Utilizar a correcção da retroiluminação

Jan 05, 2012

A Primavera finalmente chegou, e trouxe consigo as flores. Não há quem não gostasse de fotografar estas flores lindíssimas. Ao filmar as flores da Primavera utilizando uma máquina de filmar, os rebentos das flores de cerejeira por exemplo, o mais frequente é a objectiva apontar para o céu.

12 de Janeiro de 2011

De um modo geral, uma câmara de filmar doméstica está definida para a exposição automática e quando a objectiva aponta para o céu, a câmara reduz automaticamente a exposição para um nível adequado. Quando isso acontece, as flores ou os rebentos que pretende filmar ficam demasiado escuros, resultando em imagens totalmente diferentes das vistas a olho nu.

O vídeo acima mostra a cerejeira em flor e o ambiente do Children’s Grand Park em Seul, captado com uma HMX-H205. Pode verificar que o vídeo inclui o céu sem ficar demasiado escuro. Isto não foi conseguido através do ajuste manual da exposição. Tudo o que fizemos foi utilizar o botão de correcção da retroiluminação conforme necessário.

O botão de correcção da retroiluminação é útil quando o fundo é mais brilhante do que o motivo. Utilize este botão quando o motivo estiver sob um céu brilhante ou com uma janela atrás. Do mesmo modo, este botão pode ser utilizado quando existir uma luz brilhante ou um material reflector, como por exemplo neve, como fundo do motivo. Se filmar cenas como estas com a câmara no modo automático, o mais provável é que os motivos fiquem demasiado escuros ou que toda a imagem fique escura. Utilizar o botão de correcção da retroiluminação permite-lhe obter imagens mais brilhantes. Para compreender melhor a situação, o vídeo e as imagens que se seguem apresentam os resultados obtidos com a função de correcção da retroiluminação da HMX-H205 activada e desactivada.

Função de correcção da retroiluminação desactivada

Função de correcção da retroiluminação activada

As imagens demonstram que as flores primaveris e o céu assumem um aspecto muito diferente, dependendo de a função de correcção estar activada ou desactivada. Tenha em conta que se utilizar a função de correcção da retroiluminação quando não existir retroiluminação, a exposição da câmara será superior à necessária e os motivos ficarão demasiado pálidos. Ao utilizar a câmara em condições normais após utilizar a função de correcção da retroiluminação, verifique sempre se o respectivo ícone já não está no ecrã LCD. Para além de fotografar as flores primaveris, o botão de correcção da retroiluminação é útil para fotografar pessoas em exteriores. Experimente-o, dependendo da intensidade da luz atrás do motivo, para melhorar a fotografia.