Cadeia de Abastecimento Sustentável

Juntos a moldar o futuro: o nosso objectivo é uma cadeia de abastecimento sustentável

Imagem visual principal da página Cadeia de Abastecimento Sustentável

Podemos construir um mundo melhor através da partilha de valores e da cooperação com base na confiança. O mesmo acontece com a Gestão Ambiental. Para maior sinergia, a Samsung Electronics pratica Gestão Ambiental com os seus fornecedores, os nossos parceiros estratégicos. Fornecemos o orçamento e a mão-de-obra necessários para que os nossos fornecedores sigam a Gestão Ambiental de acordo com as normas internacionais, e ministramos formação aos seus funcionários para os ajudar a reconhecerem a importância das questões ambientais. Isso ocorre porque o total potencial da Gestão Ambiental só pode ser concretizado quando todos participarem.

Estratégias de Gestão da Cadeia de Abastecimento Sustentável

A Samsung Electronics possui uma cadeia de abastecimento enorme que consiste em cerca de 2 500 fornecedores espalhados pelo mundo inteiro. Alguns deles fornecem matérias-primas ou componentes, enquanto outros fornecem equipamento, mas todos são indispensáveis. Estamos cientes de que se todos estes fornecedores participassem na Gestão Ambiental haveria um efeito cascata mais amplo, por isso fornecemos apoio técnico e económico aos nossos fornecedores e atribuímos-lhes consultores. Ao fazê-lo, encorajamo-los a uma transição activa para a Gestão Ambiental e desenvolvemos uma cadeia de abastecimento sustentável. Além disso, ao escolher novos fornecedores, realizamos uma avaliação da gestão ambiental através do nosso programa de certificação interna, o regime Eco-Partner. É tomada uma decisão final após essa avaliação, que analisa os valores ambientais do candidato, a sua vontade de se envolver na produção ecológica e em que grau é que o potencial parceiro colocou esses valores em prática.

Este infográfico mostra a secção ambiental na "estratégia e sistema de gestão da cadeia de abastecimento sustentável". Na avaliação Eco-Partner, são realizadas verificações à política ambiental dos produtos, à educação e formação e aos conteúdos perigosos. É obrigatório que os fornecedores cumpram os requisitos de certificação Eco-Partner. Para a avaliação EHS, são realizadas verificações às normas em 22 áreas, como a segurança no trabalho, instalações com meios de combate a incêndios, saúde ocupacional, manipulação de substâncias perigosas e instalações ambientais. É completamente necessário satisfazer as 8 áreas de cumprimento obrigatório para instalações com meios de extinção de incêndios, manipulação de substâncias e resíduos perigosos e instalações de esgoto e de águas residuais.

Estamos a implementar o sistema de certificação Eco-Partner para gerir estritamente a cadeia de abastecimento

Todos os fornecedores que fornecem produtos ou componentes para venda pela Samsung Electronics estão sujeitos à certificação Eco-Partner. Concedemos a certificação avaliando a sua conformidade com as nossas Normas para Controlo de Substâncias Utilizadas nos Produtos e com o sistema de gestão de qualidade ambiental dos fornecedores. Os fornecedores submetem um relatório ambiental do produto contendo provas das suas informações sobre substâncias perigosas, juntamente com os dados da empresa de matérias-primas. De seguida, a Samsung Electronics realiza uma avaliação completa, visitando os locais de fabrico dos fornecedores para verificar os documentos apresentados. Para manter a certificação Eco-Partner, os fornecedores têm de ser auditados a cada dois anos e os que reprovarem na auditoria são excluídos da cadeia de abastecimento. Desta forma, procuramos incorporar os nossos fornecedores nas nossas iniciativas de Gestão Ambiental. Ao invés de uma única avaliação, fornecemos gestão e avaliação contínuas para garantir a gestão da cadeia de abastecimento sustentável.

Este infográfico mostra o Processo de Certificação Eco-Partner. Quando as matérias-primas são transportadas para os fornecedores, é obrigatório confirmar os dados de análise detalhados e a tabela de composição de matérias-primas. Quando os fornecedores as entregam à Samsung Electronics, são necessárias a carta de garantia, relatório de análise de precisão (dados ICP/GCMS), Folha de Dados de Segurança de Materiais (FDSM) e peças de amostra para aprovação. Para aprovação no processo de certificação Eco-partner, os documentos e as amostras apresentadas são cuidadosamente analisadas e o sistema de qualidade ambiental é cuidadosamente avaliado.
Um ambiente de competitividade: a avaliação abrangente do fornecedor

A avaliação abrangente do fornecedor é realizada anualmente para reforçar a competitividade dos nossos fornecedores. Esta avaliação é categorizada em duas áreas, ou seja, os riscos de sustentabilidade e competitividade das empresas. A categoria dos riscos de sustentabilidade, que abrange o sector ambiental, avalia os esforços dos parceiros na gestão ecológica e o estado da sua certificação relativamente às normas ambientais internacionais. Aos fornecedores com melhores resultados de avaliação serão dadas mais oportunidades e vantagens enquanto os fornecedores que ficarem aquém terão de assumir a responsabilidade pelas suas falhas. Isto significa que os fornecedores que desejam trabalhar com a Samsung Electronics necessitam estar conscientes não só dos seus negócios, mas também do meio ambiente. Se um fornecedor é categorizado como de alto risco devido ao baixo desempenho no sector ambiental, gerimos esse fornecedor separadamente e continuamente para verificar se está a fazer progressos na agenda de melhorias especificadas. Nomeadamente, a partir de 2016, os programas de apoio de consultores ambientais atribuídos aos principais fornecedores foram expandidos aos fornecedores secundários e terciários para alcançar uma cadeia de abastecimento mais integrada e sustentável.

  • Código de Conduta do Fornecedor da Samsung 267 KB TRANSFERIR

Com os esforços dos fornecedores para reduzirem as emissões de gases de efeito de estufa, produzimos o efeito de plantio de 1 milhão de pinheiros

Uma vez por ano, a Samsung Electronics investiga todo o consumo de energia dos nossos fornecedores, incluindo electricidade e combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito de estufa. No processo, fornecemos consultoria local aos fornecedores que não conseguem gerir eficientemente a energia. Esta consultoria ajuda a tornar o seu consumo de energia mais eficiente ou ajuda a conservar a energia, melhorando os seus processos e fornecendo os equipamentos necessários. Em 2016, atribuímos 62 tarefas a 10 fornecedores para reduzir o consumo de energia e as emissões de gás de efeito de estufa e fornecemos os recursos necessários para abordar os problemas. Como resultado, as emissões de CO2 foram reduzidas em cerca de 4 920 toneladas. Considerando que um pinheiro absorve cerca de 5 kg de CO2 por ano, isso equivale a plantar cerca de 1 milhão de pinheiros.

Uma fotografia aérea de um pinhal

ChemtronicsEste caso prova que o que beneficia o meio ambiente beneficia a empresa
A Chemtronicsé um fornecedor de produtos químicos. Quando verificámos o consumo de energia da empresa para a nossa avaliação de eficiência energética, descobrimos que a Chemtronics estava altamente dependente da electricidade: 95% de electricidade e 5% de GPL, para sermos mais precisos. A Samsung Electronics examinou o estado dos equipamentos da empresa. Descobrimos que existia uma perda de energia no compressor de ar e que o desidratador de ar dessecante consumia muita electricidade. Começámos com tarefas simples, como instalar luzes LED de elevada eficiência, e também realizámos melhorias a equipamentos complexos que estavam a causar perda de energia. Além disso, instalámos um sistema de controle no desidratador de ar dessecante para evitar o desperdício de energia, mantendo uma humidade e temperatura constantes, reduzindo assim o consumo de electricidade. Após estas melhorias, realizámos uma análise económica do investimento em cinco aspectos: a quantidade e a taxa pela qual o consumo de energia foi reduzido, o montante de custos poupado, o tamanho do investimento e o período de retorno. Também medimos o tamanho das reduções dos gases de efeito de estufa para verificar a sua contribuição para o meio ambiente. Como resultado, a Chemtronics testemunhou não só um reforço significativo na sua eficiência energética, levando à redução de custos, mas também uma queda nas emissões de gases de efeito de estufa, totalizando 432,9TOE.

Mais informações sobre o apoio/estratégia de gestão do fornecedor e minerais de conflito
Imagem de fundo branca da Gestão Sustentável – Cadeia de Abastecimento
Procuramos a comunicação aberta e transparente
Uma imagem de fundo da página Cadeia de Abastecimento