Quando usar o modo Macro

Sep 19, 2012

Poucas fotografias são tão impressionantes quanto aquelas que capturam cenas da vida cotidiana e da natureza em close-ups nítidos. Quer você esteja fotografando as pétalas de uma flor ou uma formiga carregando uma folha até o formigueiro, um pouco de conhecimento sobre como usar o modo Macro da câmera produzirá excelentes resultados.

Noções básicas sobre o modo Macro

Não existe grande mistério: o modo Macro configura a câmera para fotografar de perto. A maioria das câmeras digitais, inclusive os modelos instantâneos como a Samsung SH100 e a Samsung ST700, têm um ajuste de modo Macro integrado, o que significa que não é preciso fazer nenhum ajuste manual. (Talvez você também já tenha ouvido falar em macrofotografia usando câmeras com lentes intercambiáveis, mas esse é outro assunto.)

O que fotografar no modo Macro

Olhe em volta e você descobrirá que quase tudo se presta à macrofotografia. A casca de um tronco de árvore, as mãos de uma criança, os anéis de um fichário e muitos outros objetos comuns se tornam mais interessantes à medida que você se aproxima deles. Observe a textura da sua mesa de jantar ou os padrões complexos da superfície de alguns minerais. Vale a pena fazer experiências em uma escala macro com quase tudo (com a exceção de paisagens e panoramas, é claro) que você pensaria em fotografar à distância com um ajuste padrão. O truque é procurar os detalhes mais interessantes do objeto a ser fotografado (padrões, características incomuns, texturas estranhas) e focalizá-los.

Quando usar o modo Macro

As câmeras variam, mas, normalmente, se o objeto estiver a menos de 80 cm da lente da câmera, você deverá utilizar o modo Macro. A maioria das câmeras instantâneas não consegue focalizar objetos a menos de 5 cm da lente, portanto, certifique-se de recuar um pouco. Se você estiver usando uma lente zoom integrada, o objeto a ser fotografado deverá estar a de 99 a 149 cm de distância.

Como usar o modo Macro

Você encontrará o ajuste do modo Macro no disco de controle da sua câmera (um ícone parecido com uma flor é o símbolo comum) ou, com uma câmera controlada em uma tela de toque, como a SH100, no menu Focus [Foco]. Basta selecionar Macro e a câmera fará o resto.
Como você está trabalhando com objetos muito próximos, até mesmo o menor movimento ou a menor tremulação da câmera constitui um problema quando o modo Macro é utilizado. Um tripé resolverá isso, garantindo que a câmera não trema quando você estiver fotografando. Quando você estiver fazendo close-ups, o flash geralmente disparará de forma automática. Examine as suas fotos mais tarde e considere a possibilidade de tirar outra fotografia com o flash desligado. Se estiver muito perto, o flash poderá desbotar a imagem completamente, eliminando todo o interesse visual que você está tentando capturar. Quanto mais perto você estiver, menos útil será o flash.

Dicas sobre o modo Macro

Ao configurar a sua foto, procure fazer experiências com as duas principais técnicas de macrofotografia: com e sem zoom. Quando você usa a lente zoom a uma distância maior, o fundo desaparece da cena. Mas, caso você se mova fisicamente para o mais próximo possível do objeto a ser fotografado, deixará parte do fundo intacta. Nenhuma das duas maneiras é a forma "correta" de tirar uma foto. Ambas capturam os mínimos detalhes, mas produzirão efeitos visivelmente diferentes na imagem final.
Observação: o modo Macro está disponível em modelos selecionados de câmeras Samsung.