Torne os jantares diários especiais, com alguns simples toques gourmet

Dec 28, 2011

Considera-se que o ritual do jantar em família traz imensas vantagens, desde o alívio do stress até ao melhoramento do vocabulário das crianças. No entanto, nesta época de falta de tempo é tentador passar as refeições a correr, em vez de saborear a experiência. Mantenha a sua família presa à mesa mais um pouquinho, com alguns simples toques gourmet que tornam os seus jantares diários especiais.

Faça o aquecimento antes do jantar

Nada avisa a família (e os respectivos estômagos) de que o jantar está quase pronto como o aroma de pão acabado de cozer. E não precisa de passar a tarde toda enterrada em massa de pão para criar esse efeito. Eis algumas opções mais fáceis:

  • • Coza-o. Alguns pãezinhos congelados prontos a cozer vindos de uma loja ou padaria perto de si dão um calor caseiro a uma refeição sem grande esforço. E com um forno de duas câmaras da Samsung, pode cozer os pãezinhos enquanto assa um frango ou prepara um guisado. Os controlos com duas temperaturas permitem-lhe preparar cada alimento de forma perfeita ao mesmo tempo.

  • • Imite. Um forno a baixa temperatura ou, melhor ainda, uma gaveta de aquecimento EZ (disponível em alguns fornos da Samsung) colocada a baixa temperatura pode rapidamente aquecer pãezinhos ou um pão grande comprados no seu supermercado ou na padaria da esquina.

Ambiente de restaurante sem necessidade de reserva

Os mais pequenos pormenores podem tornar uma refeição especial. Tente estes toques em estilo de restaurante lá em casa:

Moe pimenta fresca. Usar pimenta em pó é totalmente diferente da emoção da pimenta acabada de moer obtida com um moinho. Deixe que os miúdos façam de empregado e alternem a moer a pimenta.

  • • Aqueça os pratos. Mantenha a sua comida mais quente durante mais tempo, usando pratos aquecidos. Isso é fácil de fazer se o seu forno tiver uma gaveta de aquecimento − basta colocá-la a baixa temperatura. Se não tiver uma gaveta de aquecimento, passe os pratos por água a ferver e seque-os imediatamente antes de os colocar na mesa.

  • • Mude de óleo. Se habitualmente usa manteiga ou margarida para barrar o seu pão, proponha uns pratinhos com azeite virgem extra para molhar o pão.

Guarneça os seus pratos com algo do frigorífico ou da despensa

Adicione um toque de cor ou um pouco mais de sabor aos seus pratos ao jantar com guarnições rápidas e fáceis. Use o que tiver à mão e encoraje os miúdos ou o seu cônjuge a procurarem o seu chef interior e a imaginação para ajudar. Eis três ideias para começar:

  • • Expanda a sua paleta. A salsa é uma guarnição clássica, claro, mas não tenha receio de usar outros itens do seu frigorífico para conseguir decorações comestíveis e bonitas de ver. Decore o prato com fiozinhos de pimenta verde, vermelha ou amarela, tiras de cenoura, fatias de laranja ou mesmo cabeças de aipo fresco.

  • • Pinte o prato. Desenhe linhas ou pequenos pontos de mostarda, ketchup, molho de soja ou qualquer outro condimento adequado no prato antes de colocar nele os pedaços de comida. Ou salpique o prato com paprica e depois passe o dedo (limpo) por cima para criar um desenho às riscas.

  • • Tempo de tostas. Use pedaços de pão que tenha sobrado e aquele último pedaço de queijo para fazer uma rápida e deliciosa tosta para colocar a flutuar na sopa ou para molhar numa taça de chili ou guisado. Rale o queijo, deite-o por cima do pão e coloque-o no grelhador do seu forno até o queijo derreter.

Sirva quente, quando a família estiver pronta

Conjugar os horários familiares não é fácil. Quer a sua refeição seja feita em casa ou comprada fora, pode servi-la bem quente. Coloque a sua gaveta de aquecimento a alta temperatura e a comida continuará a estar na temperatura perfeita quando o último membro da família chegar do trabalho, do desporto ou da escola.

Se condimentar a sua refeição da noite com alguns sabores especiais – e com a ajuda do seu forno −, a sua família irá saborear o tempo passado em conjunto à volta da mesa de jantar, tanto quanto irão apreciar a comida.