Cabo HDMI vs. Componente

Dec 29, 2011

Vivemos num mundo de alta definição e obter a melhor imagem significa utilizar o melhor equipamento – o que inclui os cabos que ligam o seu sistema de entretenimento. Os dois conectores mais pretendidos para vídeo HD são o componente e o HDMI. Ambos funcionam bem, mas dos dois, o HDMI é a melhor escolha. É um cabo único para áudio e vídeo que proporciona qualidade de imagem superior, áudio de som surround, suporte para 3D e muito mais, em comparação com vários cabos com ligações componentes.

Escolha a melhor ligação para Home Theater

Preparado para ligar o seu leitor Blu-ray? Nós dir-lhe-emos por onde começar e informá-lo-emos acerca do novo HDMI 1.4, a escolha superior para vídeo de alta definição, áudio de som surround e 3D.

Qualidade de vídeo

Apesar de HDMI e componente suportarem uma resolução de vídeo 1080p, isso não significa que a qualidade de imagem é igual. HDMI é um cabo digital, por isso, não existe qualquer desperdício de conversão a partir do disco Blu-ray digital como no caso de um cabo componente analógico. HDMI mantém um sinal digital e o televisor sabe exactamente onde colocar as extremidades.

HDMI suporta protecção de conteúdo de alta definição (HDCP), que é exigido por muitas transferências de alta definição e discos Blu-ray. Se ligar com componente, pode visualizar uma versão de resolução inferior do conteúdo. Para reter a ligação HDCP de qualidade superior, ligue qualquer dispositivo que interfere com o seu sinal de vídeo—como um receptor de áudio/vídeo—através de HDMI.

Mude para 3D

Muitos dos mais recentes televisores de alta definição suportam HDMI 1.4, que proporciona espaço de cor adicional para reproduzir tons vívidos bastante semelhantes àquilo que vê no mundo real. E uma vez que o conteúdo 3D utiliza duas imagens (uma para cada olho) para produzir o efeito tridimensional, o vídeo 3D 1080p requer a largura de banda elevada que o HDMI 1.4 proporciona. No entanto, com ligações componentes pode deparar-se com uma compressão adicional ou uma resolução de imagem inferior.

Qualidade de áudio

O HDMI é reconhecido pela sua qualidade de vídeo, mas também transmite áudio sem a necessidade de vários cabos. O HDMI suporta Dolby TrueHD e DTS-HD para som de 7,1 canais para áudio de qualidade cinemática sem perdas. O HDMI 1.4 também suporta o canal de retorno de áudio, que envia som do sintonizador TV para o receptor. Isto equaliza automaticamente os atrasos de processamento de áudio e vídeo entre dispositivos diferentes, para que a imagem e o som permaneçam perfeitamente sincronizados.

Funcionalidades espectaculares

Com o Controlo de Electrónica de Consumo (CEC), dois dispositivos HDMI podem enviar sinais entre si para se controlarem um ao outro e automatizarem muitas funcionalidades de entretenimento em casa. Por exemplo, o seu receptor de áudio/vídeo pode ligar automaticamente o seu televisor quando os seus programas favoritos vão para o ar. O HDMI 1.4 pode até definir a resolução de saída adequada no seu leitor Blu-ray para corresponder ao seu televisor de alta definição. A solução CEC da Samsung é Anynet, garante que todos os produtos Samsung conseguem reconhecer e comunicar entre si.

O Blu-ray e outro hardware de alta definição actuais proporcionam um conjunto incrível de novas funcionalidades; somente uma ligação HDMI 1.4 consegue suportar tudo. E o HDMI 1.4 oferece suporte para futuras funcionalidades que simplesmente não encontra no cabo componente. Para uma experiência de home theater entertainment topo de gama, não há melhor escolha do que o HDMI 1.4.