Comunicado de imprensa

Samsung homenageia a primeira turma formada na Academia de Engenharia Electrónica da Samsung na África do Sul


Programa piloto revela-se bem sucedido à medida que os alunos integram a força de trabalho

31 de Janeiro de 2011

A primeira turma de alunos formados com o nível 12 na Academia de Engenharia Electrónica da Samsung foi homenageada numa cerimónia decorrida no Alberton Civic Centre em Boksburg, África do Sul. Aberta em Março do ano passado, a Academia é uma parte central da visão da Samsung de integrar jovens africanos no mercado de trabalho electrónico, com o objectivo a curto prazo de desenvolver 10 000 Engenheiros Electrónicos no continente até 2015.

Bhekisipho Twala, Professor de Inteligência Artificial e Ciência Estatística no Departamento de Engenharia Eléctrica e de Ciências de Engenharia Electrónica na Universidade de Joanesburgo, partilhou com alunos e convidados os esforços da Samsung para promover a excelência na área da engenharia. "A África do Sul precisa de mais profissionais qualificados, particularmente na área da matemática, ciências e engenharia, áreas essenciais para tantos empregos importantes para a competitividade do país à escala global. Para abordar esta procura, a Samsung está a investir na inovação futura no continente."
Cada aluno formado recebeu um certificado de conclusão, sendo que os alunos formados com uma classificação superior a 80% receberam certificados de mérito. Os três melhores alunos da Academia em cada nível receberam Galaxy Tabs, sendo que Refiloe Machaba do nível 10 recebeu um Galaxy Tab e um televisor LED de 32" da Samsung como melhor aluno de 2011.

A Academia de Engenharia Electrónica da Samsung oferece formação prática e vocacional sem qualquer custo a 120 alunos de nível 10-12 de quatro escolas secundárias técnicas no município de Ekurhuleni: a Katlehong Technical High School, a Fumana Secondary School, a Landulwazi Secondary School e a Vosloorus Comprehensive School. Para além de assegurar que o continente desenvolve um leque adequado de competências de engenharia, a academia oferecerá aos alunos oportunidades de trabalho especializadas e bem pagas, um compromisso que apoia o objectivo do governo da África do Sul solucionar o problema do desemprego dos jovens. Os alunos formados serão colocados em cargos no centro de assistência da Samsung, na fábrica e em call centres parceiros em Gauteng.

"À medida que expandimos em África, procuramos não só agir eticamente, mas também ter um impacto positivo nas comunidades onde os nossos clientes vivem", declarou o Presidente do Conselho de Administração da Samsung Electronics Africa, KK Park. "Acreditamos que teremos um maior impacto ao ligar as nossas iniciativas CSR à nossa história e aos nossos negócios centrais. Os formados especializados são fulcrais para nos ajudar a alcançar os nossos objectivos comerciais, proporcionando uma força de trabalho de técnicos e especialistas de assistência exclusivos necessários para distinguir a Samsung enquanto empresa orientada para um serviço de qualidade. Com o objectivo de desenvolver os nossos negócios no continente, também sabemos que temos de sustentar o nosso nível de inovação. Isto apenas pode ser alcançado se investirmos no ensino para facilitar a liderança em África."

Os alunos participam num programa de um ano que inclui competências de engenharia básicas, intermédias e avançadas, de acordo com o respectivo programa escolar. A Samsung trabalha em estreita colaboração com o fornecedor de tecnologia eléctrica do distrito para que a Academia não só complemente o programa escolar como também apresente aos alunos as competências, as ferramentas e o equipamento adequados da indústria.

A cerimónia de formatura também marca o final da fase piloto do programa da Academia de Engenharia Electrónica da Samsung, com o lançamento da segunda Academia previsto para o dia 1 de Fevereiro, no Quénia, e a terceira na Nigéria no primeiro trimestre de 2012. Pretende-se alargar o movimento a outros países africanos nos próximos anos.

As academias fazem parte da iniciativa global da empresa "Esperança para as Crianças", que coloca um foco estratégico na chamada de atenção para a necessidade mundial de ensino e cuidados de saúde na infância, no sentido de melhorar as comunidades em todo o mundo.

Sobre a iniciativa da Samsung Esperança para as Crianças
Desde a sua fundação em 1969, a Samsung Electronics Co., Ltd. trabalhou com paixão e objectividade para ser activamente um cidadão empresarial generoso e ético onde quer que desenvolva actividades. A iniciativa da Samsung Esperança para as Crianças foi lançado globalmente para chamar a atenção para a necessidade mundial do ensino e dos cuidados de saúde na infância. Fornecendo produtos Samsung, prestando aconselhamento específico e apoio financeiro, oferecemos a milhares de crianças em comunidades de todo o mundo acesso ao ensino, orientação, competências de liderança e tratamento médico determinante para a sobrevivência. É uma das formas através das quais a Samsung utiliza a inovação para criar um mundo melhor. Para obter mais informações, visite http://www.samsung.com/africa_pt/aboutsamsung/citizenship/hopeforchildren.html

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.
A Samsung Electronics Co., Ltd. é líder global em tecnologias de semicondutores, telecomunicações, meios digitais e convergência digital, com vendas consolidadas em 2010 de 135,8 mil milhões de dólares. Empregando aproximadamente 190 500 pessoas em 206 escritórios distribuídos por 68 países, a empresa controla duas organizações separadas para coordenar as suas nove unidades comerciais de forma independente: Meios digitais e comunicações, incluindo visualização, comunicações móveis, sistemas de telecomunicações, equipamentos digitais, soluções de TI, imagem digital e soluções de dispositivos, composto por memória, semicondutores, sistema LSI e LCD. Reconhecida pelo seu desempenho líder de mercado numa variedade de critérios económicos, ambientais e sociais, a Samsung Electronics foi nomeada empresa tecnológica mais sustentável do mundo no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2011. Para obter mais informações, visite www.samsung.com

A nossa abordagem CSR2.0 consiste em encontrar um equilíbrio entre contribuição social e o alinhamento com as actividades comerciais. O nosso programa CSR2.0 alinha-se com o nosso projecto Samsung Blue Project, cujo objectivo é ser uma empresa na ordem dos 10 mil milhões de USD

Read more

A Samsung cria produtos e programas adequados às necessidades, aos recursos e às condições únicas de África. A Samsung procedeu a uma profunda investigação (I&D) para desenvolver inovações tecnológicas.

Read more

Reconhecemos que as parcerias têm imenso potencial. Por isso, estamos a colaborar com governos e empresas para aumentar o impacto das nossas iniciativas existentes em África.

Read more