Princípios de Negócio

A Samsung está empenhada em cumprir as leis e os regulamentos locais assim como aplicar um rigoroso código global de conduta para todos os funcionários. Acredita que a gestão ética não é apenas uma ferramenta para responder às rápidas mudanças no ambiente empresarial global, é também um veículo para criar confiança com as várias partes interessadas, incluindo clientes, accionistas, funcionários, parceiros comerciais e comunidades locais. Com o objectivo de se tornar uma das empresas mais éticas do mundo, a Samsung continua a formar os seus funcionários, a utilizar sistemas de monitorização e, ao mesmo tempo, a praticar uma gestão empresarial justa e transparente.

Cinco princípios empresariais da Samsung

Numa expressão do seu compromisso para com a responsabilidade social empresarial enquanto empresa líder mundial, a Samsung Electronics anunciou os "Cinco princípios empresariais da Samsung" em 2005. Os princípios servem como base para o código global de conduta em conformidade com normas legais e éticas e o cumprimento das suas responsabilidades sociais empresariais.

Cumprimos as leis e as normas éticas.

Respeitamos a dignidade e a diversidade dos indivíduos.

Respeitamos os direitos humanos básicos de todas as pessoas. Trabalhos forçados, exploração salarial e escravatura infantil não são, de modo algum, permitidos. Não discriminamos contra nacionalidade, raça, sexo, religião, etc. e tratamos todas as partes interessadas como clientes ou funcionários.

Competimos de forma justa em conformidade com a lei e a ética empresarial

Cumprimos todas as regras dos outros países e comunidades regionais, respeitamos a concorrência do mercado e competimos de forma justa. Não fazemos lucros desleais através de meios ilegais provenientes de uma má ética comercial. Não damos nem recebemos presentes, subornos nem cuidamos das pessoas durante as actividades comerciais.

Mantemos uma contabilidade transparente através de registos contabilísticos exactos.

Registamos e gerimos todas as transacções com precisão para que todas as partes interessadas compreendam que as nossas actividades comerciais cumprem as normas contabilísticas que são utilizadas internacionalmente, assim como os regulamentos contabilísticos de cada país. Conforme indicado pela lei, somos transparentes com as informações da empresa e os principais aspectos de gestão, como alterações financeiras na empresa.

Não intervimos em política e mantemos a neutralidade.

Respeitamos os direitos políticos e as decisões políticas de uma pessoa e não desempenhamos actividade política na empresa. Não utilizamos os fundos, a mão-de-obra e as instalações da empresa para fins políticos.

Mantemos uma cultura organizacional limpa.

Mantemos de forma estrita a vida privada e a vida pública separadas de todas as actividades comerciais.

Em caso de conflito entre a empresa e uma pessoa, damos prioridade aos interesses legais da empresa. Não apoiamos interesses pessoais utilizando a propriedade da empresa e a própria posição e não estamos envolvidos em quaisquer actividades inadequadas como utilização incorrecta ou desvio de fundos dos activos da empresa. Não temos acordos com títulos negociáveis como a compra e a venda de acções utilizando informações adquiridas oficialmente.

Protegemos e respeitamos a propriedade intelectual da empresa e de outras pessoas.

A propriedade intelectual e as informações confidenciais não saem da empresa sem autorização ou aprovação prévias. Respeitamos a propriedade intelectual de terceiros e não estamos envolvidos em actos ilegais como a utilização, reprodução, distribuição e alterações não autorizadas, etc.

Criamos uma atmosfera saudável.

Não utilizamos quaisquer palavras que possam prejudicar relações saudáveis entre colegas como assédio sexual, transacções monetárias ou violência. Não formamos facções que possam causar incompatibilidade no grupo nem organizamos grupos privados.

Respeitamos clientes, accionistas e funcionários.

Damos prioridade à satisfação dos clientes.

Fornecemos produtos e serviços que correspondem às necessidades e às expectativas dos clientes. Temos uma atitude sincera e amigável com os clientes e aceitamos sugestões e reclamações dos clientes com modéstia. Além disso, respeitamos e protegemos a honra e as informações dos clientes.

Temos como objectivo uma gestão orientada para os valores dos accionistas.

Proporcionamos benefícios a longo prazo aos accionistas através de investimentos razoáveis e do melhoramento da eficiência operacional. Criamos benefícios constantes através de actividades de gestão estáveis e melhoramos o valor de mercado da empresa. Ademais, respeitamos os direitos, as exigências razoáveis e as ideias dos accionistas.

Esforçamo-nos para o melhoramento da "qualidade de vida" dos nossos funcionários.

Proporcionamos oportunidades iguais a todos os funcionários e tratamo-los de forma justa de acordo com as suas capacidades e desempenho. Recomendamos o auto-desenvolvimento contínuo dos funcionários e apoiamos os melhoramentos necessários para efectuar as tarefas. Além disso, criamos um ambiente de trabalho que funciona de forma autónoma e criativa.

Preocupamo-nos com o ambiente, a saúde e a segurança.

Temos como objectivo uma gestão ecológica.

Estamos em conformidade com as normas internacionais relativas à protecção ambiental, actos relacionados, legislação subordinada e regulamentos internos. Fazemos esforços constantes para a protecção ambiental em todas as actividades comerciais como desenvolvimento, fabrico, vendas, etc. Somos líderes na utilização eficiente de recursos, como a reciclagem de recursos.

Prestamos especial atenção à saúde e à segurança das pessoas.

Estamos em conformidade com as normas internacionais relativas à segurança, actos relacionados, legislação subordinada e regulamentos internos. Cumprimos os regulamentos de segurança, criamos um ambiente de trabalho confortável e evitamos os acidentes negligentes.

Somos um cidadão corporativo socialmente responsável

Efectuamos as obrigações básicas fielmente enquanto cidadão corporativo.

Fazemos um esforço para aumentar a confiança na responsabilidade e obrigação da empresa enquanto membro da comunidade regional. Esforçamo-nos para a criação de emprego seguro e compreendemos sinceramente a responsabilidade do pagamento de impostos.

Respeitamos as actuais características sócio-culturais e possuímos uma gestão cooperativa (prosperidade / cooperação mútuas).

Respeitamos as leis, cultura e valores da comunidade regional e contribuímos para o melhoramento da qualidade de vida. Dedicamos esforços para desenvolver uma sociedade saudável através de actividades de interesse público como estudo intelectual e artístico, cultura, actividades desportivas, etc. Participamos activamente em actividades de serviço social como trabalho voluntário, ajuda em catástrofes, etc

Estabelecemos relações entre os parceiros comerciais e coexistência e co-prosperidade.

Formamos relações recíprocas com base em parcerias comerciais e confiança mútua e apercebemo-nos que um parceiro comercial é um parceiro estratégico. Intensificamos a competitividade de uma empresa colaboradora através de apoio legal e procuramos desenvolvimentos comuns.