Eficiência de Recursos

Conserve, use por mais tempo e reutilize

Uma imagem visual chave da página de Eficiência de Recursos

Desde a Revolução Industrial, o crescimento económico acompanhou a imprudente escavação e exploração dos recursos naturais. Os especialistas alertaram para os problemas ambientais de tal escavação e esgotamento futuro dos recursos. A Samsung Electronics está ciente destes avisos e implementa uma ampla gama de medidas de resposta.
No processo de desenvolvimento e fabrico de produtos, utilizamos recursos de forma eficiente através de inovações tecnológicas e encontramos formas para que o inevitável desperdício e os produtos em fim de vida sejam usados novamente. Iremos manter o esforço de fabricar produtos melhores com menos recursos e converter o lixo electrónico em recursos utilizáveis.

KPI para Eficiência de Recursos

Estas imagens mostram os resultados de 2019. Recolha cumulativa de lixo electrónico global: 403 milhões de toneladas Uso de Plástico Reciclado: 24,5 milhões de toneladas Taxa de reciclagem de resíduos nas Instalações da Samsung: 95% Intensidade do uso de água: 67 toneladas/100 milhões KRW
Desempenho até 2019 Recolha cumulativa de lixo electrónico global: 403 milhões de toneladas Uso de Plástico Reciclado: 24,5 milhões de toneladas Taxa de reciclagem de resíduos dos Locais da Samsung: 95% Intensidade do uso de água: 67 toneladas/100 milhões KRW

O nosso objectivo é uma economia circular em que os recursos sejam continuamente reutilizados

Para proteger um ambiente em crise e usar os recursos com mais eficiência, a Samsung Electronics está envolvida em esforços para se concentrar numa economia circular. Indo além da prática convencional de usar recursos uma vez e descartá-los, a Samsung está a trabalhar para garantir que os recursos possam ser reutilizados, recuperando, reutilizando e reciclando após a vida útil do produto. Minimizando o tipo de materiais utilizados e optimizando o método de montagem, desenvolvemos métodos de produção que minimizam o uso de recursos. Ao recolher produtos que atingiram o final da sua vida útil, recuperamos materiais valiosos. Através desta economia circular, a Samsung está a reduzir a quantidade de recursos naturais necessários para a produção, reduzindo gases de efeito estufa e poluentes da incineração de resíduos e evitando a contaminação do solo e da água subterrânea causada por aterros sanitários.
Acima de tudo, a melhor forma de conservar recursos é fabricar produtos de qualidade e duradouros. Ao fortalecer a durabilidade dos nossos produtos antes do lançamento através de uma série de rigorosos testes de fiabilidade e fornecendo serviços de reparação convenientes através dos seus locais de serviços globais, incluindo actualizações contínuas de software,
A Samsung está a expandir a vida dos nossos produtos para contribuir ainda mais para a economia circular e conservar recursos.

Estrutura da economia circular adoptada
pela Samsung Electronics

Mostra o que a Samsung está a fazer em cada estrutura que contribui para economia circular através do desenvolvimento de produtos, fabrico, distribuição, utilização de produtos, reparação / reutilização e reciclagem de resíduos.
Consumidor Utilização Usar produtos energeticamente eficientes para reduzir as emissões indirectas de GEE Melhorar o desempenho do produto, actualizar o firmware e prolongar a garantia do produto Reparar e Reutilizar Expandir continuamente os centros de assistência em todo o mundo Prolongar a vida útil do produto ao disponibilizar serviços de diagnóstico remoto e especializado Samsung Electronics Desenvolvimento Planear produtos que consumam menos energia e recursos Conceber produtos que sejam fáceis de desmontar e reciclar Design de produto para extensão de vida Comprar materiais e peças que não contenham substâncias perigosas Expandir o uso de recursos sustentáveis, tais como materiais reciclados Fazer negócios com ""Parceiros Ecológicos"" certificados Fabrico Expandir o uso de energia renovável nos locais de trabalho Minimizar o consumo de água e aumentar a reutilização Reciclar os resíduos dos locais de trabalho em recursos Usar alternativas químicas nos locais de trabalho Distribuição Usar materiais de embalagem sustentáveis e papel de origem sustentável Embalagens compactas e leves Reduzir as emissões de GEE e o uso de combustível ao optimizar a logística Empresa de Reciclagem Recolher e Reciclar Executar programas de recuperação de lixo electrónico em cada país Extrair e reutilizar materiais de produtos residuais Implementar um sistema de reciclagem de circuito fechado para recursos residuais

Damos nova vida aos produtos em fim de vida

Estabelecer um sistema de economia circular é um factor essencial e fundamental para minimizar o desperdício e usar os recursos eficientemente.
Portanto, a Samsung Electronics opera globalmente o Programa Re+, programa de recolha de lixo electrónico. Os produtos em fim de vida são recolhidos através dos nossos centros de serviços ou cooperativas de reciclagem, e os resíduos electrónicos recolhidos são reciclados utilizando um método ecológico e reutilizados como recursos úteis. Conseguimos recolher um total de 4,03 milhões de toneladas de resíduos entre 2009 e 2019.

Esta é uma imagem do programa Re+ da Samsung Electronics. Re+ é o programa mais eficiente de recursos da Samsung Electronics.
Esta é uma imagem do programa Re+ da Samsung Electronics. Re+ é o programa mais eficiente de recursos da Samsung Electronics.
  • Lista de instituições para recuperação e reciclagem por país 238 KB DOWNLOAD
  • Lista de instituições para embalamento e reciclagem de baterias em países europeus 2.64 MB DOWNLOAD

Depois de um recurso ser usado, ele é recuperado, reciclado e reutilizado.

A Samsung Electronics está a afastar-se da estrutura anterior de consumo de recursos, onde os recursos eram descartados após um único uso, e a procurar várias actividades que consideram a reciclagem em circuito fechado, que recupera, recicla e reutiliza os recursos usados. Como parte do nosso esforço para estabelecer uma estrutura social de reciclagem de recursos, primeiro analisamos a composição dos nossos principais produtos e reanalisamos de diferentes ângulos o impacto que cada substância tem na segurança da cadeia de fornecimento, no ambiente, na sociedade e na economia.

Esta imagem mostra a composição típica dos telemóveis, que são feitos de 35,1% de plástico, 20,2% de alumínio, 10,6% de aço, 10,0% de cobre, 8,6% de cobalto e 15,5% de outros materiais.
Esta imagem mostra a composição típica dos telemóveis, que são feitos de 35,1% de plástico, 20,2% de alumínio, 10,6% de aço, 10,0% de cobre, 8,6% de cobalto e 15,5% de outros materiais.

Um dos casos representativos dos esforços de reciclagem da Samsung é o Centro de Reciclagem Asan, que é estabelecido e operado pela Samsung. Todos os principais metais e plásticos que saem do centro de reciclagem são reutilizados para fabricar produtos electrónicos. Desde a sua criação em 1998, o Centro de Reciclagem Asan recicla os resíduos electrónicos. Apenas em 2019, ele processou 338.000 unidades de refrigeradores, máquinas de lavar roupa, ares condicionados e dispositivos de TI, separando 24.524 toneladas de metais importantes (aço, cobre, alumínio, etc.) e plástico para reciclagem. O plástico dos resíduos electrónicos, seleccionados no Centro de Reciclagem Asan, é fornecido a fabricantes de plásticos que os reformulam para reutilização. Utilizando uma tecnologia desenvolvida em conjunto, o Centro de Reciclagem Asan estabeleceu um sistema de reciclagem em circuito fechado que possibilita a utilização do plástico renovado nos produtos Samsung. As 1.882 toneladas de plástico renovado produzidas através deste sistema de reciclagem de ciclo fechado em 2019 foram utilizadas em refrigeradores, ares condicionados e máquinas de lavar roupa da Samsung. E ao considerar o plástico renovado adquirido de outros canais, aproximadamente 30.753 toneladas foram usadas no fabrico de electrodomésticos, TV, monitores e carregadores de telemóveis. O cobre é separado dos principais componentes (fios, compressores, etc.), reciclado e usado para fabricar outros componentes electrónicos. Outro exemplo é o cobalto, que é um dos principais recursos usados em baterias de telemóveis.

Esta imagem mostra o processo de reciclagem de circuito fechado de resíduos de plástico no Centro de Reciclagem Asan
O processo de reciclagem de circuito fechado no Centro de Reciclagem Asan

Promovemos resíduos zero para aterros sanitários e recirculação de Recursos

De acordo com o objectivo de dar vitalidade ao sistema de circulação de recursos, a Samsung Electronics está a trabalhar no desenvolvimento de tecnologias de processamento de resíduos e na expansão da separação de resíduos, a fim de garantir que zero resíduos vão para os aterros sanitários. Em 2019, aumentámos o nível de reciclagem através da reciclagem de cobre utilizando a tecnologia para produção de cobre bruto (97% cobre) com cobre extraído de lamas residuais e descartando separadamente resíduos de resina sintética, que costumavam ser incinerados. Em reconhecimento de tais esforços, foi concedida ao local de trabalho de Hwaseong a "Menção Presidencial para Empresas Líderes em Recirculação de Recursos" em Setembro de 2019, pelo Ministério do Ambiente coreano. Além disso, estamos actualmente a trabalhar na obtenção da certificação "Resíduos Zero para Aterros" para locais de trabalho na Coreia e estes esforços serão expandidos brevemente em locais de trabalho fora da Coreia.

Este infográfico mostra o processo de tratamento de resíduos. Quando as matérias-primas e os materiais auxiliares se tornam produtos e são descartados após o uso, são enviados para o centro de reciclagem, e os resíduos são transportados e descartados para serem reciclados e incinerados.
Este infográfico mostra o processo de tratamento de resíduos. Quando as matérias-primas e materiais auxiliares se tornam produtos e são descartados após o uso, são enviados para o centro de reciclagem, e os resíduos são transportados e descartados para serem reciclados e incinerados.

Substituímos materiais de embalagem plástica de uso único por materiais ecológicos.

Desde que estabeleceu a política de materiais de embalagem ecologicamente conscientes em 2018, a Samsung Electronics substituiu materiais de embalagem plásticos de uso único por materiais ecológicos, tal como o papel e materiais bioplásticos, e planeia substituir 100% do papel usado nas nossas embalagens e manuais pelo papel que obteve a certificação de gestão florestal sustentável, até 2020. Além disso, introduzimos a "eco-embalagem" nos nossos produtos de TV de estilo de vida, "The Frame", "The Serif" e "The Sero", aplicando o conceito de upcycling aos materiais da embalagem. O papelão ondulado é geralmente usado em embalagens de TV para proteger o produto. A Samsung Electronics reformulou totalmente o valor dos materiais da embalagem, ao desenvolver papelão ondulado com um design matricial. Assim, os clientes podem facilmente dobrá-los e remontá-los para outros usos, com a ajuda de um manual que demonstra como criar várias coisas, como itens para animais de estimação e pequenos móveis.

Aplicações de Materiais de Embalagem Ecológicos
Esta é uma imagem das aplicações de materiais de embalagem ecológicos
"Material de embalagem existente para Smartphone - Plástico: Carregador, Auricular, Borracha de ouvido, Cabo Material de embalagem para Galaxy S10 - Papel: Auricular, Borracha de ouvido, Cabo - Material não da embalagem: Carregador"

Extensão de Vida Útil do Produto

Maior vida útil do produto através de serviços ao cliente e maior durabilidade.

A Samsung Electronics esforça-se por melhorar a durabilidade dos seus produtos ao realizar vários testes, como testes de resistência, queda e vida útil na fase de desenvolvimento do produto, para que os nossos clientes possam desfrutar de um desempenho consistente por mais tempo. Indo além de atender aos padrões internacionais, também realizamos testes de limiar, como testes de queda livre por diferentes ângulos e material do piso, e testes de impermeabilidade sob várias condições.
A Samsung também se esforça por minimizar a substituição de peças e reparações devido a falhas no produto. Além disso, estamos a concentrar os nossos esforços para estender a vida útil dos produtos, fornecendo diagnósticos e correcções rápidas de produtos por especialistas em reparações. Para este fim, estamos a oferecer opções convenientes de serviços de recolha e remoção de produtos para reparações e estamos a expandir continuamente a rede autorizada de Centros de Reparações de Assistência da Samsung para fornecer serviços de diagnóstico e reparação mais precisos e mais rápidos.

Imagem de teste de durabilidade de telemóveis

Reduzir, reutilizar e reciclar valiosos recursos hídricos

Para uma operação empresarial sustentável, a Samsung Electronics está a concentrar esforços na estratégia 3R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) para recursos hídricos, com base na crença de que a protecção ambiental começa com uma gestão rigorosa dos recursos hídricos. Estamos a tentar reutilizar a água ao máximo através de esforços de conservação de rotina, como a optimização do funcionamento do local de trabalho, substituição de instalações decrépitas e melhoria das directrizes operacionais e através de esforços de melhorias estruturais, tais como a melhoria dos processos de fabrico e criação de sistemas de reciclagem. Assim, em 2019, a quantidade total de água reutilizada aumentou 10% em relação ao ano anterior, para 68.555.000 toneladas. Em particular, o local de trabalho de semicondutores, que utiliza uma grande quantidade de recursos hídricos, ultrapassou o seu objectivo de conservação da água ao modificar as variáveis de controlo de processos, alterar o método de processamento de águas residuais e optimizar as operações. Além disso, o local de trabalho de Pyeongtaek, que instalou grandes equipamentos hidráulicos nos últimos anos, estabeleceu metas de conservação de água de médio a longo prazo que reflectem os actuais objectivos de conservação e o funcionamento eficiente das instalações. A Samsung Electronics recebeu a certificação de "Pegada Hidráulica" da entidade Carbon Trust do Reino Unido, credenciada a nível global, pela primeira vez na indústria de semicondutores, como reconhecimento dos nossos esforços sustentáveis de gestão e conservação da água.

Este infográfico mostra as políticas de recursos hídricos. No parte de cima está a filosofia básica e na parte de baixo estão as directrizes. A filosofia básica é que a Samsung Electronics reconhece que os recursos hídricos são importantes para manter a sustentabilidade da sociedade e dos negócios, o que contribui para o cumprimento da nossa responsabilidade social como uma empresa global quanto a proteger esses recursos. As directrizes de acção são: 1) Procurar minimizar os riscos em termos de recursos hídricos na gestão dos negócios, 2) reconhecer a importância dos recursos hídricos como parte da nossa cultura empresarial, 3) cooperar activamente no cumprimento das políticas públicas de recursos hídricos e 4) divulgar as nossas políticas e actividades de recursos hídricos.
Este infográfico mostra as políticas de recursos hídricos. A vantagem é a filosofia básica e as directrizes de acção descendente. A filosofia básica é que a Samsung Electronics reconhece que os recursos hídricos são importantes para manter uma sociedade e negócios sustentáveis e isto contribui para o cumprimento da nossa responsabilidade social como uma empresa global para proteger esses recursos. As directrizes de acção são 1) Esforçar-se por minimizar os riscos de recursos hídricos na gestão de negócios, 2) reconhecer a importância dos recursos hídricos como parte da nossa cultura empresarial, 3) cooperar activamente no cumprimento das políticas públicas de recursos hídricos e 4) divulgar as nossas políticas e actividades de recursos hídricos.
Os nossos locais de trabalho ecologicamente conscientes coexistem com a natureza
Uma imagem de fundo da Página de Locais de Trabalho ecologicamente Conscientes