Cozinhar pratos rápidos e saudáveis no microondas

Dec 28, 2011

Rápido, saudável e delicioso: agora já pode obter os três no momento da refeição, graças à nova geração de fornos microondas. Hoje em dia, é extremamente complicado arranjar tempo para cozinhar uma refeição nutritiva, mas este auxiliar de cozinha acessível facilita a preparação de refeições saborosas para a família e para os amigos.

Descongelar correctamente

O peixe e a carne de ave congelados são um alimento básico em muitos lares, mas se não forem descongelados com cuidado podem perder o seu sabor natural, a textura e os valores nutricionais à medida que descongelam. Quando efectuar o descongelamento, recorde estas sugestões:

  • • Cada alimento necessita de um tempo diferente de descongelamento. Os microondas de melhor qualidade possuem programas específicos para o descongelamento de alimentos diferentes: carne, carne de ave, peixe ou pão. Depois de seleccionar o tipo de alimento, calcule o peso e prima iniciar: O forno fará o resto do trabalho por si, deixando o alimento numa temperatura de cozedura adequada sem deteriorar o respectivo sabor, a textura ou o teor de vitaminas.

  • • Não sabe o peso dos alimentos que pretende descongelar? Alguns microondas, incluindo o Samsung OmniPro, são fornecidos com uma balança incorporada, pelo que não terá de tentar adivinhar o peso da peça. Com esta funcionalidade, acertará sempre.

Cozinha a vapor de forma mais simples

A cozinha a vapor é a forma de cozinhar vegetais mais saudável e com menos calorias, mas tem de o fazer correctamente ou o resultado serão brócolos moles ou couves-de-bruxelas secas. O essencial é separar a água dos alimentos, como numa panela a vapor tradicional. Deste modo, os legumes não ficam embebidos em água, preservando o sabor e a textura e evitando que a água transborde e suje tudo. Os microondas como a série OGUN da Samsung incluem um recipiente especialmente concebido para cozinhar a vapor. E, além disso, o recipiente do OGUN é suficientemente grande para cozinhar para toda a família.

Melhor ainda, a utilização de um microondas com um recipiente para cozinhar a vapor é a forma mais simples de preparar uma das refeições mais nutritivas e pouco elaboradas: arroz. Basta combinar o arroz e a água para um prato perfeito em poucos minutos. Certifique-se de que tapa a parte superior com uma tampa para evitar que a água transborde durante a cozedura.

Aquecer sempre que seja necessário

Uma das principais tarefas de um microondas é cozinhar e aquecer as refeições, mas também é útil quando necessita apenas de manter os alimentos quentes e frescos, isto é, quando os convidados para jantar estão atrasados ou quando quer preparar um prato ou dois com antecedência para depois se dedicar aos aperitivos. Verifique o modo Keep Warm do microondas, incluído no Samsung Trio. Esta funcionalidade mantém as refeições à temperatura certa durante 30 minutos, no máximo. É também óptimo para aquecer pão e até travessas de servir: uma refeição quente numa travessa fria perde muito do seu atractivo.

Limpeza fácil a vapor

A preparação de uma refeição saudável implica sempre algum trabalho de limpeza. Contudo, um bom microondas até disso consegue tratar. Alguns microondas, incluindo o Samsung Chic, foram concebidos com um depósito interno de limpeza a vapor que torna a limpeza mais rápida e simples. Encha-o de água, coloque o microondas a trabalhar durante alguns minutos e deixe que o vapor de água limpe o interior do microondas. Quando terminar, limpe as superfícies com um pano. O revestimento antibacteriano do microondas ajuda a manter tudo os germes afastados.