Qual é o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal?
Dicas para fazer malabarismos com a sua rotina diária e tempo para si
Todos sabemos que os smartphones ajudam a fazer tudo do conforto de onde estiver. Mas como encontra um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional? Aqui estão algumas dicas de equilíbrio entre vida profissional e pessoal para se manter produtivo, evitando o esgotamento.
Deixe as apps serem os seus guardiões
Nada pode impedir o seu chefe de enviar e-mails ou mensagens de texto o tempo todo, mas pode mudar a forma como reage a eles ou não. Existem aplicações especializadas no bloqueio de alertas de determinados contactos durante o seu “tempo do utilizador”. Aplicações como THRIVE e OFFTIME permitem que defina dias e horários específicos que são protegidos das notificações de trabalho, mantendo uma lista de verificação para resolver a primeira coisa na manhã de segunda-feira
“Os nossos dias estão a ser ocupados por coisas que não importam a maior parte do tempo”
-Jason Fried, fundador do Basecamp
Faça o tempo de trabalho de tempo de escritório
Isto pode parecer um acéfalo, mas é bom reavaliar o quanto é produtivo no escritório. “Os nossos dias estão a ser ocupados por coisas que não importam a maior parte do tempo”, diz Jason Fried, autor do best-seller do New York Times, “Rework”, e fundador do Basecamp. “Estamos apenas a conversar. Há uma grande diferença entre conversas e reuniões constantes e a realização do trabalho.” Se estiver mais focado e for produtivo durante o horário de expediente normal, terá maior probabilidade de proteger o tempo de inatividade necessário.
Rotinas ajudam a definir o humor
Todas as pessoas com hemisfério esquerdo dominante animaram-se com este título, mas isso também se aplica a todos os tipos de criativos. Pense nas rotinas como o ambiente para as suas produções criativas, uma forma de enganar o seu corpo e a sua mente que é oficialmente “tempo de trabalho”, para que a engenhosidade possa começar. Quer essa rotina seja chegar cedo e pegar o seu café favorito ou acender uma vela em casa e ouvir a sua lista de músicas favorita, seduza-se numa mentalidade mais produtiva quando o tempo o exigir.
A sua agenda é a sua melhor amiga
Admitir que a tecnologia é viciante é o primeiro passo para a recuperação. Em seguida, estabeleça uma agenda de trabalho clara e diretrizes razoáveis para quando dever estar disponível fora do escritório. Como qualquer terapeuta aconselharia, os limites são saudáveis e, em última instância, quer fazer parte de uma organização que respeite os seus limites tanto quanto respeita os limites deles.