Proteja o seu telemóvel e a si próprio

Dec 28, 2011

Com tanto das nossas vidas presente nos nossos telemóveis, é essencial que adoptemos os passos necessários para proteger a nossa privacidade. Os telemóveis modernos estão agora a incorporar funcionalidades de segurança inovadoras, tais como as aplicações Mobile Tracker (detector de telemóvel), Fake Call (chamada falsa) e Listen-in (audição), para o manter a si, aos seus conteúdos e ao seu telefone tão seguros quanto possível.

Um dos verdadeiros problemas de ter tanto das nossas vidas presente nos telemóveis é o facto de que ao perder o telemóvel, quer seja por roubo ou esquecimento, vive-se um verdadeiro transtorno. Não se trata apenas do dinheiro e do tempo envolvidos na substituição do telemóvel, trata-se também da invasão da privacidade. Felizmente, é possível obter ajuda.

A funcionalidade Mobile Tracker presente nos telemóveis, é uma das muitas funcionalidades que ajudam a aumentar a possibilidade de recuperar um telemóvel perdido ou roubado. Basicamente, quando é utilizado um novo cartão SIM no seu telemóvel, este gera e envia automaticamente uma mensagem para um número pré-designado com o número de telefone do novo cartão SIM. Isto ajuda a detectar o novo cartão SIM e o seu telemóvel, efeito que pode ser bastante dissuasor para os ladrões.

Outras funcionalidades de segurança úteis incluem as aplicações Fake Call e Listen-in. Ambas são iniciadas por um botão de toque duplo, a Fake Call (que como se pode adivinhar pela designação) faz tocar o seu telemóvel como se alguém lhe estivesse a ligar. Esta pode revelar-se uma ferramenta extremamente útil quando sente insegurança relativamente ao ambiente em que se encontra ou quando pretende evitar determinada pessoa. São inúmeras as ocasiões e as situações em que esta funcionalidade pode ser útil.

Depois existe também a aplicação Listen-in (audição). Esta permite que uma pessoa pré-designada ouça as suas chamadas telefónicas. Esta ferramenta é muito completa. Também funciona através do toque duplo num botão durante uma chamada telefónica; nessa altura, o seu telefone liga para a outra pessoa sem o conhecimento da pessoa para quem ligou originalmente. À semelhança da maior parte das funcionalidades de segurança, não se trata de algo que se utilize frequentemente, mas que pode marcar a diferença um dia.

Por fim, quando se fala na segurança dos telemóveis, estar preparado é sempre a melhor defesa contra situações menos felizes. Os cartões de memória, tais como os cartões Micro SD que se encontram nos telemóveis Samsung Tocco e Monte, asseguram a cópia de segurança de todas as informações importantes. Assim, mesmo que o seu telemóvel seja roubado ou perdido, todos os seus conteúdos, desde fotografias a endereços de e-mail, são mantidos em segurança. Estas funcionalidades são realmente imprescindíveis para a vida moderna.