vasto leque de medidas de resposta.
No processo de desenvolvimento e fabrico de produtos, utilizamos eficientemente recursos através da inovação tecnológica e encontramos maneiras de reutilizar resíduos inevitáveis e produtos em fim de vida. Continuaremos a envidar esforços para fazer produtos melhores, com menos recursos, e em converter resíduos electrónicos em recursos utilizáveis.

KPI de 2020: Eficiência dos Recursos

Retoma acumulada de resíduos electrónicos globais

Este infográfico contém o objectivo da retoma acumulada de resíduos globais. De 2009 a 2016, alcançou 2,64 megatoneladas. Em 2020, visa alcançar 3,8 megatoneladas.

Taxa de reciclagem de resíduos de fabrico

Este infográfico contém o objectivo da taxa de reciclagem de resíduos de fabrico, que deverá ser de 95% até 2020. Em 2016, o objectivo já foi alcançado.

Intensidade de utilização da água

Este infográfico contém o objectivo da intensidade de utilização da água. Em 2016, foi de 60 toneladas por 100 milhões de KRW. Em 2020, o objectivo é de 50 toneladas por 100 milhões de KRW.

Visamos uma economia circular na qual os recursos são continuamente reutilizados

Para proteger um ambiente em crise e utilizar os recursos mais eficientemente, a Samsung Electronics está comprometida em envidar esforços para se concentrar numa economia circular. Ao irmos mais além do consumo convencional único de recursos, o nosso objectivo é utilizar novamente recursos através da retoma e reciclagem de resíduos e desperdícios de materiais. Estamos a procurar maneiras de fabricar com menos recursos através da unificação de materiais e da alteração do processo de montagem. Os produtos em fim de vida são recolhidos aos consumidores a título gratuito e os materiais são reciclados. Através deste sistema de economia circular, a Samsung Electronics reduz significativamente a necessidade de extrair recursos naturais adicionais, diminui os gases de efeito de estufa e poluentes produzidos pela incineração de resíduos e evita a poluição do solo e das águas subterrâneas causada pelo aterro.
Acima de tudo, a melhor maneira de conservar recursos é fazer produtos de qualidade e duradouros. Antes de lançar um produto, a Samsung Electronics realiza testes de fiabilidade estrita para aumentar a durabilidade. Fornecemos reparações convenientes através dos nossos centros de serviço globais e oferecemos upgrades contínuos de software. Através destas práticas, conservamos recursos estendendo a vida do produto.

Incutimos nova vida aos produtos em fim de vida

A reciclagem é importante num sistema económico circular e para a reciclagem é essencial a retoma de produtos usados. A utilização circular dos recursos só é possível se os produtos em fim de vida não forem colocados no lixo, mas usados para extrair recursos, classificados e reprocessados. É para esta finalidade que a Samsung Electronics opera o programa Re+.
Como parte do programa Re+, instalámos caixas de recolha em vários locais frequentados pelos clientes. Os resíduos electrónicos podem ser eliminados sem qualquer custo e os produtos recolhidos são reutilizados e reciclados para um produto que pode ser utilizado novamente. Em 2017, colocámos caixas de recolha nos Galaxy Studio no Chile, Austrália e Suécia e recuperámos resíduos electrónicos nesses mercados. Também passámos tempo significativo com os visitantes apresentando o programaRe+ e enfatizando a importância da reciclagem. A fim de reciclar mais eficazmente, monitorizamos os níveis de retoma e reciclagem em países onde a Samsung Electronics está presente. Como resultado, foi possível recolher um total de 2,64 megatoneladas de produtos entre 2009 e 2016.

Esta é uma imagem do programa Re+ da Samsung Electronics. Re+ é o programa de eficiência dos recursos mais representativo da Samsung Electronics.
Retoma global e actividades de reciclagem
  • CanadáCanadá
  • ColômbiaColômbia
  • EuropaEuropa
  • VietnameVietname
  • TaiwanTaiwan
  • EUAEUA
  • PeruPeru
  • ÍndiaÍndia
  • CoreiaCoreia
  • AustráliaAustrália
  • Costa RicaCosta Rica
  • BrasilBrasil
  • ChinaChina
  • JapãoJapão
  • República da África do SulRepública da
    África do Sul
* 2016
Coreia

· Rede de retoma (através de centros de logística)
· Centro de Reciclagem em funcionamento em Asan
· Serviço gratuito de recolha

Japão

· Participa em consórcios de retoma e reciclagem

China

· Sistema de retoma e reciclagem

Taiwan

· Participa no sistema de reciclagem nacional

Vietname

· Contentores de retoma voluntária em centros de assistência técnica

EUA

· Programas de retoma em todos os 50 estados

Europa

· Sistema de retoma e reciclagem em 37 países

Índia

· Programa voluntário de retoma
· Serviço gratuito de recolha

Austrália

· Retoma e reciclagem de TV, PC e impressoras
· Programa voluntário de retoma de telemóveis

República da África do Sul

· Contentores de retoma voluntária em centros de assistência técnica

Canadá

· Programas de retoma em todas as 10 províncias

Colômbia, Peru, Costa Rica, Brasil

· Programas voluntários de retoma

  • Lista de instituições para retoma e reciclagem por país 92 KB
  • Lista de instituições para reciclagem de embalagens e baterias em países europeus 166 KB

Convertemos os resíduos de fabrico em recursos

A quantidade de resíduos produzidos desde o desenvolvimento do produto até ao processo de fabrico é considerável. Para os aparelhos electrónicos complexos com vários componentes, até mesmo a embalagem que é colocada no lixo por cada peça conta. No final de um projecto, muitos dos produtos-piloto usados para refinar um produto vão para o lixo. Se estes forem todos incinerados ou enterrados, o meio ambiente será poluído e os recursos esgotar-se-ão. Para tornar tais resíduos reutilizáveis, a Samsung Electronics processa-os através de recicladores especializados para aumentar o rendimento de determinados materiais recicláveis. Como resultado, em 2016, alcançámos o nosso objectivo de conversão de 95% de todos os resíduos em recursos quatro anos antes do ano do objectivo inicial do ano de 2020.

Este infográfico demonstra o processo de tratamento de resíduos. A matéria-prima após utilização é enviada para o centro de reciclagem, os resíduos são entregues para tratamento, reciclagem, incineração e colocação em aterros.

Envidamos esforçamos para desenvolver materiais ecológicos, para que nos seja possível reciclar mais recursos

Os materiais ecológicos são fabricados através da reciclagem de recursos que foram utilizados anteriormente ou pelo processamento de materiais que podem ser substituídos por recursos naturais. Desta forma, a carga sobre o meio ambiente é reduzida. A Samsung Electronics dedica-se à redução da utilização de recursos naturais e ao aumento da quantidade de resíduos que são reciclados através da pesquisa e desenvolvimento de várias maneiras de usar materiais reciclados ou à base de plantas.
Por exemplo, usamos materiais de embalagem fabricados a partir de papel reciclado, interior do cartão de pedras naturais e cana-de-açúcar, o que não terá qualquer impacto ambiental no momento da eliminação. Para produtos que necessitam de uma grande quantidade de embalagem devido ao seu tamanho, como os frigoríficos, aplicamos um material que pode ser usado mais de 40 vezes e que reduziu significativamente o consumo de recursos. Além disso, em 2016, usámos plástico reciclado recolhido de resíduos electrónicos em 5% do plástico total necessário para fabricar novos produtos.

Aplicação de Materiais Ecológicos
Uma fotografia do plástico PCM

Plástico PCM

· Aplicado a todos os carregadores de dispositivos inteligentes desde o Galaxy Note 4 (20%)
· Aplicado às caixas dos auriculares do Galaxy S7, Note 5 e Note 7 (60%)

Uma fotografia da película de bioplástico com extractos de cana-de-açúcar

Película de bioplástico com extractos de cana-de-açúcar

· Redução das emissões de GEE em 25% em comparação com anteriores películas de plástico à base de petróleo

Uma fotografia dos plásticos que contêm farinha de pedra

Plásticos que contêm farinha de pedra

· Polipropileno (PP) substituído parcialmente com enchimentos de pedra naturais, economizando 40% dos recursos à base de petróleo
· Poupou num ano cerca de 500 toneladas de recursos com base em petróleo
· Espera-se que resulte numa queda de 15% das emissões de CO2

Uma fotografia da embalagem reutilizável dos frigoríficos

Embalagens reutilizáveis dos frigoríficos

· Material de embalagem ecológica feita com polipropileno expandido que pode ser usado mais de 40 vezes
· Eliminação da fita adesiva e do isopor, resultando numa diminuição de 99,7% de compostos orgânicos voláteis totais (TVOC), um efeito equivalente ao plantio de 63 000 árvores

Conservar, reutilizar e reciclar recursos hídricos valiosos

Em resposta à crise global dos recursos hídricos cada vez mais grave, e como parte dos nossos esforços de protecção ambiental, a Samsung Electronics instituiu a Estratégia para recursos hídricos 3R (Reduce, Reuse, Recycle). Impedimos o desperdício de recursos hídricos pela substituição das válvulas antigas para impedir fugas e pelo desenvolvimento de unidades de controlo sofisticadas para que apenas a quantidade necessária seja usada. Além disso, reformámos os nossos processos para que a água possa ser reutilizada e o consumo de água reduzido. Anteriormente, a água utilizada num processo não poderia ser reutilizada noutro, uma vez que cada processo necessitava de água com diferentes padrões. No entanto, ao padronizar a água, agora podemos reutilizá-la em vários processos. Graças a estes esforços, 48 602 toneladas de água foram reutilizadas em 2016, um aumento de 5,2% em comparação ao ano anterior e a quantidade de água reutilizada contabilizou 46,6% do consumo total de água. Continuamos a procurar várias maneiras de reduzir o nosso consumo de água com base na intensidade (100 megatoneladas/milhões de KRW) para 50 até 2020, o nível actual é de 60.

Este infográfico mostra as políticas dos recursos hídricos. A parte superior é a filosofia básica e a parte inferior as directrizes de acção. A filosofia básica é que a Samsung Electronics reconhece que os recursos hídricos são importantes para a manutenção de uma sociedade e empresa sustentáveis e isso contribui para cumprir a nossa responsabilidade social como uma empresa global na protecção de tais recursos. As directrizes de acção são 1) Envidar esforços para minimizar os riscos aos recursos hídricos na gestão empresarial, 2) reconhecer a importância dos recursos hídricos como parte da nossa cultura corporativa, 3) cooperar activamente em conformidade com as políticas de recursos hídricos públicos e 4) divulgar as nossas políticas e actividades dos recursos hídricos.
Os nossos Locais de Trabalho Ecoconscientes coexistem com a natureza
Uma imagem de fundo da página Locais de Trabalho Ecoconscientes