Acção Climática

Agir agora por um futuro sustentável e
pouco poluente

Uma imagem visual chave da página de Alterações Climáticas

As alterações climáticas, resultantes, pelo menos em parte, de um aumento do uso de combustíveis fósseis e do aquecimento global que causou, é um problema grave que afecta o mundo todo. A Samsung Electronics reconheceu a realidade da crise e, como tal, está a continuar os esforços em várias frentes. Isto inclui o desenvolvimento de produtos altamente eficientes em termos energéticos, a instalação de equipamentos com emissão mínima de gases com efeito de estufa (GEE) e o aproveitamento de energia nova e renovável.

KPI das Alterações Climáticas

De 2009 a 2019, foram reduzidas 270 milhões de toneladas de GEE.
Esta é uma imagem do uso de energia renovável nos Estados Unidos, Europa e China. Nestas áreas, a taxa de conversão de energias renováveis deverá ser de 100% em 2020.

Estamos focados em responder à crise das alterações climáticas

Como tal, foram estabelecidas normas de segurança ambiental e estão a ser cumpridas em relação às questões ambientais que são altamente relevantes para a Samsung Electronics, e também estamos a gerir os riscos das alterações climáticas com base no nosso “Sistema de gestão ambiental” e “Sistema de gestão de energia”

Estratégias e planos de acção para lidar com as alterações climáticas
Estratégias e planos de acção para lidar com as alterações climáticas
Redução das emissões de GEE nos locais de trabalho · Reduzir a emissão de gases fluorados nas instalações para o processo de Fabrico de semicondutores · Gerir projectos de poupança de energia e melhorar a eficiência energética Expandir a gestão de energia nos locais de trabalho · Configuração de sistemas de gestão de energia em todos os locais de trabalho e manutenção da certificação · Gerir os custos e indicadores de energia de cada local de trabalho Reduzir GEE na fase de uso do produto · Desenvolver e lançar produtos altamente eficientes em termos energéticos Gerir outras emissões de GEE · Gerir emissões de GEE na logística de produtos, viagens de negócios, etc. Apoio aos fornecedores · Monitorização das emissões de GEE dos fornecedores · Promover e apoiar os fornecedores a aderirem à Cadeia de Abastecimento CDP

Estamos a expandir a nossa gestão de emissões a todos os níveis

A resolução de problemas requer informações precisas. Para medir e gerir com precisão as nossas emissões de gases com efeito de estufa, categorizámo-las em três âmbitos que são definidos pelo Protocolo GEE com base na sua proximidade aos negócios e à operação. Localizar o ponto exacto de emissão em cada nível, é a base para gerir os gases com efeito de estufa de forma ideal. O Âmbito 1 refere-se aos gases com efeito de estufa emitidos quando os produtos são fabricados nos locais de trabalho da Samsung Electronics, enquanto as emissões indirectas do Âmbito 2 estão associadas às compras de energia das obras para gerar electricidade e vapor. O Âmbito 3 abrange as emissões não relacionadas com o local de trabalho, como as de actividades de logística, viagens de negócios, a nossa cadeia de abastecimento e o uso dos nossos produtos. Usamos esta análise para gerir sistematicamente todas as emissões, directa ou indirectamente, dos nossos locais de trabalho, uso de produtos e dos nossos fornecedores.

Este infográfico é sobre as emissões de GEE nos respectivos âmbitos. O Âmbito 1 refere-se às emissões directas de GEE, o Âmbito 2 às emissões indirectas de electricidade, vapor, etc, e o Âmbito 3 a todas as outras emissões indirectas de logística, fornecedores, uso de produtos, etc.
Este infográfico é sobre as emissões de GEE nos respectivos âmbitos. O Âmbito 1 refere-se às emissões directas de GEE, o Âmbito 2 às emissões indirectas de electricidade, vapor, etc, e o Âmbito 3 a todas as outras emissões indirectas de logística, fornecedores, uso de produtos, etc.
Âmbito 1 (Emissões directas de GEE) e
âmbito 2 (Emissões indirectas de electricidade)

· Análise mensal das emissões globais do local de trabalho com base no sistema de gestão de GEE
· Equipamento de tratamento de gases fluorados instalado no processamento de semicondutores, com uma taxa de decomposição de 90% e superior
· Instalação de equipamentos de alta eficiência e iluminação interna convertida em LED nos locais de trabalho globais

Uma foto panorâmica do local de trabalho da Samsung Electronics.
Âmbito 3 (Todas as outras emissões indirectas de logística, fornecedores, uso de produtos, etc.)

∙ Execute projectos de redução de gases com efeito de estufa para melhorar a eficiência energética na logística.
∙ Descubra projectos de redução de gases com efeito de estufa através de apoio local para grandes fornecedores.
∙ Aumente o uso de videoconferências e reduza o número de viagens de negócios internacionais.

Uma foto do camião de logística (camião de segurança da Samsung Electronics)

Usamos tecnologia avançada para melhorar a eficiência energética

Com as suas tecnologias avançadas de produtos, a Samsung Electronics está a evoluir à medida que procuramos promover um modo de vida mais ecologicamente responsável e conveniente. Para atingir este objectivo, a Samsung organiza reuniões de grupos de consultoria ecológica em toda a empresa, duas vezes por ano. Através destas reuniões, a Samsung partilha informações sobre requisitos ambientais e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras entre especialistas ambientais de divisões de negócios e pesquisa tecnologias de poupança de energia, para desenvolver produtos com alta eficiência energética. Em 2019, reduzimos o consumo de energia anual em 42% em relação a 2008, ao adoptar compressores para refrigeradores altamente eficientes e permutadores de calor para ares condicionados altamente eficientes.

Exemplo de aplicação IoT num local de trabalho global

A Samsung Electronics procura a eficiência energética não apenas através dos nossos produtos, mas também por intermédio das nossas instalações usadas em todos os locais de trabalho. Introduzimos o sistema de monitorização e ambiente de controlo activo com base em IoT nos sistemas AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) do Centro de Formação Yeongdeok na Coreia e no local de trabalho em Ho Chi Minh, no Vietname. Ao utilizar a tecnologia IoT, também desenvolvemos um algoritmo de poupança de energia que tem em consideração as condições climatéricas externas, a carga de AVAC e a capacidade do dispositivo, permitindo um controlo operacional optimizado do equipamento da infra-estrutura. Como resultado, a Samsung Electronics em Ho Chi Minh conseguiu reduzir o consumo de energia em 12,4%. A tecnologia está programada para ser aplicada nos nossos locais de trabalho na Coreia, Estados Unidos e Sudeste Asiático.

Exemplo de aplicação IoT num local de trabalho global

Na Samsung Electronics, estamos constantemente a expandir o uso de energia renovável.

Em 2018, a Samsung Electronics declarou a transição para energia 100% renovável em todos os nossos locais de trabalho nos Estados Unidos, Europa e China até 2020. Além disso, para expandir o uso de energia renovável na Coreia, prometemos instalar unidades de produção de energia fotovoltaica e geotérmica em locais de trabalho recém-construídos, bem como em estacionamentos e telhados de locais de trabalho existentes, localizados em Suwon, Hwaseong e Pyeongtaek. Para isso, estabelecemos e temos seguido planos de execução à medida de cada região: na Índia, assinamos contratos de fornecimento de energia com centrais eólicas e fotovoltaicas; no Brasil, parte da energia fornecida pela companhia de serviços é energia renovável; e o local de trabalho no México adquiriu certificados de energia renovável. Como resultado, em 2019, 92% da energia usada nos Estados Unidos, Europa e China foram energias renováveis. A Samsung Electronics continuará a expandir o uso de energia renovável em áreas onde a energia renovável pode ser garantida.

Fotos de instalações solares e geotérmicas em estacionamentos, telhados de edifícios e novos locais de construção nas nossas áreas empresariais em Suwon, Hwaseong e Pyeongtaek.

Estamos a realizar projectos para responder às alterações climáticas globais.

A Samsung Electronics está a realizar projectos não apenas para reduzir as emissões globais de carbono, mas também para contribuir para a criação de um ambiente melhor.
Cerca de 80% da população de Mombaça, no Quénia, usa carvão vegetal como combustível por causa do fornecimento insuficiente de energia. Quando o carvão é queimado são produzidas substâncias nocivas e estas levam a um aumento da taxa de mortalidade prematura entre os residentes no Quénia. Além disso, o uso excessivo de carvão está a agravar a poluição atmosférica e a acelerar a desflorestação.
Para resolver este problema, a Samsung Electronics deu um passo em frente. Como parte das suas medidas contra as alterações climáticas, cooperámos com a Green Development e descobrimos formas de ajudar os residentes de Mombaça a levarem as suas vidas num ambiente mais saudável. Considerando o facto de que o bioetanol pode ser obtido a um baixo custo, já que há relativamente mais refinarias de açúcar no Quénia, a Samsung Electronics investiu um milhão de euros para distribuir fogões a lenha alimentados por bioetanol aos residentes de Mombaça. Como o bioetanol tem uma eficiência de calor seis vezes superior à do carvão vegetal, isto originou um duplo efeito de redução da emissão de substâncias nocivas e, ao mesmo tempo, garantia do seu uso em segurança nas residências. Ao distribuir fogões, a Samsung Electronics pôde contribuir para um estilo de vida mais saudável e seguro dos residentes de Mombaça, além de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.
Juntamente com a Green Development, a Samsung Electronics continuará os seus esforços para revitalizar a economia regional e melhorar o ambiente, disponibilizando instrução sobre a aquisição, produção e venda de fogões e bioetanol aos residentes.

Uma foto da Samsung Electronics a realizar projectos para responder às alterações climáticas globais.
O nossos produtos Ecologicamente Conscientes contribuem para um planeta saudável
Uma imagem de fundo da Página de Produtos Ecologicamente Conscientes