Filosofia

O que prometemos

A nossa promessa num desempenho responsável como uma empresa líder global

Imagem visual principal da filosofia em visão

A Samsung está comprometida em cumprir as leis e regulamentos locais, bem como em aplicar um estrito código de conduta global a todos os funcionários. Acredita que a gestão ética não é apenas uma ferramenta para responder às rápidas mudanças no ambiente comercial global, mas também um veículo para o desenvolvimento da confiança das suas diversas partes interessadas, incluindo clientes, accionistas, funcionários, parceiros comerciais e comunidades locais. Com o objectivo de se tornar uma das empresas mais éticas do mundo, a Samsung continua a formar os seus funcionários e a realizar sistemas de monitorização, enquanto pratica uma gestão empresarial justa e transparente.

Cinco princípios comerciais da Samsung

Para expressar o seu compromisso com a responsabilidade social como empresa líder mundial, a Samsung Electronics anunciou os “Cinco princípios comerciais da Samsung” em 2005. Os princípios servem como base para o seu código de conduta global em conformidade com as normas jurídicas e éticas e o cumprimento das suas responsabilidades sociais empresariais.

1Cumprimos com as leis e normas éticas.

  • Respeitamos a dignidade e diversidade dos indivíduos.

    Respeitamos os direitos humanos básicos de todas as pessoas. Trabalho forçado, exploração salarial e escravatura infantil não são permitidos sob quaisquer circunstâncias. Não discriminamos nacionalidade, raça, sexo, religião, etc. e tratamos todas as partes interessadas e as partes no seu papel de clientes ou funcionários.

  • Competimos de forma justa em conformidade com a lei e ética comercial.

    Cumprimos com todas as regras de outros países e comunidades regionais, respeitamos a ordem da concorrência de mercado e competimos de forma justa. Não lucramos de forma injusta por meios ilegais com éticas comerciais erradas. Não oferecemos nem recebemos prendas compensatórias, subornos nem presenteamos pessoas durante a realização de actividades comerciais.

  • Mantemos uma contabilidade transparente através de registos contabilísticos precisos.

    Registamos e gerimos todas as transacções com precisão para que todas as partes interessadas compreendam claramente que as nossas actividades comerciais cumprem as normas contabilísticas que são utilizadas internacionalmente, bem como as normas contabilísticas de cada país. Conforme prescrito por lei, somos transparentes com informações sobre a empresa e os principais aspectos da gestão, tais como alterações financeiras na empresa.

  • Não intervimos na política e mantemos a neutralidade.

    Respeitamos os direitos políticos e as decisões políticas de uma pessoa e não realizamos actividades políticas dentro da empresa. Não usamos os fundos da empresa, recursos humanos, instalações, etc. para fins políticos.

2Mantemos uma cultura organizacional limpa.

  • Mantemos a vida privada e a vida pública estritamente separadas de todas as actividades comerciais.

    Em caso de conflito entre a empresa e uma pessoa, damos prioridade aos interesses jurídicos da empresa. Não defendemos interesses pessoais usando a propriedade da empresa e a nossa própria posição e não nos envolvemos em qualquer actividade inadequada como desvio ou apropriação indevida de activos da empresa. Não temos negócios com títulos negociáveis como a compra e venda de acções utilizando informações adquiridas oficialmente.

  • Protegemos e respeitamos a propriedade intelectual da empresa e de outras pessoas.

    A propriedade intelectual e as informações confidenciais não saem da empresa sem autorização ou aprovação prévia. Respeitamos a propriedade intelectual de outros e não estamos envolvidos em qualquer acto de violação, como a utilização não autorizada, reprodução, distribuição, alterações, etc.

  • Criamos um ambiente saudável.

    Não permitimos qualquer comportamento que possa prejudicar relacionamentos saudáveis com colegas, como assédio sexual, transacções de dinheiro ou violência. Não formamos facções que poderiam causar incompatibilidade dentro do grupo, nem organizamos grupos privados.

3Respeitamos os clientes, accionistas e funcionários.

  • A satisfação do cliente é a nossa principal prioridade.

    Fornecemos produtos e serviços que cumprem as necessidades e expectativas dos clientes. Temos um relacionamento amigável e sincero com os nossos clientes e aceitamos sugestões e reclamações com modéstia. Além disso, respeitamos e honramos quaisquer informações.

  • Procuramos a gestão de valor orientada para o accionista.

    Fornecemos benefícios a longo prazo aos accionistas através de investimentos razoáveis e da melhoria da eficiência operacional. Criamos benefícios estáveis mediante actividades de gestão consistentes e aumentamos o valor de mercado da empresa. Além disso, respeitamos os direitos dos accionistas, pedidos e ideias razoáveis.

  • Envidamos esforços para a melhoria da "qualidade de vida” dos nossos funcionários.

    Fornecemos igualdade de oportunidades para todos os funcionários e tratamo-los de forma justa de acordo com as suas capacidades e desempenho. Recomendamos o autodesenvolvimento contínuo dos funcionários e apoiamos as melhorias necessárias para que desempenhem as suas funções. Além disso, criamos um ambiente de trabalho que pode funcionar de forma autónoma e criativa.

4Preocupamo-nos com o ambiente, a segurança e a saúde.

  • Procuramos a gestão ecológica.

    Cumprimos as normas internacionais relativas à protecção ambiental, actos relacionados e estatuto subordinado e regulamentos internos. Envidamos constantes esforços de protecção ambiental em todas as actividades comerciais, tais como o desenvolvimento, fabrico, vendas, etc. Assumimos a liderança na utilização eficaz dos recursos, como a reciclagem de recursos.

  • Colocamos ênfase na segurança e na saúde das pessoas.

    Cumprimos as normas internacionais relativas à segurança, actos relacionados e estatuto subordinado e regulamentos internos. Obedecemos às normas de segurança, criamos um ambiente de trabalho confortável e prevenimos acidentes por negligência.

5Somos um cidadão empresarial socialmente responsável.

  • Desempenhamos obrigações básicas fielmente como um cidadão empresarial.

    Envidamos esforços para suscitar a crença nas responsabilidades e obrigações da empresa como um membro da comunidade regional. Trabalhamos arduamente para a criação de empregos seguros e compreendemos com sinceridade a responsabilidade do pagamento de impostos.

  • Estabelecemos relações entre parceiros comerciais e a coexistência e a prosperidade mútua.

    Fornecemos igualdade de oportunidades para todos os funcionários e tratamo-los de forma justa de acordo com as suas capacidades e desempenho. Recomendamos o autodesenvolvimento contínuo dos funcionários e apoiamos as melhorias necessárias para que desempenhem as suas funções. Além disso, criamos um ambiente de trabalho que pode funcionar de forma autónoma e criativa.

  • Respeitamos as características sociais e culturais actuais e possuímos gestão cooperativa (prosperidade/cooperação mútua).

    Respeitamos as leis, cultura e valores da comunidade regional e contribuímos para a melhoria da qualidade de vida. Mantemo-nos atentos ao desenvolvimento de uma sociedade saudável através de actividades de interesse público, tais como o estudo intelectual e artístico, cultura, actividades desportivas, etc. Participamos activamente em actividades de serviço social como trabalho voluntário, ajuda humanitária, etc.