Compreender a redução dos efeitos do movimento das mãos

Aug 13, 2012

Alguma vez ficou desapontado por descobrir que as fotografias ou filmes que gravou durante a sua viagem ficaram todos tremidos devido ao movimento das mãos. As funções de estabilização da câmara ou câmara de vídeo destinam-se a reduzir tecnicamente estes efeitos indesejados.

 

 

 

Antigamente, a única forma de reduzir os efeitos do movimento das mãos era através da estabilização óptica integrada na objectiva. Através de avanços na tecnologia, a estabilização electrónica e digital tornou-se disponível. Para muitos de nós, estes termos podem parecer semelhantes e confusos. Por isso, gostaria de falar acerca da estabilização; ou da redução dos efeitos do movimento das mãos.

 

Como podemos estabilizá-las?

Um sensor instalado na objectiva da câmara ou no dispositivo de imagem (CCD, CMOS) detecta o movimento das mãos e move na direcção oposta para eliminar o efeito. Este é um método muito prático ao efectuar um disparo em condições de luz fraca.

Que tipos de estabilizações existem?

Existem dois métodos de estabilização para reduzir os efeitos do movimento das mãos: estabilização óptica e estabilização electrónica. A Samsung utiliza os métodos de estabilização óptica e electrónica, que estão integrados nas câmaras digitais e câmaras de vídeo de acordo com as características e a gama do produto.

 

Estabilização Óptica de Imagem (O.I.S.)

Um sensor na objectiva detecta o movimento das mãos e move a objectiva na direcção oposta para eliminar o efeito. Até agora, a estabilização óptica teve um desempenho superior ao método electrónico. No entanto, ao contrário das câmaras de vídeos, a estabilização óptica para câmaras só é eficiente se a câmara possuir uma objectiva anti-vibrações.

Nome da função de estabilização óptica de imagem para cada empresa

Samsung - Estabilização Óptica de Imagem (O.I.S), SMART O.I.S,
Canon - Estabilizador de Imagem (IS)
Nikon - Redução da VIbração (VR)
Panasonic - MEGA O.I.S.
Sony - SteadyShot, Active Steady Shot

 

Estabilização Electrónica de Imagem

A estabilização electrónica funciona ligeiramente diferente nas câmaras de vídeo e câmaras. Nas câmaras, reduz os efeitos do movimento das mãos ao melhorar a sensibilidade e ao aumentar a velocidade do obturador ou ao mover o sensor CMOS na direcção oposta ao movimento detectado.
Nas câmaras de vídeo, reduz os efeitos do movimento das mãos ao utilizar o espaço livre do CMOS durante a gravação. Ou seja, esta pode ser a diferença nas características das fotografias e filmes.

Nome da função de estabilização electrónica de imagem para cada empresa

Samsung - Estabilização Digital de Imagem, Hiper Estabilização Digital de Imagem (DIS, HDIS)
Sony - Super Steady Shot (SSS)
Konica Minolta – Anti-vibração
Pentax - Redução da Vibração (SR)

Qual é o melhor método?

Quando a estabilização electrónica foi desenvolvida, a estabilização óptica tinha um desempenho superior. Apesar de, actualmente, a estabilização óptica ainda ter um desempenho superior, a diferença entre os dois métodos foi substancialmente reduzida devido ao progresso rápido da tecnologia de controlo electrónico. Além disso, uma vez que a estabilização electrónica é mais versátil e pode ser utilizada em mais aplicações em comparação com a estabilização óptica, há quem diga que a estabilização electrónica será mais predominante no futuro.

 

Os mais recentes modelos de gama superior tendem a utilizar a estabilização electrónica e óptica para maximizar o desempenho. Por exemplo, a câmara série Samsung's latest HMX-S16 possui o método Dual IS; que integra a estabilização óptica e electrónica. Espero que isto tenha ajudado a compreender a estabilização ou a redução dos efeitos do movimento das mãos. No entanto, deve lembrar-se: para minimizar o movimento das mãos, é sempre melhor utilizar um tripé ou garantir uma posição estável ao tirar uma fotografia ou ao gravar um filme, em vez de depender apenas das funções de estabilização!

Play
close Samsung videoClose Video

Comparação de filmes com a tecnologia Samsung Smart O.I.S. activada e desactivada