Percurso CPU móvel: Escolher o chip Intel correcto

Jan 04, 2012

A família Core de chips da Intel tem tudo o que os utilizadores de computadores portáteis necessitam, desde o Core i3 até ao Core i7 topo de gama. Escolher o computador portátil correcto significa conhecer as CPU móveis. Iremos explorar as principais funcionalidades dos chips móveis da Intel para ajudá-lo a encontrar o mais adequado às suas necessidades.

Publicado: 16 de Setembro de 2010

As velocidades de processador atingiram o limite nos últimos anos, mas as contagens de núcleos, as funcionalidades de poupança de energia e a funcionalidade integrada continuaram a aumentar. E com a indústria a salientar o consumo de energia e o desempenho por watt, actualmente, é nas CPU móveis que ocorre muita da inovação mais significativa. À medida que estas CPU se multiplicaram, decidir a melhor para si pode ser confuso.

Exemplo: A família Core de processadores da Intel, com uma sopa de alfabeto de nomes como i3-350M, i3-330UM, i5-520UM e i7-720QM. Confuso? Sim. Mas felizmente, existe alguma lógica nos números. Vamos simplificar as coisas ao ver o que todos os chips móveis Core (CPU) têm em comum.

Coisas que todas as CPU têm em comum

Todos os chips mencionados acima possuem vários núcleos CPU Hyperthreaded que podem executar, no mínimo, quatro threads simultâneos. Todos possuem a tecnologia Smartcache da Intel que atribui cache a cada núcleo CPU, conforme necessário.

E cada chip Core possui a tecnologia Speedstep melhorada que permite ao relógio da CPU ou às áreas de encerramento do chip pouparem energia.

Tensão ultra baixa

Alguns chips da Intel vão ainda mais longe no que diz respeito a poupar energia, com velocidades de relógio de cerca de 1,2GHz em comparação com 2GHz ou mais, que encontra nas CPU de computadores portáteis normais. Estes chips--identificados por um U no número de processador--utilizam menos 18 W. Irá encontrar, no mínimo, um deles em cada uma das famílias móveis Core e se se preocupa mais com a autonomia da bateria do que com puro desempenho, um destes chips de potência ultra baixa é uma excelente escolha.

Turbo Boost

Enquanto os fabricantes de CPU se concentraram em múltiplos núcleos e processamento paralelo, os vendedores de software foram mais lentos a dar o salto. Assim, embora a sua CPU possa ser capaz de desempenhar quatro a oito tarefas em simultâneo, o software que está a executar pode ainda estar concentrado em apenas uma.

Eis que surge o Turbo Boost da Intel. Esta tecnologia impulsionadora de velocidade detecta essas situações e diminui a velocidade do relógio no núcleo que não está a fazer nada e aumenta no núcleo que está a fazer o trabalho todo. Ao fazer isso, os chips com Turbo Boost podem executar uma carga de thread única muito mais rapidamente e, ao mesmo tempo, utilizar a mesma quantidade de energia (e emitir a mesma quantidade de calor).

Placa gráfica Intel HD e Clear Video HD

O processamento gráfico pode ser uma das maiores causas de consumo de energia num sistema móvel, especialmente em sistemas com chips de placa gráfica dedicada. A Intel abordou isto ao mover o processamento de gráficos e vídeo HD para a CPU. Embora a placa gráfica integrada da Intel não seja recomendada para jogos avançados, pode acelerar a transmissão de vídeo e até lidar com a descodificação para Blu-ray e outros vídeos em alta definição.

Trusted Execution

O perigo cada vez maior dos vírus e outros malware requer hardware, assim como soluções de software. A tecnologia Trusted Execution da Intel permite que as aplicações sejam executadas no seu próprio espaço protegido, no qual o código de outro software não pode afectá-las.

Então, qual o chip certo para si? Eis as famílias móveis Core da Intel e como estão divididas:

Core i3

Os chips na família dos processadores móveis mais acessíveis da Intel funciona a velocidades de relógio mais lentas, possuem uma cache 3MB mais pequena e não possuem funcionalidades como Turbo Boost e Trusted Execution. Existente em máquinas com preços a partir de $600, os chips Core i3 são uma boa escolha se prestar mais atenção ao valor do que ao desempenho. Essas máquinas também são boas alternativas aos netbooks. Perderá alguma portabilidade, mas obterá um substancial ganho de desempenho, frequentemente pelo mesmo preço.

Core i5

Actualize para a linha móvel de gama média da Intel e irá ganhar velocidades mais rápidas de relógio, Trusted Execution e acesso a Turbo Boost. Isso faz com que os chips Core i5 sejam adequados para a computação empresarial e uma boa escolha nas máquinas com preços a rondar os $1000.

Core i7

Os chips móveis topo de gama da Intel incorporam todas as funcionalidades listadas acima e tamanhos de cache até 4MB. Esta gama possui as velocidades mais rápidas de relógio entre os chips móveis da Intel e até permite trocar uma porção da velocidade de relógio por um par de núcleos de CPU adicionais. Os chips i7-720QM e 820QM possuem 6MB e 8MB de cache, respectivamente e cada um possui quatro núcleos Hyperthreaded. Esses chips topo de gama destinam-se a ser emparelhados com processamento gráfico dedicado, por isso, omitem a placa gráfica integrada da Intel.

As máquinas Core i7 têm preços a partir de $1200 e são capazes de substituir a maioria das máquinas de secretária. Os computadores Core i7 mais caros com placa gráfica dedicada conseguem lidar com aplicações de alto desempenho, como edição de vídeos HD ou processamento topo de gama de imagens.