Capture seu melhor ângulo com a câmera

Sep 20, 2012

Para que possa deslumbrar as pessoas com seus detalhes em sites sociais como o Facebook, primeiro você precisa chamar a atenção com uma excelente foto do perfil. Não há necessidade de contratar um profissional nem de pedir um favor a um amigo. Algumas dicas simples facilitam a captura do seu melhor ângulo em um autorretrato fantástico.

Escolha o cenário adequado

Tenha em mente o destino on-line do seu retrato e o tipo de imagem que deseja apresentar aos amigos usuários. Uma foto na frente de uma parede de grafite interessante pode ser perfeita para o Twitter, mas pode conter muita informação visual para o LinkedIn. Considere uma parede interior lisa ou um plano de fundo de tecido para conferir uma aparência mais profissional. Um lençol de cor neutra e alguns prendedores de roupa podem criar um estúdio improvisado.

Um algo mais

Considere a possibilidade de inserir um acessório na foto que ajude a comunicar seus interesses às pessoas que talvez não o conheçam ou simplesmente para ajudá-las a lembrar quem você é. Seja criativo, mas seja sutil: um escritor pode colocar um lápis atrás da orelha, ou alguém com o sobrenome Lima poderia colocar uma tigela da fruta de mesmo nome no fundo da foto.

Faça sua captura na melhor iluminação

Embora o flash interno da câmera seja perfeito para capturar todos os tipos de fotos noturnas e em recintos fechados, a melhor iluminação para retratos normalmente é a natural. A luz da manhã e da noite produzirá o efeito mais suave (eliminando as sombras dissonantes que o sol do meio-dia pode gerar), por isso procure um local que receba bastante luz durante essas horas do dia. Um recinto fechado ainda pode ser perfeito, mas certifique-se de que haja muitas janelas por perto.

Prepare a sua foto

Você não precisa de um tripé caro para um autorretrato, mas também não quer acabar com 50 fotografias inutilizáveis que tirou apenas da sua testa ou do seu queixo. Capture o ângulo perfeito na primeira tentativa com uma câmera como a MV800 da Samsung, que tem um display LCD flip de 3 polegadas, para que você possa ver o visor mesmo estando na frente da câmera.

Uma das grandes vantagens das câmeras digitais atuais é a capacidade de armazenar centenas ou mesmo milhares de fotos em um cartão de memória. Portanto, sinta-se à vontade para experimentar diferentes ângulos e composições, de forma a capturar a melhor foto possível. Procure uma câmera com recursos como o Retrato Inteligente [Intelligent Portrait] da MV800, que tira três fotos de diferentes ângulos (e com diferentes composições) com um único clique.

Obtendo a pose perfeita

Dê uma olhada nas melhores fotos de rosto dos seus amigos e você verá que a maioria não está olhando de frente para a câmera. O truque para uma pose excelente tem tudo a ver com o ângulo: incline o rosto ligeiramente para cima (para evitar o temido queixo duplo), angule os ombros e puxe-os para trás, angule o rosto um pouco para o lado. Caso você se sinta um pouco estranho e desconfortável, provavelmente estará fazendo a coisa certa! Ou experimente a função Guia de Pose [Pose Guide] da MV800, que permite que você selecione a pose desejada em uma galeria de poses no visor LCD e, depois, simplesmente repita a pose com o corpo.

O toque final

Adicione toques finais criativos às suas fotos, como um efeito preto e branco para um site profissional, ou efeitos divertidos, como pintura em aquarela, para sites sociais. É fácil obter esses efeitos com software de edição de fotos ou eles podem ser encontrados incorporados diretamente a algumas câmeras. Por exemplo, a Samsung MV800 vem com recursos como Quadro Mágico [Magic Frame], que permite criar fotos exclusivas a partir de 12 modelos de fundo. Com o recurso Rosto Engraçado [Funny Face], você pode dobrar, esticar e deformar fotos. O Smart Filter 3.0 permite que você crie fotos antigas em sépia, desenhos animados coloridos, pinceladas e muito mais.

Menos autorretratos e mais retratos

Depois que você conseguir atrair a atenção das pessoas com uma foto irresistível do seu perfil, não se esqueça de oferecer aos seus novos amigos uma grande variedade de fotos atraentes pelas quais navegarem no seu perfil. Torne a sua galeria interessante com uma combinação de fotos de ângulos alto e baixo, bem como super close-ups e fotos grande-angulares. O recurso Panorama ao Vivo [Live Panorama] da MV800 facilita a captura de fotos grande-angulares. Basta mirar e manter pressionado o botão do obturador enquanto você gira para capturar a foto. Depois, visualize a imagem final para decidir se a visão obtida é a visão desejada.

Não deixe o seu perfil de mídia social se perder em um mar de fotografias genéricas. Com um pouco de imaginação, alguma prática e a câmera certa, é fácil capturar um autorretrato que fará você ser notado e lembrado.