Circularidade de recursos

Circularidade de recursos

Conserve,
use por mais
tempo e reutilize

Conserve, use por mais tempo e reutilize

Desde a Revolução Industrial, o crescimento económico tem sido acompanho da extracção e exploração de recursos naturais. Os especialistas alertaram para problemas ambientais desse esgotamento de recursos e da degradação ambiental.
A Samsung Electronics está ciente destas advertências e tem estado a implementar uma ampla gama de medidas de resposta. Utilizamos eficientemente os recursos e criamos inovações tecnológicas para minimizar o desperdício inevitável, para prolongar a vida útil dos produtos e procurar formas de utilizar novamente materiais de produtos em fim de vida útil. Continuaremos o nosso esforço de produzir produtos melhores com menos recursos e converter os resíduos electrónicos em recursos utilizáveis.

Pretendemos uma economia circular

Para proteger um meio ambiente em crise e utilizar os recursos de forma mais eficiente, a Samsung Electronics está a envidar esforços que se focam numa economia circular. Indo além da utilização de recursos uma única vez, seguida da sua eliminação, a Samsung está a trabalhar para garantir que os produtos podem permanecer em utilização durante mais tempo e de que os recursos podem ser optimizados no fim de vida útil através da sua recuperação, reciclagem e reutilização depois do ciclo de vida do produto.

Ao minimizar o tipo de materiais utilizados e ao optimizar o método de montagem para facilitar a recuperação e evitar desperdícios, desenvolvemos métodos de produção que minimizam a utilização de recursos. Ao recolher produtos que atingiram o fim do seu ciclo de vida, recuperamos materiais valiosos. Através desta economia circular, a Samsung está a reduzir a quantidade de recursos naturais necessários para a produção, reduzindo os gases com efeito de estufa e os poluentes da incineração de resíduos e da extracção primária, evitando ainda a contaminação dos solos e dos lençóis de água provocada pelos aterros. Ao reforçar a durabilidade dos nossos produtos antes do lançamento através de uma série de testes de fiabilidade rigorosos e ao disponibilizar serviços de reparação práticos através das nossas instalações de assistência globais, incluindo as actualizações de software contínuas, a Samsung está a expandir o ciclo de vida dos nossos produtos para contribuir ainda mais para a economia circular enquanto protege os recursos.

Princípios e estrutura da economia circular

Princípios da economia circular

  • 01

    Integramos materiais
    tendo em consideração
    a circularidade
    de recursos desde
    a fase de concepção do produto
    e aumentamos a durabilidade
    para permitir a utilização mais prolongada dos produtos.

  • 02

    Minimizamos a utilização de
    água durante a produção
    e minimizamos o desperdício através da reutilização
    de materiais de sucata.

  • 03

    Utilizamos menos recursos
    durante a distribuição
    ao aumentar a eficiência
    logística através
    da minimização do
    tamanho das embalagens.

  • 04

    Incentivamos os consumidores
    a usarem os produtos durante mais tempo,
    ao disponibilizar uma rede de serviços de reparação profissionais.

  • 05

    Criamos uma
    estrutura sistemática de reciclagem
    que permite a recolha
    e reutilização de produtos
    no fim da vida útil.

Sistema Operacional de Circulação de Recursos

Consumidor
Utilização
  • ‧ Usar produtos energeticamente eficientes para reduzir as emissões indirectas de GHG
  • ‧ Melhorar o desempenho do produto, actualizar o firmware e prolongar a garantia do produto
Reparar e reutilizar
  • ‧ Expandir continuamente os centros de assistência em todo o mundo
  • ‧ Prolongar a vida útil do produto ao disponibilizar serviços de diagnóstico à distância e especializados
Samsung
Electrónica
Desenvolvimento
  • ‧ Planear produtos que consumam menos energia e recursos
  • ‧ Conceber produtos que sejam fáceis de desmontar e reciclar
  • ‧ Design de produto para extensão de vida
  • ‧ Comprar materiais e peças que não contenham substâncias perigosas
  • ‧ Expandir o uso de recursos sustentáveis, tais como materiais reciclados
  • ‧ Fazer negócios com “Eco Partners” certificados
Fabrico
  • ‧ Expandir o uso de energia renovável nos locais de trabalho
  • ‧ Minimizar o consumo de água e aumentar a reutilização
  • ‧ Reciclar os resíduos dos locais de trabalho em recursos
  • ‧ Usar alternativas químicas nos locais de trabalho
Distribuição
  • ‧ Usar materiais de embalagem tendo em consideração a circularidade de recursos
  • ‧ Embalagens compactas e leves
  • ‧ Reduzir as emissões de GHG e a utilização de combustível ao optimizar a logística
Empresa de
reciclagem
Recolher e reciclar
  • ‧ Executar programas de recuperação de lixo electrónico em cada país
  • ‧ Extrair e reutilizar materiais de produtos residuais
  • ‧ Implementar um sistema de reciclagem de circuito fechado para recursos residuais

Desenvolver produtos de circuito fechado

Produtos com materiais reciclados e renováveis

A Samsung Electronics compreende plenamente a importância do desenvolvimento de produtos que têm em consideração o uso eficiente dos recursos e a utilização a longo prazo. Tendo isto em mente, dedicamos os seguintes esforços para recuperar e reutilizar recursos que foram utilizados, expandindo o uso de materiais ecologicamente conscientes.

Materiais de embalagem tendo em consideração a circularidade de recursos

A Samsung Electronics substituiu completamente o papel das embalagens nos produtos finais por papel certificado proveniente de florestas sustentáveis e 100% de papel reciclado em 2020. Planeamos converter todos os materiais plásticos de embalagem em materiais reciclados ou de origem biológica.

Tentamos prolongar a vida útil dos produtos

Durante o desenvolvimento de produto, a Samsung Electronics efectua testes de durabilidade sob várias condições para permitir que os consumidores utilizem os produtos o máximo de tempo possível e tenta prolongar ainda mais a vida útil do produto, ao desenvolver produtos que possam ser facilmente desmontados durante as reparações e que sejam recicláveis.

Maior durabilidade

Empenhada no aumento da durabilidade, a Samsung Electronics efectua testes em várias condições para validar a solidez, resistência a quedas e tempo de vida útil. Os nossos produtos não só são concebidos para cumprir as normas internacionais desde a fase de desenvolvimento, mas também são submetidos a vários testes de limite exclusivos da Samsung Electronics, incluindo testes de queda de diferentes ângulos e em diferentes superfícies, bem como vários testes de impermeabilização.

Maior possibilidade de reparação

A possibilidade de reparação é um elemento vital que temos em consideração ao fabricar um produto. A Samsung Electronics continua a efectuar pesquisas para desenvolver produtos que são fáceis de desmontar, de reparação económica e peças que são fáceis de reutilizar. A França exige que os produtos electrónicos vendidos internamente indiquem o "índice de possibilidade de reparação (Indice de réparabilité)" desde Janeiro de 2021 e os vários telemóveis e tablets da Samsung e as máquinas de lavar roupa de carregamento frontal, obtiveram a classificação mais alta (verde-escuro). A Samsung Electronics irá manter o empenho na disponibilização de mais informações, como manuais de reparação aos consumidores, e fornecer constantemente materiais e peças a um preço acessível.

Apoio ao cliente

A Samsung Electronics está empenhada na substituição de peças partidas e na minimização ao máximo das reparações. Contamos com especialistas em reparações que disponibilizam diagnósticos e reparações rápidas, para várias avarias que ocorrem durante a utilização de um produto, prolongando assim a vida útil dos produtos. Além disso, ao expandir os centros de reparação Samsung Care, empenhamo-nos na disponibilização de diagnósticos precisos e na prestação mais rápida de serviços de reparação.

Reutilizar recursos extraídos de produtos de sucata

A Samsung Electronics procura uma economia de reutilização, práticas de circuito fechado que recuperem e reutilizem recursos, afastando-se do consumo de recursos de utilização única. Analisamos o uso de recursos dos principais produtos e os riscos sob várias perspectivas, incluindo a estabilidade de abastecimento de recursos, o impacto no meio ambiente, juntamente com o impacto socioeconómico, para estabelecer uma sociedade de circuito fechado.

Por exemplo, realizamos operações de reciclagem para recursos-chave liderados pelo Centro de Reciclagem Asan, estabelecido e gerido pela Samsung Electronics na Coreia.

O Centro de Reciclagem Asan foi fundado em 1998. No centro, os principais metais (ferro, cobre, alumínio, etc.) e os plásticos são separados de frigoríficos, máquinas de lavar roupa e ares condicionados antigos para serem reciclados.

Notavelmente, estabelecemos um esquema de reciclagem em circuito fechado para plásticos, ao fornecer o plástico recuperado a fabricantes de plástico e codesenvolvemos tecnologia com estes parceiros para reutilizar estes materiais em peças que compõem os produtos da Samsung Electronics.
Além disso, a Samsung Electronics tem várias campanhas para recolher telemóveis que atingiram o fim da sua vida útil. Os telemóveis recolhidos são desmantelados em corpo principal e bateria, dos quais são retirados e reciclados os recursos-chave. As baterias que incluem metais raros como lítio e cobalto, em particular, são enviadas para empresas de reciclagem para que os recursos do metal principal sejam extraídos e utilizados como fonte para novas baterias.

Processo de reciclagem de circuito fechado no Centro de Reciclagem Asan

produção/protrusão
de peças

frigorífico

usado por consumidores
e descartado

Centro de Reciclagem
Asan

classificar plástico
por materiais

processo de
regeneração
de matérias-primas

Recuperamos e reciclamos os resíduos electrónicos em colaboração com esquemas e organizações de reciclagem locais.

A Samsung Electronics disponibiliza serviços de recolha personalizados para que os clientes possam eliminar os produtos dos resíduos de forma prática.
São recolhidos todos os resíduos electrónicos independentemente da marca.
Os resíduos electrónicos passam por um pré-processamento que inclui a separação e o esmagamento para serem reutilizados como fontes de metais e plásticos em instalações de reciclagem.
Também aplicamos requisitos internos para serviços de reciclagem parceiros (“Requisitos de gestão de WEEE da Samsung”)
que especificam legislação e regulamentação relacionada com EHS, gestão de fornecedores, a proibição de exportação de resíduos ilegais, etc.
Os programas de reciclagem detalhados por região da Samsung Electronics podem ser encontrados abaixo:

Programas regionais
de reciclagem

Ambicionamos resíduos zero para aterros sanitários em todas as instalações.

A Samsung Electronics realiza actividades para minimizar a geração de resíduos em instalações empresariais, bem como para aumentar a taxa de reciclagem dos resíduos.
Com isto, conseguimos uma taxa de reciclagem de resíduos de 96% em 2021. E as instalações empresariais de semicondutores conseguiram cumprir pela primeira vez na indústria a meta de resíduos zero para aterros sanitários.

As nossas iniciativas de resíduos zero para aterros sanitários são verificadas oficialmente através de um terceiro. Vamos envidar esforços para que todas nossas instalações empresariais globais atinjam a meta de resíduos zero para aterros sanitários num futuro próximo e para aumentar também o nível de certificação.

Processo de tratamento de resíduos

Conservar e reutilizar recursos hídricos valiosos

A gestão dos recursos hídricos é o primeiro passo para a protecção do meio ambiente

Concentramo-nos nos 3R – reduzir, reutilizar, reciclar – na gestão dos recursos hídricos. Maximizamos as taxas de reutilização de águas residuais através de esforços diários de redução, tais como a optimização dos nossos locais de trabalho, a substituição de válvulas antigas e a melhoria dos padrões operacionais. Procuramos também melhorias estruturais, tais como melhorar os nossos processos de fabrico e estabelecer sistemas de reciclagem. Também utilizamos o guia de água do CDP para subdividir os riscos hídricos nos nossos locais de trabalho localizados em regiões com escassez de água e respondemos com estratégias específicas de risco.

As nossas políticas de recursos hídricos

A nossa filosofia

Reconhecemos a importância da água para uma sociedade sustentável e na gestão empresarial, e cumprimos a nossa responsabilidade enquanto empresa global para proteger os recursos hídricos.

Directrizes de acção
  • Minimizar os riscos dos recursos hídricos na gestão de negócios

    Avaliar o impacto das nossas actividades empresariais, tais como a produção nos recursos hídricos, para minimizar os riscos enquanto continuamos a explorar e a introduzir novas tecnologias

  • Reconhecer a importância dos recursos hídricos como parte da nossa cultura empresarial

    Estabelecer a preservação e sustentabilidade dos recursos hídricos como parte da nossa cultura empresarial; ajudar os funcionários a compreender a sua responsabilidade na gestão dos recursos hídricos e considerar o impacto das nossas operações nas comunidades locais e no meio ambiente como uma prioridade máxima

  • Cooperar activamente com políticas externas em matéria de protecção dos recursos hídricos.

    Com base em directrizes sobre recursos hídricos, cooperar activamente com governos locais e centrais, bem como com organizações internacionais, para estabelecer e executar políticas destinadas à protecção e conservação dos recursos hídricos

  • Divulgar as nossas políticas e actividades de recursos hídricos

    Assegurar a divulgação clara e transparente das políticas e actividades empresariais relativas à utilização dos recursos hídricos junto às nossas partes interessadas, incluindo as comunidades locais

Análise de risco e estratégias de contramedida dos recursos hídricos

Riscos físicos

  • Seca
    • Instalação de depósitos de armazenamento de água que possam armazenar em média a quantidade de água necessária para a utilização de equipamento de fabrico e instalações de reutilização de água para um dia
    • * Regiões correspondentes: México, Índia, etc.
  • Cheias
    • Construção de zonas húmidas e diques para proteger os locais de trabalho das cheias dos rios próximos, renovação anual do seguro de compensação de desastres juntamente com a inspecção regular do equipamento de prevenção de desastres hídricos, estabelecimento de um sistema de resposta a emergências e realização regular de simulacros
    • * Região correspondente: Indonésia, etc.
  • Degradação da qualidade da água
    • Análise interna da qualidade da água mais frequente e melhoria da eficiência das instalações de tratamento de água
    • * Regiões correspondentes: Brasil, Egito, Índia, etc.
  • Resiliência do ecossistema
    • Actividades de purificação regular em colaboração com governos locais e expansão dos esforços de redução do impacto no meio ambiente
    • * Regiões correspondentes: Vietname, EUA, Polónia, etc.

Riscos
regulatórios e
de reputação

  • Políticas e legislação
    • Monitorização contínua e conformidade com as políticas e os regulamentos ambientais locais
    • Gestão com normas mais rigorosas do que as normas de emissões permitidas de cada país
  • Infra-estrutura e investimento
    • Tratamento interno de águas residuais em locais de trabalho, bem como tratamento na instalação de tratamento final dentro do complexo industrial
    • Medição e gestão da qualidade da água descarregada das instalações, expansão contínua do investimento em instalações para obter recursos de água limpa
  • Governo e governança
    • Comunicação activa com os governos e comunidades locais, realizando actividades de protecção ambiental
    • Início de actividades de protecção ambiental