Cadeia de abastecimento

Gestão responsável da cadeia de abastecimento

Temos de assegurar que os nossos fornecedores desenvolvem uma vantagem competitiva mais forte mediante o apoio e cooperação para estabelecer um ecossistema empresarial harmonioso e uma cadeia de abastecimento sustentável.

Imagem visual principal da cadeia de abastecimento de sustentabilidade

Impulsionados pela nossa filosofia de equidade, transparência e cooperação de ganho mútuo, operamos a nossa cadeia de abastecimento com aproximadamente 2500 fornecedores em todo o mundo. Apoiamos todos os nossos fornecedores no cumprimento do “Código de Conduta do Fornecedor da Samsung” e operamos em conformidade com os regulamentos locais relevantes e as normas internacionais. Através da avaliação dos nossos fornecedores, podemos gerir riscos da cadeia de abastecimento em termos dos aspectos da sustentabilidade, tais como o meio ambiente, direitos humanos, finanças, etc. Além disso, apoiamos continuamente os nossos fornecedores para desenvolverem vantagens e crescimento mutuamente competitivos.

Estratégia da gestão da cadeia de abastecimento e cinco critérios

  •  

    Económico

    Garantimos uma vantagem competitiva abrangente nos custos, entrega, qualidade, tecnologia e recursos humanos para maximizar a sinergia, velocidade e eficiência junto dos nossos fornecedores e para criar um ecossistema empresarial que permite o crescimento sustentável.

  •  

    Social

    Solicitamos que as normas e regulamentos internacionais sejam cumpridos nas áreas de gestão dos direitos humanos, ambiente de trabalho, ética e questões relacionadas com os minerais de conflito com o objectivo de desenvolver um sistema de gestão aberto e transparente de responsabilização que envolve todas as partes interessadas ao longo da cadeia de abastecimento.

  •  

    Ambiental

    Trabalhamos exclusivamente com fornecedores parceiros certificados a nível ecológico para que nos seja possível avaliar e gerir o impacto ambiental que poderá ocorrer nos seus componentes, matérias-primas e processo de fabrico.

Esta imagem descreve a estratégia de gestão da cadeia de abastecimento e o gráfico informativo de explicação adicional dos cinco critérios na cadeia de abastecimento da sustentabilidade
<h3>Infografia Criação de valor através da gestão sustentável</h3> <ul> <li>List 1) Competitividade de custos (Económico)</li> <li>List 2)Entrega pontual (Económico)/li> <li>List 3) Competitividade do fornecedor (Económico, Social, Ambiental)</li> <li>List 4)Resposta ao risco (Económico, Social, Ambiental)</li> <li>List 5) Capacidade dos recursos humanos (Económico)</li> </ul>
Esta imagem descreve a estratégia de gestão da cadeia de abastecimento e o gráfico informativo de explicação adicional dos cinco critérios na cadeia de abastecimento da sustentabilidade

Operação do fornecedor

"Na Samsung, envidamos esforços para construir parcerias estratégicas com fornecedores de elevado desempenho com base na confiança mútua. É por esse motivo que adoptámos um processo justo e transparente no funcionamento do nosso sistema de registo de fornecedores para novos fornecedores durante a realização das avaliações anuais de maneira a apoiarmos os nossos fornecedores no reforço das suas vantagens competitivas e minimizando os riscos relevantes.
Qualquer empresa que esteja disposta a trazer para a mesa a sua capacidade tecnológica diferenciada e pretenda realizar negócios com a Samsung pode publicar as suas novas propostas comerciais no nosso portal de compras (www.secbuy.com) a qualquer momento. O nosso (IPC)International Procurement Center actua como um centro de aprovisionamento e o IPC permite-nos identificar fornecedores notáveis em regiões estrategicamente importantes em todo o mundo."

Principais elementos de avaliação do nosso novo programa de registo de novos fornecedores

 
Meio ambiente e segurança
Solicitamos aos fornecedores que cumpram os critérios definidos em 22 artigos, que abrangem a segurança profissional, o equipamento de prevenção de incêndios, a saúde ocupacional, substâncias perigosas e instalações ambientais.
Oito elementos de conformidade obrigatórios: Equipamento de prevenção de incêndios, riscos e resíduos, saneamento e instalações de águas residuais, etc.
 
Mão-de-obra e direitos humanos
Realizar auditorias no local obrigatórias em 20 artigos, incluindo trabalho em regime de voluntariado, conformidade com os regulamentos das horas de trabalho e a proibição da discriminação.
Três elementos de conformidade obrigatórios: Banir o trabalho infantil, garantia do salário mínimo e banir o tratamento desumano.
 
Parceiro ecológico
Realizar avaliações sobre a política ambiental de produtos, educação e formação e o uso de substâncias perigosas.
Realizar negócios exclusivamente com fornecedores certificados como parceiros ecológicos.

Processo de avaliação abrangente

Imagem do processo de avaliação abrangente (avaliação ao longo do ano, auto-melhoramento, avaliação, gestão de acompanhamento) do gráfico informativo na cadeia de abastecimento.

Programas de colaboração de parceiros

Ao vivermos pela nossa filosofia comercial que a “a nossa vantagem competitiva na Samsung Electronics vem da vantagem competitiva dos nossos fornecedores”, superamos o limite das nossas iniciativas de gestão de ganho mútuo para incluir fornecedores nacionais e estrangeiros. Fornecemos uma grande variedade de programas para apoiar o financiamento, a educação e a inovação para garantir que os nossos fornecedores se tornam globalmente competitivos.

  • Esta imagem descreve o financiamento em programas de colaboração de parceiros Esta imagem descreve o financiamento em programas de colaboração de parceiros
    • KRW 823.2billion
    • investment in the Win-Win Cooperation Fund

    Financiamento

    Criar fundos avaliados em 1 bilião de KRW com bancos comerciais

  • Esta imagem descreve o desenvolvimento das capacidades dos funcionários em programas de colaboração de parceiros Esta imagem descreve o desenvolvimento das capacidades dos funcionários em programas de colaboração de parceiros
    • 13,089 Persons
    • Attendees of supplier training

    Desenvolvimento das capacidades dos funcionários

    Fornecer liderança, especialização laboral, global e outros cursos mediante a utilização das nossas instalações de formação somente para fornecedores

  • Esta imagem descreve as iniciativas de inovação em programas de colaboração de parceiros Esta imagem descreve as iniciativas de inovação em programas de colaboração de parceiros
    • 479 companies
    • Suppliers that received Smart Factory support

    Iniciativa de inovação

    Planeamento de apoio a cerca de 1000 fornecedores, bem como às PME sem relações comerciais com a Samsung em todo o país de maneira a melhorar a sua capacidade de produção até ao final de 2017

[Resultados de 2016 dos nossos principais programas de colaboração de parceiros]

"*Ajudamos os nossos fornecedores de 1º e 2º níveis em exprimir as suas queixas através da nossa linha directa (+82-80-200-3300), através de e-mail (ssvoc@samsung.com), através de um sistema online de denúncias no portal de colaboração de parceiros Portal de Cooperação (www.secbuy.com), com consultas ao fornecedor no local e através de várias reuniões de troca de ideias.

Ambiente de trabalho do fornecedor

Na Samsung, assumimos totalmente a nossa responsabilidade na implementação da gestão dos direitos humanos ao longo da cadeia de abastecimento, no respeito pelos acordos internacionais de direitos humanos para garantir a segurança no local de trabalho e respeitando o código de conduta definido pela Coligação de Cidadania da Indústria Electrónica (EIC). Monitorizamos regularmente todos os nossos fornecedores em conformidade com as normas de verificação da EICC para identificar problemas e efectuar as melhorias necessárias. Enquanto incentivamos os nossos fornecedores de 1º nível para criarem um ambiente de trabalho seguro, tal compromisso com a segurança no local de trabalho estende-se aos nossos fornecedores de 2º nível por meio dos fornecedores de 1º nível. Ao fazer isso, contribuímos para o desenvolvimento de um ecossistema harmonioso em toda a nossa cadeia de abastecimento.

Ambiente de trabalho do fornecedor
<h3>Ambiente de trabalho do fornecedor</h3> <dl> <li>Auto-avaliação</li> <li>Todos os fornecedores de 1º nível realizam auto-avaliações anuais.</li> </dl> <dl> <li>Auditorias no local</li> <li>São seleccionados fornecedores críticos tendo em consideração o volume de transacções e os resdltados da auto-avaliação e recebem auditorias no local durante</li> <li>todo o ano e são realizadas auditorias especiais sobre a contratação de aprendizes e trabalhadores-estudantes durante o período de férias</li> </dl> <dl> <li>Auditorias de terceiros</li> <li>"Um auditor de certificação EICC executa verificações a fornecedores seleccionados aleatoriamente</li> <li>São implementadas no prazo de três meses as tarefas de melhoria identificadas como resdltado da auditoria "</li> </dl>

Gestão dos minerais de conflito

"Na Samsung, banimos a utilização de quaisquer minerais que tenham sido imoralmente minados na República Democrática do Congo ou em qualquer das outras nove áreas de conflito adjacentes (tântalo, estanho, tungsténio e ouro). Para este fim, operamos o Sistema de Conformidade Comercial (TCS) desenvolvido mediante o Guia do Dever de Diligência da OCDE como parte do nosso sistema de aprovisionamento integrado ao investigarmos todos os nossos fornecedores para a sua utilização de minerais de conflito através do Modelo de Denúncia de Minerais de Conflito (CMRT) que está disponível dentro do TCS. Partilhamos informações relativas a minerais do conflito em tempo real com todos os nossos fornecedores para garantir que não usam materiais que contenham minerais de conflito.
Além disso, aderimos ao “Conselho Isento de Conflitos” conjuntamente estabelecido pela Coligação de Cidadania da Indústria Electrónica (EICC) e a GeSI (Iniciativa Global de Sustentabilidade Electrónica) para trabalharmos em conjunto com outros pares globais em resposta à questão dos minerais de conflito através da cadeia de abastecimento. Como resultado desses esforços, 100% dos fundidores com quem realizamos negócios aderiram ao Programa de Fundidores Isentos de Conflito (CFSP) em 2016. "

A Certificação CFSP relacionada com minerais de conflito dos fundidores na cadeia de abastecimento

(no final de Dezembro de 2016)

Certificação de CFSP concluída Certificação de CFSP em curso Total
Tântalo (Ta) 46 - 46
Estanho (Sn) 64 11 75
Tungsténio (W) 38 - 38
Ouro (Au) 88 7 95