Introdução a Blu-ray

Dec 29, 2011

Com o passar dos anos surge uma nova tecnologia que muda a forma como conhecemos o entretenimento em casa. O DVD proporcionou-nos uma imagem e som substancialmente melhores do que as cassetes VHS, assim como acesso cena a cena e extras como os comentários do realizador—tudo num formato durável e fácil de armazenar. Agora, com a popularidade dos televisores de alta definição (televisores de alta definição), leitores Blu-ray e os discos proporcionam outra forma de inovação no entretenimento em casa.

O que é Blu-ray?

Blu-ray é um formato de disco óptico utilizado para guardar vídeos de alta definição assim como jogos. Estes discos são a próxima geração de DVD com qualidade de imagem Full HD e uma vez que têm um aspecto igual aos DVD normais, são igualmente fáceis de utilizar. E mais importante ainda, os menus são semelhantes em ambos os formatos e os leitores Blu-ray podem reproduzir toda a sua biblioteca de discos prateados, independentemente de serem CD ou DVD.

Melhor imagem

Os discos Blu-ray produzem a melhor qualidade de imagem possível para um televisor de alta definição—melhor ainda que as transmissões de TV por cabo ou satélite HD. Possuem uma resolução até sete vezes superior à do DVD. Por outras palavras, tudo fica mais nítido—pormenores como a pele e o cabelo, padrões da roupa e até os rostos das pessoas em segundo plano surgem com uma nitidez fantástica. Além disso, os discos Blu-ray proporcionam cores muito mais exactas que, por sua vez, criam imagens mais ricas e mais realistas que parecem tridimensionais (mesmo sem tecnologia 3D).

Melhor som

O Blu-ray pegou nas capacidades de som surround em casa, ouvidas e sentidas com o DVD e elevou-as a outro nível. O seu formato de alta capacidade permite uma maior profundidade de som e melhor suporte para colunas adicionais. Alguns dos novos formatos de som surround suportados em Blu-ray, como Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio, são basicamente idênticos ao som original enviado para os cinemas. Por isso, a única limitação na qualidade do som é o seu sistema home theater ou televisor. E com a disponibilidade de sistemas home theater em todos os tamanhos e preços, é mais fácil do que nunca actualizar o seu equipamento e obter uma experiência cinemática em casa.

Como funciona

Apesar de terem o mesmo tamanho e forma que um DVD, os discos Blu-ray foram totalmente redesenhados.

  • • Tecnologia laser mais recente para maior capacidade - o Blu-ray utiliza lasers azuis, que possuem um feixe mais estreito do que os lasers vermelhos nos DVD, proporcionando até cinco vezes mais capacidade do que o DVD num disco com o mesmo tamanho.

  • • Materiais diferentes - os discos Blu-ray são feitos de um plástico mais robusto e muito mais resistente a riscos para uma fiabilidade superior.

  • • Compressão de vídeo mais avançada - a informação guardada nos discos Blu-ray utiliza a mais recente compressão de vídeo, permitindo incluir mais informação no mesmo espaço sem ruído ou artefactos de vídeo na imagem.

Funcionalidades especiais

Apesar de já ser esperada a inclusão de extras de vídeo, como comentários e conteúdo "making of" nos DVD, determinados leitores Blu-ray oferecem novas funcionalidades inovadoras que ajudam os estúdios a envolver-nos nos seus programas e filmes de formas totalmente novas—como faixas de áudio extras e sobreposições de vídeo com conteúdo adicional que é importante para o que está no ecrã.

Aplicações: Vá além do disco

Os mais recentes leitores Blu-ray ligam à Internet para irem além dos conteúdos de discos Blu-ray e suportam aplicações para transmitir vídeo sob pedido a partir da Internet, tal como Netflix, Blockbuster e Hulu.

Outros tipos de aplicações suportadas incluem rádio na Internet personalizada de Pandora, aplicações de notícias e meteorologia a partir de fontes como AccWeather e BBC. O suporte de aplicações depende da marca e do modelo do leitor Blu-ray, mas as aplicações estão rapidamente a tornar-se numa funcionalidade padrão que pode proporcionar grande conveniência e selecção ao conteúdo nas pontas dos dedos.

O que necessita

Geralmente, verá uma grande melhoria na qualidade de imagem, se estiver a ver Blu-ray em qualquer televisor de alta definição. Ao comprar um leitor Blu-ray para um televisor de alta definição relativamente antigo, deve certificar-se de que ambos possuem ligações correspondentes.

Televisor com entrada HDMI ou Componente

O Blu-ray e os televisores de alta definição foram literalmente concebidos um para o outro. A melhor e mais simples forma de ligar um leitor Blu-ray a um televisor, é com uma ligação HDMI, que proporciona o sinal de qualidade mais elevada através de um único cabo com uma extremidade plana. Todos os leitores Blu-ray possuem saídas HDMI e todos os televisores de alta definição mais recentes possuem entradas HDMI.

Se não possuir uma entrada HDMI no seu televisor de alta definição, uma entrada componente é uma opção mais antiga que também proporciona uma excelente qualidade HD a partir do seu leitor. As ligações de vídeo componente utilizam três cabos redondos com extremidades a vermelho, azul e verde. Qualquer televisor de alta definição sem HDMI possui uma ou mais entradas componentes. Se necessitar de utilizar uma ligação componente com o seu televisor, certifique-se de que o leitor Blu-ray que compra possui uma saída componente (alguns leitores Blu-ray mais recentes não possuem).

Uma ligação à Internet de banda larga (Cabo ou DSL)

Conforme mencionado acima, os leitores Blu-ray mais recentes estão concebidos para tirar partido da Internet, com funcionalidades ligadas à Internet especiais em determinados discos, suporte de transmissão de vídeo e outras aplicações. Além dessas funcionalidades, os discos Blu-ray com software ou funcionalidades recentes exigem, por vezes, que os leitores efectuem actualizações através da Internet. Se o seu modem por cabo ou DSL não estiver próximo do televisor para tornar conveniente uma ligação por cabo, procure leitores Blu-ray com Wi-Fi integrado, que podem ser facilmente ligados à rede sem fios de sua casa.

Chegou a próxima geração

Em suma, o Blu-ray é a substituição de alta definição do DVD e aproveita ao máximo as capacidades dos televisores de alta definição e da Internet para proporcionar áudio de qualidade superior com melhor conteúdo, mais funcionalidades e maior conveniência.

Se possui ou está a pensar comprar um televisor de alta definição, pense que um leitor Blu-ray novo dar-lhe-á acesso à melhor qualidade de som e imagem disponível, às melhores funcionalidades especiais e à conveniência de vídeo com transmissão baseada na Internet.