Guia de monitores para produtividade em casa

Muitas pessoas trabalham a partir de casa e ter o monitor certo pode afectar drasticamente a produtividade e a experiência de trabalho geral para pessoas a trabalhar em home office. Mas há muito a considerar ao comprar equipamento para home office, especialmente o monitor, para o qual fica a olhar durante a maior parte do seu dia de trabalho.

Aqui, iremos ajudá-lo a compreender o que deve ter em conta ao escolher um monitor para transformar o seu escritório em casa num local de eficiência e conforto.

Que tamanho de monitor é adequado para a minha secretária e estilo de trabalho?

Escolher o tamanho de monitor adequado depende de dois factores fundamentais: o espaço de secretária disponível e a natureza do trabalho. Quanto maior for o monitor – medido diagonalmente no ecrã – mais permitirá ver, mas também ocupará mais espaço.

Uma configuração de escritório moderna com o tamanho do monitor a aumentar de 24 polegadas para 49 polegadas. À medida que o tamanho do monitor aumenta, o ecrã mostra uma aplicação de edição de vídeo e um site lado a lado.

* Imagem de ecrã simulada para fins ilustrativos.

Se trabalhar em áreas visuais, como edição de vídeo ou design gráfico, ou se precisar de ver muitas informações de uma só vez, um monitor maior pode ser muito importante para si.
Aqui estão alguns dos tamanhos de monitor mais comuns e quando podem ser adequados para si.

Que resolução dará vida ao meu trabalho?

A resolução de monitor refere-se ao número de pixels apresentados no ecrã e afecta directamente a claridade da imagem e o nível de detalhe que pode ver no ecrã. Muitas vezes, verá a resolução escrita como o número de pixels em todo o ecrã, que pode aumentar à medida que o monitor aumenta, por exemplo, 1920 x 1080.

Uma resolução mais elevada significa mais pixels, o que permite ver mais e resulta num espaço de trabalho maior com imagens mais nítidas e detalhadas.

FHD (1920x1080) mostra uma imagem de uma tartaruga a nadar junto a um recife de corais. O QHD (2560x1440) mostra mais recifes de corais à volta da tartaruga e o UHD (3840x2160) mostra recifes de corais e mais peixes a nadar perto. A cena reduz o zoom para mostrar uma aplicação de edição de vídeo quando a resolução é 5K (5120x2880).

Um trabalho visualmente mais intensivo e orientado por dados beneficia muito de uma resolução mais elevada. Se é um editor de vídeo ou designer gráfico, precisa de resoluções elevadas para poder ver a nuance nas imagens em que está a trabalhar. O mesmo se aplica aos analistas e às áreas de dados intensivos, uma vez que a maior resolução permite ver mais dados no ecrã e torna-os mais claros e fáceis de ler.

Aqui ficam algumas recomendações para necessidades de resolução com base no tipo de trabalho.

Quando combina um monitor de tamanho maior com alta resolução, pode tornar o trabalho e o entretenimento muito mais cativantes. Mais espaço de ecrã e qualidade de imagem mais nítida combinam-se para proporcionar uma visão mais fácil e mais conveniente do seu trabalho e libertar o seu verdadeiro potencial de trabalho.

Quando é que um monitor curvo ou ultra amplo faz sentido para trabalhar?

Recentemente, os monitores curvos e ultra amplos tornaram‑se incrivelmente populares para jogar, oferecendo uma experiência de visualização mais imersiva. Mas não são apenas bons para jogar. Podem ajudar a aumentar a produtividade ao criar uma estação de trabalho poderosa e reduzem a confusão ao colocar o tamanho de vários monitores num ecrã.

Monitores curvos

A curva de um monitor pode realmente reduzir o esforço ocular porque imita a forma do olho humano, tornando mais confortável olhar para todo o ecrã em utilizações prolongadas.

Monitores ultra amplos

Aumenta a produtividade ao ter várias janelas abertas lado a lado e assim não ter de estar constantemente a mudar de janela. Também são excelentes para gaming e entretenimento imersivo.

Como posso tornar o meu escritório mais confortável e ergonómico?

Quando passa muitas horas num projeto de trabalho, o conforto é fundamental. A ergonomia desempenha um papel importante no seu conforto e saúde prolongados. Não são apenas as cadeiras e os teclados que podem ajudar a ter uma postura ergonómica no trabalho, o monitor também pode. Eis algumas das características que podem ajudar a sua postura e conforto ao tornar sessões de trabalho longas menos exigentes fisicamente.

Alivie o seu esforço físico

Manter o monitor à altura certa é fundamental para reduzir o stress no pescoço e nas costas. Um suporte ajustável em altura pode ajudar a manter-se confortável e produtivo, mantendo o seu trabalho ao nível ideal dos olhos. Um ecrã que se inclina para cima e para baixo também pode dar‑lhe o ângulo de visualização certo para a sua altura. Alguns ecrãs também rodam para serem mais altos em vez de mais largos, o que facilita encontrar a altura certa e percorrer documentos longos com menos trabalho.

Quatro colunas diferentes que mostram Gira, Inclina, Pivot e HAS (Suporte para Altura Ajustável). O monitor move-se lateralmente em Gira e para cima e para baixo em Inclina. O monitor roda no Pivot e a altura do monitor muda no HAS. Quatro colunas diferentes que mostram Gira, Inclina, Pivot e HAS (Suporte para Altura Ajustável). O monitor move-se lateralmente em Gira e para cima e para baixo em Inclina. O monitor roda no Pivot e a altura do monitor muda no HAS.

Poupe os seus olhos do desconforto

Características de conforto ocular: Não é apenas a postura corporal que contribui para o conforto. A fadiga ocular pode arruinar uma experiência de trabalho, mesmo que o corpo esteja confortável. A redução da luz azul e os ecrãs que reduzem a cintilação podem ajudar a minimizar a tensão ocular durante longas horas de trabalho no ecrã. Se passar muitas horas a trabalhar no seu monitor, vai querer verificar se o seu novo monitor suporta funcionalidades de conforto ocular.

De que ferramentas e acessórios de colaboração separados preciso?

A colaboração é uma parte fundamental do trabalho a partir de casa para todos. Seja para comunicar com colegas de trabalho, às vezes, é necessária uma câmara web separada para videoconferências, mas alguns monitores vêm com todas as ferramentas necessárias para colaborar virtualmente.

O que posso fazer com o meu monitor depois do trabalho?

O seu monitor deve servir para fazer outras coisas para além do trabalho. Todas as funcionalidades acima descritas também podem melhorar a sua experiência ao assistir aos seus filmes e programas favoritos, ou mesmo ao jogar.

As aplicações de entretenimento inteligentes podem ajudá-lo a tirar o máximo partido do seu monitor e alternar sem problemas entre trabalho e diversão com apenas alguns cliques.

Escolher o monitor adequado para si é um investimento na sua produtividade, conforto e bem-estar geral.
Seja o que for que precise para o seu escritório em casa, existe um monitor que pode fazer tudo.

Ajudem-me a Escolher
o meu monitor