Utiliza a tecnologia da Samsung para contribuir para o ambiente.

Aug 05. 2013

Joanesburgo, África do Sul, 5 de Agosto, 2013 - Há uma necessidade cada vez maior de todos os habitantes da Terra contribuírem para a redução da actual utilização de recursos de energia não renováveis. Felizmente, à medida que a tecnologia continua a evoluir, os consumidores conseguem desempenhar um papel importante para reduzir as emissões de carbono e trabalhar para um futuro mais sustentável. A Samsung desenvolveu vários produtos centrados na eficiência energética. “Entre estes encontram-se a iluminação LED, os sistemas de bomba de calor de aquecimento ecológico (EHS) e os sistemas de ar condicionado, ambos baseados na nossa tecnologia Smart Inverter,” diz Michael Mckechnie, responsável pela divisão Digital Air Solutions na Samsung Electronics South Africa.

As luzes LED da Samsung foram concebidas para substituir facilmente a iluminação tradicional para um consumo reduzido de energia, poupando até 80% em relação à tecnologia de iluminação convencional. Estes duráveis globos não contêm vidro ou filamentos e a tecnologia proprietária reduz dramaticamente a temperatura superficial das lâmpadas, fazendo com que seja seguro tocar-lhes. “As luzes LED da Samsung duram até 40 vezes mais do que as luzes incandescentes tradicionais, resultando numa redução substancial nos custos de mão-de-obra e de lâmpadas de substituição. Ao mesmo tempo, proporcionam poupanças significativas nas contas de electricidade, com um tempo de retorno de investimento de um a dois anos," diz Mckechnie.

O sistema de aquecimento ecológico (EHS) da Samsung que promove o aquecimento natural a partir do exterior da casa é uma forma extremamente eficiente em termos energéticos de aquecer uma residência. A pesquisa indica que o sistema pode criar aquecimento quatro vezes mais eficientemente do que outras formas de aquecimento, como gás, óleo ou electricidade. “Este sistema económico e ecológico não só reduz os custos de energia e as emissões de CO2, como também proporciona várias combinações de soluções de ar e água para aquecimento e arrefecimento, concebidas para corresponder às várias necessidades do consumidor ao longo do ano,” realça Mckechnie.

A unidade exterior utiliza o calor do ar exterior para aumentar a temperatura no interior da casa para aquecimento durante o Inverno. Além disso, os painéis solares da unidade fornecem cerca de 70% da energia necessária para proporcionar água quente sanitária. Durante o Verão, o sistema emite calor do interior para o exterior para garantir arrefecimento. O EHS da Samsung proporciona excepcional eficiência e pode reduzir os custos de funcionamento até 33%.

Mckechnie explica que Time Division Multi (TDM) da Samsung permite o funcionamento de comutação inteligente entre ar-para-água e ar-para-ar. Isto permite que uma unidade exterior desempenhe a funcionalidade de pavimento radiante e ar condicionado, resultando numa redução nos custos e nas dimensões do produto.

Alternadamente, para os dias quentes ou os dias frios de Inverno, os sistemas de ar condicionado Q9000 premium da Samsung arrefecem ou aquecem rapidamente o ar ambiente com reduções concomitantes no uso de energia. Com uma opção para controlar a unidade através de uma ligação Wi-Fi, os sistemas de ar condicionado podem ser ligados ou desligados remotamente utilizando um smartphone. O filtro de densidade total garante que são contidos 90% do pó e alergénios, enquanto os iões S-Plasma eliminam até 99% dos contaminantes biológicos.

Tecnologia Smart Inverter
O Samsung EHS e a gama da Samsung de sistemas de ar condicionado utilizam a tecnologia Smart Inverter. “Os inverters são dispositivos de conversão de frequência que controlam a tensão eléctrica, a corrente e a frequência. O Samsung Inverter utiliza um circuito inverter para converter AC da fonte de alimentação para DC e, de seguida, novamente para AC. Através do controlo Smart Inverter, conseguimos garantir que o ar condicionado ou sistema de aquecimento continua a funcionar maioritariamente a baixa capacidade, certificando-se de que não existe paragem e arranque do compressor," diz Mckechnie.

Esta função contrasta com os compressores de aquecimento ou arrefecimento padrão ineficientes que funcionam à potência máxima para atingir a temperatura definida. Quando a temperatura ambiente diminui ou aumenta, o compressor padrão arranca novamente à potência máxima para arrefecer ou aquecer a divisão até à temperatura definida, conforme necessário.

“Ao aplicar simples técnicas como isolar espaços no sótão e complementar isto com as inteligentes tecnologias de aquecimento e arrefecimento da Samsung como o EHS e os sistemas de ar condicionado, os consumidores podem fazer uma contribuição significativa para a redução do impacto que têm no ambiente. Mais uma vez, esta é uma forma na qual a Samsung está a promover um futuro mais inteligente para todos," conclui Mckechnie.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd. 
A Samsung Electronics Co., Ltd. é um líder global em tecnologia, proporcionando novas possibilidades às pessoas em todo o mundo. Através de inovações e descobertas incansáveis, estamos a transformar o mundo dos televisores, smartphones, computadores pessoais, impressoras, câmaras, electrodomésticos, sistemas LTE, dispositivos médicos, semicondutores e soluções LED. Empregamos 236 000 pessoas em 79 países com vendas anuais que excedem US$187,8 mil milhões. Para saber mais, visite www.samsung.com