Fotografia / Vídeo

Filmes com telemóveis e tablets 101:
Como filmar como um profissional

Dicas sobre como filmar da equipa do The Tonight Show starring Jimmy Fallon

O toldo em néon vermelho e azul do NBC Studios/The Tonight Show no GE Building em Nova Iorque capturado num smartphone Samsung Galaxy S10+.

Em tempos, as produções de vídeo brilhantes não podiam ser alcançadas sem gastar uma fortuna ou sem ter equipamento de estúdio topo de gama. As boas notícias são que esses tempos mudaram.

Caso em análise: a equipa de produção do The Tonight Show starring Jimmy Fallon filmaram um episódio completo pelas ruas de Nova Iorque com um Galaxy S10+. Aqui pode ver como filmar os seus próprios vídeos prontos para exibição a partir do seu telefone com dicas de profissionais.

A equipa do The Tonight Show starring Jimmy Fallon nos bastidores
Vídeo dos bastidores da equipa de produção do The Tonight Show starring Jimmy Fallon no qual partilham dicas de filmagem após usar o Samsung Galaxy S10+ para filmar um episódio completo

Tire proveito do tamanho

Primeiro, tire peso de cima - de forma literal e figurativa. Se tem uma câmera de smartphone de qualidade, já está pronto para filmar. Visto que não tem de se preocupar em transportar uma câmera pesada, expanda a sua lista de filmagens e considere locais pequenos, nos quais seria difícil filmar. Pode até usar os telefones de amigos para usar como câmeras adicionais para diversos ângulos e uma narrativa mais intimista. A natureza portátil do Galaxy S10+ permitiu à equipa de Fallon filmar num táxi apertado, e apoiar os seus telefones em balcões de cozinha num restaurante italiano, Rao’s, para obter imagens da preparação de almôndegas.

O Samsung Galaxy S10+ grava a equipa da cozinha a trabalhar no restaurante italiano Rao's em Nova Iorque

Seja criativo com as perspetivas

O ponto de vista - ou como o seu público sente o seu projeto visual - é essencial para filmar. Mudar a lente da sua câmera pode alterar o POV para levar o seu espetador numa viagem de outros personagens ou até mostrar a mesma cena de uma forma completamente nova. Por exemplo, as lentes integradas no smartphone, como a Câmera Ultra Ampla ajudaram a equipa do Late Night a aproveitar ao máximo dos seus locais preferidos na cidade, capturando toda a cena exatamente como aparecia pessoalmente, mesmo em espaços apertados.

“Ter uma lente ultra ampla é realmente útil. Pode estar realmente perto e capturar bastante do ambiente.”

- Chris Tartaro, realizador

O realizador Chris Tartaro usa o Galaxy S10+ para filmar Jimmy Fallon e The Roots a cantar “In the Still of the Night”, debaixo da Brooklyn Bridge
Um vídeo totalmente filmado no Samsung Galaxy S10+ mostra Jimmy Fallon com os The Roots a cantar uma versão doo-wop acapella de “In the Still of the Night”, enquanto a câmara gira para mostrar a Brooklyn Bridge iluminada em Nova Iorque.
Fotografia com vista traseira da lente de ângulo Ultra Amplo no Samsung Galaxy S10+
Ângulo ultra amplo

Uma lente tão ampla que toda a equipa cabe na moldura.

SAIBA MAIS
Fotografia com vista traseira da lente de ângulo Ultra Amplo no Samsung Galaxy S10+
Ângulo ultra amplo

Uma lente tão ampla que toda a equipa cabe na moldura.

SAIBA MAIS

Um nível profissional

Já reparou na suavidade com que a câmera gira nos seus filmes preferidos? Bem, você pode alcançar o mesmo nível de perfeição. Estabilizar uma filmagem irregular é uma forma de dar um toque cinematográfico ao seu filme de baixo orçamento. Enquanto a equipa de produção do Late Night usou diversos suportes cardã da marca DJI para dar um toque de estabilidade à operação, as definições da câmera, como o modo Super Estável do S10+ ajuda a suavizar as oscilações.

“O modo Super Estável é realmente uma grande funcionalidade para quem estiver interessado em fazer um filme praticamente premium ou curtas-metragens num telefone.”

- Chris Tartaro, realizador

Junte todas as peças com uma aplicação de edição de vídeo

Agora, a parte divertida: criar o produto final. Felizmente, aplicações de edição de vídeo como o Adobe Premiere Rush facilitam a transferência das filmagens do seu telefone, a edição e partilha nas redes socais (sem necessidade de transferências para o computador). Não se esqueça de dar o seu próprio toque ao vídeo usando diferentes efeitos, algumas imagens em preto e branco ou destacando algo que possa captar melhor a essência do seu cenário e história.

Pronto para a estreia?

Quer seja para reproduzir no stories do seu Instagram, fazer vlogging das suas viagens ou até produzir o seu próprio programa ou curta-metragem, use estas ferramentas de filmes com telemóveis e tablets para criar a sua obra de arte onde quer que vá.

Vista frontal de um telefone Samsung Galaxy S10+ preto

Galaxy S10+

Ícone roxo do logótipo do Adobe Premiere Rush (Ru)

Adobe Premiere Rush
para Samsung

Leia estas histórias em seguida