Compacta ou objectiva permutável?

Dec 29, 2011

Ao decidir qual o tipo de câmara mais adequado para si, já não precisa de decidir qual das câmaras é a melhor. A avançada tecnologia óptica garante que todas as câmaras digitais irão tirar excelentes fotografias e muito mais.

Em busca de fotografias perfeitas

Tenha em conta aquilo que vai fotografar (por exemplo, família vs. desportos), a finalidade das fotografias (publicação em website vs. fotografias impressas) e assim por diante. De seguida, pergunte a si mesmo, o que se adequa ao seu estilo de vida e o quão criativo pretende ser? Posso transportar uma câmara maior com objectivas ou necessito de manter as coisas simples? Pretendo ou necessito de alterar as definições de exposição da câmara?

Compacta: Versátil, fácil de utilizar, cabe no seu bolso

Se procura simplicidade de utilização, então, as câmaras compactas são modelos de simplicidade. As câmaras compactas são ideais para um principiante ou para o amador que pretende tirar fotografias casuais em festas. Uma câmara compacta boa irá proporcionar um zoom decente para grandes planos e possuir capacidades semelhantes a uma câmara de objectiva permutável—como alteração manual de algumas definições que afectam a qualidade de imagem. Mas se o que pretende é tirar fotografias rápidas e com qualidade, estas câmaras servem perfeitamente.

 

Não obstante, as câmaras compactas também podem apelar aos peritos—aqueles que gostam de capturar o “momento decisivo”. Uma vez que é uma câmara ágil e altamente portátil, sem necessidade de elaborados ajustes técnicos ou equipamento adicional, até os fotógrafos de classe mundial possuem uma câmara compacta para quando é preciso uma abordagem “simples e rápida” à fotografia.

Compacta: Dois ecrãs

LCD
A inovadora câmara DualView foi projectada para fotografias de auto-retratos e de casais. Faz com que saia detrás da câmara e surja na fotografia. Esta câmara possui dois ecrãs que ajudam a enquadrar as fotografias—um ecrã LCD frontal de 1,5” para auto-retratos e um ecrã LCD táctil traseiro com acesso fácil à sua biblioteca de fotografias.

Além de ter dois ecrãs, a DualView ST600 possui uma objectiva de ângulo amplo de 27mm. O zoom óptico de 4,6x proporciona um intervalo mais amplo de disparo a partir de uma distância mais curta, por isso, obtém mais do motivo na imagem e dispõe de mais flexibilidade do que a maioria das câmaras com um zoom integrado.

 

Compacta: Sem fios

A SH100, com o seu sensor jumbo de 14,2 megapixels, é compatível com Bluetooth, por isso, permite enviar instantaneamente fotografias para um telemóvel. Pode também tirar partido da capacidade Wi-Fi para enviar fotografias por e-mail ou publicá-las directamente a partir de pontos de acesso Wi-Fi. E ao utilizar Bluetooth 2.0, a SH100 até redimensionará, inteligente e automaticamente, a imagem para uma resolução de 1MB (1024 x 768), o que é bom porque resulta em anexos mais pequenos.

Compacta: Zoom longo

As câmaras de zoom óptico longo permitem focar o seu motivo com precisão e com o máximo de pixels. Com um zoom mais curto, vê-se forçado a efectuar recortes posteriormente, o que é moroso e elimina pixels preciosos da imagem.

Objectiva permutável

A NX System destina-se a ser como uma DSLR tradicional, ou seja, permite objectivas permutáveis, mas está concebida para ser compacta através da eliminação de um óculo óptico tradicional e caixa de espelhos.

Amplas aberturas

Uma objectiva de qualidade deve permitir um disparo com aberturas mais amplas para absorver mais luz, necessária para congelar uma cena e, ao mesmo tempo, proporcionar um pouco de distorção. Tem tendência a efectuar disparos em ambientes com pouca luz ou necessita de nitidez de uma extremidade à outra? Então, procure uma objectiva com uma ampla abertura (F/Stop), tal como a 30mm NX Pancake Lens Estas objectivas que também utilizam um elemento asférico no design óptico, melhoram a nitidez e mantêm a distorção ao mínimo.

Zoom de teleobjectiva

Pretende fotografar desporto ao ar livre e precisa de estar próximo? Um zoom de teleobjectiva tal como a T50200IB proporciona a versatilidade de afastar para imagens tal como retratos, mas também de aproximar no campo para capturar a acção. Esta objectiva também incorpora vidro ED no design óptico, o que minimiza a distorção das cores, típica das objectivas de teleobjectiva.

Além disso, os modos de disparo que permitem a escolha manual das velocidades do obturador (Ar de prioridade do obturador) ou da abertura (AE de prioridade de abertura), libertam a sua criatividade ao permitir escolher a forma como o movimento é capturado e o alcance de focagem na sua cena. No entanto, tal como uma câmara compacta, pode também efectuar o disparo em Automático para simplicidade de utilização.

Memória e partilha

Ao comprar uma câmara, certifique-se de que a sua câmara utiliza um tamanho de memória padrão como SD ou MicroSD (igual a SD, mas mais pequeno). Algumas câmaras utilizam formatos de cartão de memória proprietários, que serão mais difíceis de encontrar e mais caros. Existem várias formas de apagar a memória e transportar fotografias: mova o cartão SD da câmara para um computador ou impressora; utilize cabos para ligar a câmara directamente ao computador; ou melhor ainda, utilize Wi-Fi para enviar imagens para o seu computador ou e-mail directamente para amigos e família.

Boa sorte com a sua compra!