Desde a Revolução Industrial, o crescimento económico acompanhou a escavação e a exploração imprudente dos recursos naturais. Os especialistas alertaram para os problemas ambientais de tal escavação e esgotamento dos recursos no futuro. A Samsung Electronics está ciente destes avisos e está a implementar um vasto leque de medidas de resposta.
No processo de desenvolvimento e fabrico de produtos, utilizamos eficientemente recursos através da inovação tecnológica e encontramos maneiras de reutilizar resíduos inevitáveis e produtos em fim de vida. Continuaremos a envidar esforços para fazer produtos melhores, com menos recursos, e em converter resíduos electrónicos em recursos utilizáveis.

KPI de eficiência de recursos

Este infográfico mostra o progresso e objetivos globais de recuperação de produtos. O volume acumulado recuperado desde 2009. O objetivo para 2030 é de 7,5 milhões de toneladas, globalmente.
  • Cumulative take-back of global e-waste

  • Use of Recycled Plastic

  • Use of sustainably sourced paper packaging

  • Waste recycling rate of Samsung Locations

  • Water use intensity

Este infográfico mostra o progresso e objetivos globais de recuperação de produtos. O volume acumulado recuperado desde 2009. O objetivo para 2030 é de 7,5 milhões de toneladas, globalmente.
  • Cumulative take-back of global e-waste

  • Use of Recycled Plastic

  • Use of sustainably sourced paper packaging

Este infográfico mostra o progresso e objetivos globais de recuperação de produtos. O volume acumulado recuperado desde 2009. O objetivo para 2030 é de 7,5 milhões de toneladas, globalmente.
  • Waste recycling rate of Samsung Locations

  • Water use intensity

O nosso objetivo é uma economia circular em que os recursos sejam continuamente reutilizados

Para proteger um ambiente em crise e usar os recursos com mais eficiência, a Samsung Electronics está envolvida em esforços para se concentrar numa economia circular. Indo além da prática convencional de usar recursos uma vez e descartá-los, a Samsung está a trabalhar para garantir que os recursos possam ser reutilizados, recuperando, reutilizando e reciclando após a vida útil do produto. Minimizando o tipo de materiais utilizados e otimizando o método de montagem, desenvolvemos métodos de produção que minimizam o uso de recursos. Ao recolher produtos que atingiram o final da sua vida útil, recuperamos materiais valiosos. Através desta economia circular, a Samsung está a reduzir a quantidade de recursos naturais necessários para a produção, reduzindo gases de efeito estufa e poluentes da incineração de resíduos e evitando a contaminação do solo e da água subterrânea causada por aterros sanitários. Acima de tudo, a melhor forma de conservar recursos é fabricar produtos de qualidade e duradouros. Ao fortalecer a durabilidade dos nossos produtos antes do lançamento através de uma série de rigorosos testes de fiabilidade e fornecendo serviços de reparação convenientes através dos seus locais de serviços globais, incluindo atualizações contínuas de software, a Samsung está a expandir a vida dos nossos produtos para contribuir ainda mais para a economia circular e conservar recursos.

Estrutura de economia circular adotada pela Samsung Electronics
Estrutura de economia circular adotada pela Samsung Electronics

Incutirmos nova vida aos produtos em fim de vida

Estabelecer um sistema de economia circular é um fator essencial e fundamental para minimizar o desperdício e usar os recursos eficientemente. Portanto, a Samsung Electronics opera globalmente o Programa Re+, programa de recolha de lixo eletrónico. Os produtos em fim de vida são recolhidos através dos nossos centros de serviços ou cooperativas de reciclagem, e os resíduos eletrónicos recolhidos são reciclados utilizando um método ecológico e reutilizados como recursos úteis. Conseguimos recolher um total de 3,55 milhões de toneladas de resíduos entre 2009 e 2018.

Esta é uma imagem do programa Re+ da Samsung Electronics. Re+ é o programa de eficiência dos recursos mais representativo da Samsung Electronics.
  • Lista de instituições para retorno e reciclagem por país 92 KB DOWNLOAD
  • Lista de instituições para reciclagem de embalagens e baterias em países europeus 166 KB DOWNLOAD

Depois que um recurso é usado, ele é recuperado, reciclado e reutilizado.

A Samsung Electronics está a afastar-se da estrutura anterior de consumo de recursos, onde os recursos eram descartados após um único uso, e a procurar várias atividades que consideram a reciclagem em circuito fechado, que recupera, recicla e reutiliza os recursos usados. Como parte do nosso esforço para estabelecer uma estrutura social de reciclagem de recursos, primeiro analisamos a composição dos nossos principais produtos e re-analisamos de diferentes ângulos o impacto que cada substância tem na segurança da cadeia de fornecimento, no ambiente, na sociedade e na economia.

This image shows the typical composition of mobile phones, which are made of 35.1% plastic, 20.2% aluminium, 10.6% steel, 10.0% copper, 8.6% cobalt and 15.5% other materials.
One of the representative cases of Samsung’s recycling efforts is the Asan Recycling Centre, which is established and operated by Samsung. All major metal and plastic that comes out of the recycling centre are re-used to make electronics. Since it was established in 1998, The Asan Recycling Centre has been recycling waste electronics. In 2017 alone, it has processed 357,000 units of refrigerators, washing machines, air conditioners, and IT devices, separating 25.365 tons of major metals (steel, copper, aluminium, etc.) and plastic to be recycled. The plastic from waste electronics, sorted at the Asan Recycling Centre, are supplied to plastic manufacturers who reformulate them for reuse. Using a jointly-developed technology, Asan Recycling Centre has established a closed-loop recycling system that makes it possible to use the renewed plastic in Samsung products. The 1,500 tons of renewed plastic produced through this closed-loop recycling system in 2017 were used in Samsung refrigerators, air conditioners and washing machines. And when you consider the renewed plastic acquired from other channels, approximately 35,000 tons were used in making appliances, TVs, monitors and mobile phone chargers. Copper is separated from major components (wires, compressors, etc.), recycled and used to make other electronics. Another example is cobalt, which is one of the major resources used in mobile phone batteries. To recycle cobalt, it is extracted from lithium-ion batteries and reused as raw materials for batteries. In addition, we are making various attempts to achieve closed-loop recycling of major metal resources, such as using aluminium recovered from discarded mobile phones into frames of certain TV models in 2017.

Um dos casos representativos dos esforços de reciclagem da Samsung é o Centro de Reciclagem Asan, que é estabelecido e operado pela Samsung. Todos os principais metais e plásticos que saem do centro de reciclagem são reutilizados para fabricar produtos eletrónicos. Desde a sua criação em 1998, o Centro de Reciclagem Asan recicla os resíduos eletrónicos. Apenas em 2018, ele processou 369.000 unidades de refrigeradores, máquinas de lavar roupa, ares condicionados e dispositivos de TI, separando 25.207 toneladas de metais importantes (aço, cobre, alumínio, etc.) e plástico para reciclagem. O plástico dos resíduos eletrónicos, selecionados no Centro de Reciclagem Asan, é fornecido a fabricantes de plásticos que os reformulam para reutilização. Utilizando uma tecnologia desenvolvida em conjunto, o Centro de Reciclagem Asan estabeleceu um sistema de reciclagem em circuito fechado que possibilita a utilização do plástico renovado nos produtos Samsung. As 2.743 toneladas de plástico renovado produzidas através deste sistema de reciclagem de ciclo fechado em 2018 foram utilizadas em refrigeradores, ares condicionados e máquinas de lavar roupa da Samsung. E ao considerar o plástico renovado adquirido de outros canais, aproximadamente 39.000 toneladas foram usadas no fabrico de eletrodomésticos, TVs, monitores e carregadores de telemóveis. O cobre é separado dos principais componentes (fios, compressores, etc.), reciclado e usado para fabricar outros componentes eletrónicos. Outro exemplo é o cobalto, que é um dos principais recursos usados em baterias de telemóveis.

Esta imagem mostra o processo de reciclagem em circuito fechado dos resíduos plásticos no Centro de Reciclagem em Asan.plásticos no Centro de Reciclagem em Asan.
Esta imagem mostra o processo de reciclagem em circuito fechado dos resíduos plásticos no Centro de Reciclagem em Asan.plásticos no Centro de Reciclagem em Asan.

Convertemos desperdícios de fabricação em recursos

A quantidade de desperdício produzida no desenvolvimento de produtos durante o processo de fabricação é considerável. No caso de dispositivos eletrônicos complexos com diversos componentes, mesmo a embalagem de cada peça jogada fora conta. Ao final de um projeto, os vários produtos principais usados para refinar um produto são desperdiçados. Se todos forem incinerados ou enterrados, o ambiente será poluído e os recursos esgotarão. Ao processar os resíduos em uma empresa de reciclagem ecologicamente responsável, a Samsung aumenta a recuperação de materiais recicláveis, alcançando sua meta geral de reciclagem de 95% em 2016, quatro anos antes do planejado.

Esta imagem mostra o processo de reciclagem em circuito fechado dos resíduos plásticos no Centro de Reciclagem em Asan.

Substituímos materiais de embalagem plástica de uso único por materiais ecológicos.

Recentemente, a poluição marinha por plásticos, microplásticos e outros problemas relacionados com plásticos tornaram-se um tópico muito debatido em todo o mundo. Alinhada com essa tendência, a Samsung Electronics estabeleceu uma política de embalagem ecologicamente consciente e está a substituir os materiais plásticos de uso único usados nas nossas embalagens de produtos com papel, bioplástico ou outros materiais ambientais. O bioplástico é um plástico ecológico com menor teor de combustível fóssil possibilitado pelo uso de amido, cana-de-açúcar e outros materiais biológicos. Além disso, planeamos usar apenas papel que obteve a certificação florestal sustentável nas embalagens e manuais de todos os nossos produtos até 2020.

Aplicações de materiais de embalagem ecológicos
Uma foto do Material de Embalagem Existente para Smartphone e Material de Embalagem para o Galaxy S10
"Material de embalagem existente para Smartphone - Plástico: Carregador, Auricular, Borracha de ouvido, Cabo Material de embalagem para Galaxy S10 - Papel: Auricular, Borracha de ouvido, Cabo - Material não da embalagem: Carregador"

Extensão da vida útil do produto

Extensão da vida útil do produto por meio de serviço ao cliente e maior durabilidade.

A Samsung Electronics busca melhorar a durabilidade de seus produtos conduzindo vários testes de força, queda, e de vida útil na etapa de desenvolvimento dos produtos, para que os clientes possam aproveitar um desempenho consistente por mais tempo. Indo além de atender aos padrões internacionais, também realizamos testes de limitações, como testes de queda livre com ângulos e materiais de piso diferentes, e testes à prova d'água sob várias condições.
A Samsung busca minimizar a substituição e o reparo de peças por falha no produto. Além disso, nos concentramos em estender a vida útil dos produtos fornecendo diagnósticos rápidos de produtos e reparos feitos por especialistas. Para isso, estamos oferecendo opções convenientes de serviços de reparos e expandindo continuamente a rede autorizada de Centros de Reparo da Samsung para fornecermos diagnósticos e serviços de reparo mais rápidos e precisos.

Imagem do teste de durabilidade do celular
“Galaxy Upcycling”
- Cumprir a Responsabilidade Social através de Telemóveis Descartados

Desde 2016 que a Samsung Electronics tem perseguido continuamente o projeto Galaxy Upcycling, que transforma antigos smartphones Galaxy que já não são usados em dispositivos IoT recém-executados. Graças a esses dispositivos IoT - alimentadores de animais domésticos e campainhas de portas, para citar alguns - conseguimos melhorar a qualidade de vida dos nossos consumidores e, ao mesmo tempo, proteger o ambiente.
Em 2018, realizámos um projeto de desenvolvimento de oftalmoscópio de baixo custo usando a tecnologia Galaxy Upcycling como a nossa tecnologia apropriada. Em cooperação com o Project BOM da Yonsei University Health Syste, que a Samsung Electronics apoia através do Tomorrow Solution Program, desenvolvemos oftalmoscópios que podem ser usados em países em desenvolvimento onde as pessoas não podem receber tratamento médico devido à dificuldade de distribuir dispositivos de diagnóstico caros. Como resultado, espera-se que muitos residentes de países em desenvolvimento escapem ao risco de cegueira. Além disso, planeamos expandir o uso de tecnologia para dispositivos de diagnóstico cervical, entre outros, para contribuir ainda mais para a promoção da saúde nos países em desenvolvimento.
O “Galaxy Upcycling Program” planeia propor vários conceitos que vão além do setor de saúde para reduzir o desperdício de recursos em cooperação com instituições que se esforçam por alcançar o desenvolvimento sustentável num ambiente com recursos limitados.

Imagem de Cumprir a Responsabilidade Social através de Telemóveis Descartados

Conservar, reutilizar e reciclar recursos de água valiosos

Em resposta à crescente crise global de recursos hídricos, e como parte dos nossos esforços de proteção ambiental, a Samsung Electronics instituiu a Estratégia 3R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) para os recursos hídricos. Evitámos o desperdício de recursos hídricos, substituindo válvulas antigas para impedir fugas e desenvolvendo unidades de controlo sofisticadas, de modo a que apenas a quantidade necessária seja usada. Além disso, reformámos os nossos processos para que a água possa ser reutilizada e o consumo de água reduzido. Anteriormente, a água usada num processo não podia ser reutilizada noutro, pois cada processo exigia água com padrões diferentes. No entanto, ao padronizar a água, podemos agora reutilizar a água em múltiplos processos. Graças a esses esforços, pudemos reutilizar 60.609 toneladas de água em 2018, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano anterior, e a água reutilizada representou 45,1% da água total utilizada. Continuamos a procurar várias formas de reduzir o nosso consumo de água baseado na intensidade (tonelada/KRW 100 milhões) para 50 até 2020.

Esse infográfico mostra as políticas de recursos hídricos. O lado superior é a filosofia básica, e o lado inferior são as diretrizes de ação. A filosofia básica é que a Samsung Electronics reconhece que recursos hídricos são importantes para manter uma sociedade e empresa sustentáveis, e isso contribui para cumprir com a nossa responsabilidade social como uma empresa global para proteger tais recursos. As diretrizes de ações são 1) Buscar minimizar riscos de recursos hídricos na gestão de negócios, 2) reconhecer a importância de recursos hídricos como parte de nossa cultura corporativa, 3) cooperar ativamente em respeitar as políticas públicas de recursos hídricos e 4) divulgar nossas atividades e políticas de recursos hídricos.
Os nossos locais de trabalho ecologicamente conscientes coexistem com a natureza
Uma imagem de fundo da Página de Locais de Trabalho ecologicamente Conscientes