Entretenimento

Em busca de mistérios
mágicos na arte – Parte I

Arte com histórias: o que há por detrás de pinturas e artistas famosos.

O Quadro na parede apresenta uma das pinturas de Johannes Vermeer, “Mulher com um colar de pérolas”, fazendo da sala uma galeria, e uma mulher observa a obra de arte. O Quadro na parede apresenta uma das pinturas de Johannes Vermeer, “Mulher com um colar de pérolas”, fazendo da sala uma galeria, e uma mulher observa a obra de arte.

Entrar no mundo da arte pode ser intimidador, mas não é obrigatório que seja. Não se trata de ser chique, mas de encontrar uma ligação pessoal com algo maior que nós. Cada obra é uma história, congelada no tempo, e reflete o momento em que foi criada. Estas histórias com arte têm a capacidade de nos divertir, renovar, ensinar e inspirar. Encontrar significado na arte traz beleza e magia ao nosso dia a dia.

The Frame is showing Van Gogh's 'Sunflowers' as one of Van Gogh's famous paintings. The Frame is showing Van Gogh's 'Sunflowers' as one of Van Gogh's famous paintings.

Descubra a história por detrás da tela

Compreender a história por detrás de uma obra de arte e o artista que a criou conduz a uma apreciação mais profunda da peça e da sua história. Afinal, uma verdadeira obra-prima reflete fielmente a alma, a vida e a visão da pessoa que a criou. Por vezes, o que descobrimos pode até surpreender-nos. Sabia que muitos dos artistas hoje admirados e famosos foram em grande parte ignorados em vida? Ou que alguns dos pintores mais respeitados e influentes dos nossos dias enfrentaram intensas críticas dos seus contemporâneos? Partilhamos aqui cinco histórias de artistas e as suas contribuições para o mundo da arte.

O Quadro da Samsung, mostra “O Pintor de Girassóis” de Paul Gauguin, uma das pinturas famosas de sempre, que uma história sobre a amizade entre Paul Gauguin e van Gogh. O Quadro da Samsung, mostra “O Pintor de Girassóis” de Paul Gauguin, uma das pinturas famosas de sempre, que uma história sobre a amizade entre Paul Gauguin e van Gogh.

Os girassóis de van Gogh e Gauguin

"Vincent van Gogh, um dos pintores pós-impressionistas mais famosos do mundo, só foi reconhecido pelo seu talento depois de morrer. Atormentado por uma doença mental crónica ao longo da sua vida, foi um artista desconhecido que buscava consolo na sua arte. Os girassóis eram um dos temas preferidos de van Goghe ele pintava-os frequentemente. De facto, em 1888, van Gogh pintou vários quadros de girassol para decorar um quarto onde o seu amigo e colega artista, Paul Gauguin, ficaria hospedado.

No período em que moravam na mesma casa, Gauguin pintou “O Pintor de Girassóis” e diz-se que o próprio van Gogh não gostou particularmente da obra. Durante a sua vida, Gauguin foi frequentemente criticado por experimentar composições não convencionais e cores fortes e contrastantes nas suas pinturas. Foram as diferentes ideologias dos dois artistas que levaram à sua queda.

Hoje, as técnicas arrojadas pelas quais Gauguin foi criticado no seu tempo fazem dele um mestre do movimento pós-impressionista. E apesar da sua vida difícil e morte trágica, as obras de arte de van Goghdão esperança e conforto a muitas outras pessoas em todo o mundo.

“A arte serve para consolar aqueles que são destruídos pela vida.”

– Vincent van Gogh

O Quadro no suporte de estúdio mostra “ Mulher com um colar de pérolas” do artista holandês Johannes Vermeer, também conhecido como o mestre da luz. O Quadro no suporte de estúdio mostra “ Mulher com um colar de pérolas” do artista holandês Johannes Vermeer, também conhecido como o mestre da luz.

Génio da luz e das sombras

Johannes Vermeer e os seus quadros quase desapareceram para a obscuridade. Artista do período Barroco holandês , Vermeer produziu um pequeno conjunto de obras de arte ao longo da sua vida, trabalhando lenta e meticulosamente. Embora conhecido hoje pelo seu domínio da representação da luz e os seus reflexos nas suas representações íntimas da vida quotidiana holandesa , muitas das suas obras-primas foram atribuídas incorretamente a outros artistas ao longo dos anos. Hoje em dia, Vermeer é reconhecido como um mestre da Idade de Ouro Holandesa.

The Frame TV with Art Mode shows one of Edouard Manet's famous paintings, 'In the Conservatory' which has a story of a painter about Edouard impressionist painter. The Frame TV with Art Mode shows one of Edouard Manet's famous paintings, 'In the Conservatory' which has a story of a painter about Edouard impressionist painter.

Pioneiro do Impressionismo

Considerado polémico por romper com as tradições do Realismo da sua época, Édouard Manet permaneceu fiel à sua visão única e inovadora ao longo da sua vida. Popularizou a técnica alla prima , que consiste em pintar diretamente com a cor pretendida, em vez de aplicar diferentes tonalidades na tela. Essa técnica de pintura foi mais tarde adotada de forma generalizada por impressionistas, muitos dos quais foram grandemente influenciados por Manet.

“A Anunciação”, de El Greco , é apresentada no Quadro. E traz o estilo El Greco e o modernismo para a sala, mostrando uma das pinturas do artista helénico. “A Anunciação”, de El Greco , é apresentada no Quadro. E traz o estilo El Greco e o modernismo para a sala, mostrando uma das pinturas do artista helénico.
O Quadro da Samsung  mostra a obra “Rua parisiense, dia chuvoso” (1877) de Gustave Caillebotte na Loja de Arte. O Quadro da Samsung  mostra a obra “Rua parisiense, dia chuvoso” (1877) de Gustave Caillebotte na Loja de Arte.
Loja de Arte
Organize a sua própria colecção personalizada com peças da Loja de Arte do Quadro.

Visionário da arte moderna

Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido em todo o mundo como El Greco, tinha a capacidade de se expressar através da pintura de uma forma que o mundo nunca antes tinha visto. Contra as tendências da sua época, El Greco incorporou nas suas criações elaboradas elementos abstratos, como formas alongadas e cores não naturais. O seu estilo dramático e único foi de tal forma influente que o seu trabalho é frequentemente considerado “a origem da arte moderna”

* As imagens são simuladas e apenas para fins ilustrativos. As especificações de aparência, design e GUI (Interface Gráfico de Utilizador) que não afetam o desempenho do produto estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
* A Art Store pode não estar disponível em alguns países.
* As peças de arte da Art Store estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
* O Modo de Arte (Serviço Inteligente) e a IGU (GUI Interface Gráfica do Utilizador) podem variar de acordo com o modelo e a região.
* É necessária uma subscrição da Loja de Arte.
* O Suporte de Estúdio é vendido separadamente.

Descubra mais sobre as pinturas que contam uma história

Adicione arte e beleza ao seu dia-a-dia.Adicione arte e beleza ao seu dia-a-dia.

Leia estas histórias a seguir