Adora o seu animal, mas detesta o pêlo?

Dec 28, 2011

Com certeza, o seu cão ou gato é como se fosse um membro da família, que lhe dedica um amor incondicional, não dá más respostas e lembra-lhe carinhosamente quando é hora de jantar. Mas os animais não podem limpar o que sujam. No entanto, pode minimizar o trabalho de limpar o pêlo dos animais tendo em conta as seguintes sugestões.

Retirar o pêlo de animais do mobiliário

O pêlo de cão e gato tem uma carga eléctrica que o faz aderir às superfícies. Conheça formas de o retirar do mobiliário:

  • • Para retirar pêlo de animais de mobiliário de madeira, use um pano de algodão suave com produto para mobiliário ou anti-estático. O produto eliminará a carga eléctrica, facilitando a remoção e reduzindo a probabilidade de o pêlo voltar a aderir.

  • • Para remover pêlo de animais de superfícies estofadas ou roupa da cama, calce um par de luvas de borracha humedecidas. Ao passar a mão pela superfície, o pêlo adere à luva. Lave a luva quando a mesma estiver recoberta de pêlo e humedeça-a novamente se for necessário.


Remover pêlo de animais de tapetes e soalhos

Se tem um cão ou um gato, sabe como o pêlo se acumula rapidamente. Aquelas bolas de pêlo alojadas nos cantos da casa e nos tapetes, para além de desagradáveis, comportam alergénios e pó. Manter a sua casa saudável e arrumada pode exigir que aspire todos os dias, especialmente se tem um animal de pêlo comprido ou mais do que um amigo peludo em casa.

Se a aspiração diária parece demais para si, considere adquirir um aspirador robótico. Estes dispositivos automáticos são capazes de realizar a limpeza autonomamente e podem revelar-se muito convenientes para quem tem animais. Certifique-se de que adquire um com as funções adequadas.

Aspiradores robóticos criados para tratar do pêlo de animais

Procure um aspirador robótico especialmente desenvolvido para tratar do pêlo de animais. Os modelos NaviBot da Samsung utilizam uma tecnologia patenteada concebida para aspirar melhor o pêlo de animais e evitar que o mesmo fique enrolado à volta das escovas do aspirador. Isso minimiza a necessidade da manutenção manual, assegurando a eficiência da aspiração sem que tenha de estar constantemente a retirar pêlo.

O aspirador deve ter um filtro HEPA, que ajuda a reter partículas finas de pele de animais, outros alergénios e pó, para que não sejam novamente distribuídos para o ar. Isto é especialmente importante se tiver amigos ou familiares alérgicos ou asmáticos. Com um filtro HEPA lavável, pode certificar-se que o filtro está livre de partículas antes ou depois de uma limpeza intensiva.

Quanto mais inteligente for o seu aspirador robótico, mais pêlo de animais aspirará. O modo Spot dos aspiradores NaviBot é capaz de limpar a fundo o local onde o seu cão ou gato prefere dormir no tapete, ao passo que o modo Edge ajuda a assegurar que os tufos de pêlo alojados nos cantos não escapam à aspiração. A opção Virtual Fence do NaviBot permite-lhe limitar a área de aspiração, mantendo o dispositivo afastado dos pratos de água e comida do animal, por exemplo.

Não use o pêlo do seu animal

O pêlo dos animais prende-se facilmente às fibras do vestuário. É por isso que os rolos aderentes para tecidos costumam ser mais eficazes do que as escovas para remover o pêlo. Enrole fita adesiva transparente ou fita-cola à volta da mão, com o lado aderente virado para fora, e passe-a pela roupa. (Não use fita isoladora nem fita eléctrica, pois podem deixar resíduos.) Se existir muito pêlo na roupa, talvez prefira usar primeiro o método da luva de borracha humedecida descrito e terminar depois com o rolo aderente.

Não permita que o inconveniente do pêlo do seu cão ou gato prejudique o carinho que sente pelo seu animal. Quando simplificar os métodos de remoção, passará mais tempo a brincar com o seu animal de estimação e menos tempo a limpar o pêlo.