Comida e Casa

O caminho mais rápido para uma boa noite de descanso

Algumas dicas úteis para adormecer mais rapidamente.

Encontrando o verdadeiro descanso para o corpo e a mente, uma mulher lê um livro num sofá. A sala de estar está com a melhor temperatura para dormir. Encontrando o verdadeiro descanso para o corpo e a mente, uma mulher lê um livro num sofá. A sala de estar está com a melhor temperatura para dormir.

Os especialistas lembram-nos que necessitamos de umas boas sete a nove horas de sono por noite para funcionarmos de maneira ideal. Mas quantos de nós conseguimos realmente seguir esse regime? A vida parece inundar-nos com distracções para onde quer que olhemos, tornando mais difícil deixar o stress para trás e descontrair depois de chegarmos a casa.

Ainda mais fatigante é o facto de que, a longo prazo, a privação de sono não só nos deixa com uma perpétua sensação de atordoamento e fraqueza, como também pode conduzir a uma série de complicações de saúde que bem poderíamos dispensar, como obesidade, diabetes e depressão.

A ciência do sono

A boa notícia é que uma boa noite de sono não é impossível de alcançar. Apresentamos alguns passos simples que lhe permitirão adormecer profundamente mais cedo do que imagina.

Uma mulher dorme profundamente numa cama no parece ser um ambiente com a temperatura ideal para dormir. Uma mulher dorme profundamente numa cama no parece ser um ambiente com a temperatura ideal para dormir.
Uma mulher fecha as cortinas do quarto. É um dos truques para dormir bem. Uma mulher fecha as cortinas do quarto. É um dos truques para dormir bem.

1. Dê as boas-vindas ao escuro

Se quiser ter um sono de qualidade terá que diminuir a intensidade das luzes, fechar as cortinas e desligar os aparelhos electrónicos – smartphone, laptop, televisão – pelo menos uma hora antes de dormir. A escuridão desencadeia a excreção de melatonina, a hormona indutora do sono que mantém em equilíbrio o ritmo circadiano, o nosso relógio interno. Transforme o seu quarto num santuário aconchegante e afaste a atenção do seu cérebro de todas as coisas brilhantes. Verá que se acalma consideravelmente mais rápido.

Para dormir mais profundamente, a mulher deita-se numa almofada e num lençol brancos e limpos. Para dormir mais profundamente, a mulher deita-se numa almofada e num lençol brancos e limpos.

2. Durma num ambiente limpo e arrumado

Um quarto desordenado é sinal de uma mente desordenada. Deitando-se em roupa limpa e livrando-se da confusão e das perturbações poderá mergulhar na terra dos sonhos num piscar de olhos. Lençóis limpos e um quarto arrumado fazem-nos acordar um pouco mais rejuvenescidos.

Chá para ansiedade e relaxamento é uma das dicas para dormir bem. Uma mulher está a beber chá de lavanda para adormecer profundamente na cama. Chá para ansiedade e relaxamento é uma das dicas para dormir bem. Uma mulher está a beber chá de lavanda para adormecer profundamente na cama.

3. Acalme os sentidos

Borrifar alfazema na roupa de cama e tomar uma chávena de chá de ervas morno ajudará os seus sentidos a tranquilizarem-se antes de dormir e a restaurar o equilíbrio. A lavanda tem um longo historial de uso medicinal e acredita-se que tenha propriedades de alívio da ansiedade que aumentam o relaxamento e a sensação geral de calma.

O ar condicionado Samsung está pendurado na parede e a tecnologia WindFree™ do AC Samsung cria o ambiente perfeito para dormir O ar condicionado Samsung está pendurado na parede e a tecnologia WindFree™ do AC Samsung cria o ambiente perfeito para dormir

4. Mantenha as perturbações sob controlo

Controlar o clima da divisão onde vai dormir é fundamental – mas fazê-lo sem qualquer perturbação é ainda mais benéfico porque uma corrente de ar direta pode ser incómoda, perturbando o seu sono. A tecnologia WindFree™* exclusiva da Samsung arrefece o ar rapidamente com suavidade, garantindo-lhe um sono confortável sem correntes indesejadas.*

Boa noite. Uma noite sem correntes de ar.

* A ASHRAE (Sociedade Americana de Engenharia de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado) define “ar parado” como deslocações com velocidades abaixo de 0.15 m/s e sem correntes frias.

Leia estas histórias a seguir