Sugestões úteis para capturar e proteger as suas memórias

Aug 14, 2012

Lembrar-se de trazer a câmara de vídeo e tê-la totalmente carregada é apenas o início de capturar e preservar memórias importantes. O que pretende mesmo é rever os momentos importantes na sua vida tal como aconteceram e para fazer isto terá de praticar, utilizando uma combinação de técnicas de filmagem e os mais recentes avanços na tecnologia de gravação.

Capture imagens realistas

 

Nada substitui imagens de qualidade. Da reprodução das cores à nitidez, permitem reviver momentos tal como aconteceram e permitem-nos relacionar com os mesmos de forma mais profunda. Por esta razão, é essencial gravar utilizando a mais recente tecnologia como o sensor BSI (Retroiluminado) CMOS.

Garante que as imagens beneficiam da quantidade ideal de entrada de cores. A tecnologia anterior, como os sensores CMOS de iluminação frontal, capturava imagens com uma configuração inferior; uma determinada quantidade de cor e luz era impedida pelos fios internos de alcançar a superfície de “recepção de luz”. Esta falha foi superada com o sensor BSI CMOS e agora, as imagens que captura ficam realistas e exactamente como as lembrava.

Uma das outras vantagens de filmar com a ajuda do sensor BSI CMOS é o facto de tornar as filmagens no escuro mais eficientes. Com a estrutura melhorada do sensor, a câmara requer menos luz para captar cores e os resultados são notavelmente melhores. Desde sombras a divisões com fraca iluminação, irá desfrutar de imagens melhoradas com cores mais ricas que podem não ter sido capturadas anteriormente.

Assim, as vantagens do BSI CMOS são nítidas, mas continuam a depender de si para capturar imagens decentes. Por isso, eis algumas técnicas de filmagem que irão ajudá-lo a capturar as melhores imagens possíveis.

Técnicas de filmagem

Algumas técnicas básicas de filmagem garantem que pode maximizar todas as imagens. Normalmente, não existe uma fonte infindável de memória, por isso, é importante aproveitar ao máximo aquilo que tem.

Planeie a filmagem

Antes de ligar a câmara de vídeo, pense bem no que pretende obter. Quem verá a filmagem? O que pretenderão ver?

Limpe a lente

Habitue-se a verificar a lente quanto a manchas de água ou pó, uma vez que assim irá evitar horas de filmagem arruinada.

Zoom

Tente evitar utilizar o zoom na câmara de vídeo. O mais provável é ver a câmara a tremer quando foca muito o zoom num ponto em particular. Utilize o zoom entre cenas para compor o filme.

Enquadre as cenas

Certifique-se de que enquadra correctamente o motivo. Isto envolve aproximar-se para obter boas proporções e não tenha medo de colocar o motivo ligeiramente descentrado, para proporcionar contexto.

Mantenha a filmagem

Um erro comum é parar a gravação demasiado cedo. Tente manter a filmagem durante mais três segundos. Isto irá permitir tempo suficiente para uma pós-produção. Pode inserir transições de cena.

Sistema de arquivo

Não faz sentido arquivar seja o que for se não o guardar correctamente. Um bom sistema de armazenamento, como um disco rígido externo, não só garante que a sua filmagem está ordenada e segura, como também facilita o acesso. Frequentemente, as nossas preciosas memórias permanecem por ver porque as pessoas não sabem por onde começar a procurar.