Perguntas a colocar: Design do Home Theater

Dec 29, 2011

Seja o seu próprio produtor—Os Home theaters são uma grande tendência no design de interiores, para casas grandes e pequenas. O apelo é óbvio: a liberdade de ver os filmes que pretende quando quiser. Independentemente de os seus planos de home theater envolverem um ecrã grande e colunas situadas no canto da sua sala de estar ou um cinema pessoal totalmente equipado na sua cave, o design adequado da divisão pode fazer toda a diferença.

Publicado: 16 de Setembro de 2010

Qual é o espaço mais adequado?

Para muitas pessoas, a localização natural para um home theater é a sala de estar. Este espaço pode ser rapidamente transformado para maratonas de filmes ao adicionar um televisor de ecrã plano de alta qualidade, um sistema de som surround ou colunas traseiras sem fios. No entanto, antes de decidir qual a divisão em que vai instalar o seu novo home theater, deve ter em conta a quantidade de luz ambiente adequada para si e também a acústica.

Dependendo da quantidade de luz com a qual se confortável a ver filmes, pode optar por escuridão total ao bloquear a luz do dia ou pode instalar um regulador de luz, disponível numa drogaria local, para diminuir a iluminação sem desligá-la por completo. E um chão alcatifado pode ajudar a absorver o som. Se o seu espaço não for alcatifado, pode optar por tapetes que podem ajudar a optimizar o som.

Qual é a melhor opção para os lugares?

A dimensão do seu espaço e o facto de ser ou não uma sala multimédia dedicada, pode ajudá-lo na questão dos lugares. Se a divisão for apenas para ver televisão e filmes, opte por filas de cadeiras inclináveis ou cadeiras de cinema, todas viradas para o ecrã.

Se utilizar a divisão para outras actividades, como um escritório em casa, quarto de hóspedes ocasional ou sala de estar, é melhor optar por lugares mais versáteis—como um sofá ou poltrona. Pense no número de pessoas que, normalmente, se juntam a si para uma noite de cinema e certifique-se de tem lugares para todos.

Além disso, certifique-se de que todos os lugares são bons lugares: ninguém deve inclinar-se para ver o televisor e não deve haver nada a obstruir o ecrã (como uma viga ou candeeiro). Finalmente, convém testar a distância de visualização, com base no tamanho do ecrã, para que ninguém fique demasiado próximo ou demasiado afastado.

Qual é a melhor forma de optimizar o som para a disposição do espaço e dos lugares?

Assim que tomar a decisão relativamente à imagem, é tempo de pensar no som uma vez que se trata de outro aspecto importante ao transformar uma divisão num home theater. O som surround permite ouvir o filme da forma que o realizador pretendeu.

O melhor será procurar um sistema de som surround completo, com colunas e receptor incluídos. Experimente uma configuração de 7 colunas mais woofer para obter uma experiência de áudio totalmente envolvente. Mas, para obter todas as vantagens do som surround, necessita, no mínimo, de cinco colunas: uma coluna central, duas colunas frontais e duas colunas surround traseiras ou laterais. As colunas traseiras sem fios proporcionam conveniência e um aspecto simples e as opções da barra de som da Samsung são perfeitas para espaços pequenos porque condensam a experiência de som surround numa única unidade mais woofer.

Independentemente das escolhas que fizer ao criar o seu próprio home theater, poderá organizar e desfrutar dos seus próprios festivais de cinema quando quiser, com quem quiser, na sua própria casa.