What is Smart TV

Em busca da smart TV perfeita

Já parou para pensar no que há de tão inteligente em "smart TVs"?
A TV que possui atualmente é uma smart TV? E qual o valor que uma smart TV realmente oferece? Tinha que descobrir.

O primeiro passo foi procurar na web pela definição de smart TV. Depois de pesquisar a Wikipedia e algumas outras definições de dicionário, o consenso era que uma smart TV tem conectividade com a Internet, é executada num sistema operativo e vem com o seu próprio serviço de aplicações.

Mas agora a questão era, de todas as marcas de smart TVs por aí, qual delas é a melhor smart TV?

A interface do Smart Hub é exibida sobre uma imagem de fundo da natureza no ecrã da TV; a interface do utilizador contém vários conteúdos, como "Novidades", "Veja o próximo" e várias aplicações como Netflix, Prime Video, Apple TV, Google Play Movies & TV, YouTube, Spotify, SmartThings, Internet, DEEZER e Galeria.

Como escolher a smart TV certa

Vários conteúdos

O maior valor de uma smart TV seria a capacidade de desfrutar de conteúdo além dos canais de TV regulares. Uma smart TV com os seus serviços de VOD favoritos, como Netflix, Amazon, YouTube, além de serviços de transmissão de música, como o Spotify, e até mesmo vários jogos e conteúdos desportivos para aproveitar como quiser. Até mesmo as transmissões via cabo e satélite pagas, que costumavam estar disponíveis apenas com um descodificador, agora estão disponíveis para serem vistas em smart TVs - só precisa de instalar a aplicação fornecida pela empresa de transmissão por cabo ou satélite. E se já estiver inscrito nesses serviços, pode ignorar o tedioso processo de instalação.

* É necessária uma ligação à Internet e subscrição do serviço de conteúdo.

Pesquisa rápida e fácil

Outra boa dica para lembrar ao procurar a melhor smart TV é encontrar uma. Com a quantidade infinita de conteúdo disponível online, tornou-se muito mais difícil escolher o que ver, por isso, ter uma função de pesquisa conveniente é importante.

Recomendações de conteúdo personalizado

E se não quiser procurar algo para ver, precisará de um recurso inteligente que recomende conteúdo com base na sua visualização e no histórico de pesquisa. Tire um segundo e imagine isto - está apenas a contar os dias para a nova temporada do seu programa de TV favorito. Quão conveniente seria ter a sua smart TV a fazer recomendações com base nesse programa para aproveitar entretanto? E quando a nova temporada finalmente chegar, ela avisa. Que amiga.

A Smart TV na parede e o ecrã de visualização do Smart Hub com a legenda "Crie o seu Smart Hub. Adicione as suas aplicações favoritas para criar o seu próprio hub inteligente".

Usabilidade

Mas não importa quão grandes sejam os recursos, tudo fica sem sentido se a Smart TV for inconveniente de usar.

Uma ótima smart TV deve detetar automaticamente qualquer dispositivo conectado via HDMI e eliminar a necessidade de usar vários controlos remotos. Longe vão os dias de procurar freneticamente os seus controlos remotos. Com apenas o controlo remoto da TV, deve ser capaz de reproduzir/pausar a transmissão de conteúdo do seu descodificador.

Outra característica que está a ganhar popularidade é o reconhecimento de voz. É muito mais conveniente do que escrever ou usar sensores de movimento para controlar a sua smart TV. É útil quando procura conteúdo ou informação.

Conectividade fácil com outros dispositivos

Verificar se uma smart TV pode conectar-se facilmente a outros dispositivos é outro requisito importante ao escolher uma nova smart TV. Confie em mim, vai querer conectar o seu smartphone à sua TV para ver o conteúdo num ecrã maior. Imagens e vídeos do seu telefone podem parecer totalmente diferentes quando os vê num ecrã grande.

A Internet das coisas está a ganhar popularidade, por isso, naturalmente, a fácil conectividade com vários dispositivos ativados para internet em toda a casa está a tornar-se um requisito.

SmartThings UI na Smart TV com ícones IoT; telemóvel, máquina de lavar roupa, câmara, interruptor, frigorífico, luz.

Pense nisso, pode ver um filme no seu telefone a caminho de casa vindo do trabalho e continuar a ver perfeitamente no ecrã da TV assim que chegar a casa. Esse nível de capacidade de alta tecnologia faria sentir-se como uma personagem num filme de ficção científica.

No final do dia, trata-se do que os consumidores querem. A melhor smart TV é fácil de configurar, com conexões simples para outros dispositivos. Precisa de ser fácil navegar pelo conteúdo e oferecer recomendações personalizadas com mais variedade de conteúdo. E acima de tudo, precisa de ter facilidade de uso por toda parte. Saiba mais sobre tudo o que as smart TVs da Samsung têm a oferecer e que recursos as diferenciam da multidão.