Como usar o HDMI ARC na Smart TV da Samsung

Data da última actualização : ago 12. 2020

O HDMI é um conector comum para som e vídeo. Os dispositivos de som e os projetores usam todos esta norma. Para uma melhor experiência de som, pode utilizar um cabo HDMI para direcionar o som da sua Smart TV para o dispositivo de som. O ARC (Audio Return Channel) é uma função especial dos cabos certificados de alta velocidade HDMI através dos quais o som pode também ser enviado de volta para o transmissor.

O que é o HDMI ARC?

A maioria das TV Samsung suportam a funcionalidade HDMI intitulada Audio Return Channel. O HDMI ARC foi concebido para reduzir o número de cabos entre a sua TV e um Sistema de Cinema em Casa ou Soundbar externos. O sinal de áudio é capaz de viajar em ambos os sentidos, de e para as colunas, o que melhora a qualidade do som e a latência do sinal.


Por outras palavras, não precisa de um segundo cabo ótico/áudio ligado a uma coluna compatível com HDMI ARC. Para ligar a sua TV com uma coluna compatível com ARC, certifique-se de que utiliza um cabo HDMI 1.4 ou superior. A funcionalidade HDMI-ARC apenas está disponível através da porta específica da TV ou One Connect Box, e as colunas externas têm de ser compatíveis. Também poderá precisar de ajustar as definições das colunas externas para ativar os controlos HDMI ARC.

Diferença HDMI ARC

Formatos áudio suportados por HDMI ARC:

  • PCM (2 canais)
  • Dolby Digital (até 5.1 canais)
  • DTS Digital Surround (até 5.1 canais)

Nota: o DTS apenas está disponível nos modelos lançados antes de 2018.

Como ligar um cabo HDMI

Siga os passos abaixo para ligar a sua Smart TV à sua coluna:

 

1.º passo. Prepare um cabo HDMI.

2.º passo. Ligue o cabo ao HDMI IN (ARC) da TV.

3.º passo. Ligue à porta HDMI OUT (TV-ARC) da coluna a que pretender ligar.

4.º passo. Ligue as colunas conectadas à TV.

5.º passo. O som da TV será reproduzido através das colunas externas.

Ligação do cabo HDMI

O Anynet + (HDMI CEC) está ativado de fábrica para a Samsung Soundbar e o Sistema de Cinema em Casa. Se o seu dispositivo for outro que não a Samsung Soundbar ou o Sistema de Cinema em Casa, precisa de se certificar de que a função Anynet + (HDMI-CEC) está ativada no sua Smart TV. 

 

  • Para as Smart TV série T/Q, R/Q, N/Q e M/Q (a partir de 2017)

        Home (Início)> Settings (Definições)> General (Geral)> External device management (Gestão de dispositivos externos)> Anynet + (HDMI CEC)

  • Para as Smart TV série K (2016)

        Home (Início)> Settings (Definições)> System (Sistema)> Expert settings (Definições avançadas)> Anynet + (HDMI-CEC)

  • Para as Smart TV até à série J (2015)

        Menu> System (Sistema)> Anynet + (HDMI-CEC)

Nota:

  • A função Anynet + (HDMI-CEC) tem de estar ativada na Smart TV para utilizar eARC.
  • Se utilizar um cabo não autorizado, poderá ocorrer um erro.
  • A porta HDMI será designada ARC na parte de trás da TV ou One Connect Box.
  • A maioria das One Connect Boxes têm uma porta HDMI-ARC (é normalmente a terceira porta HDMI).

Resolução de problemas da ligação HDMI

Se houver um problema com o funcionamento do ARC/eARC, remova primeiro todos os dispositivos externos (STB, dispositivos OTT, etc.) ligados à TV e tente depois reproduzir novamente. Alguns dispositivos externos poderão não ser compatíveis com as especificações da ligação HDMI, o que poderá causar problemas. Se o problema persistir, precisa de verificar os métodos seguintes.

  • Verificar se a Anynet+ (HDMI-CEC) está ativada

    Será necessário ativar os protocolos HDMI-CEC no menu Settings (Definições) da sua TV. As TV da Samsung chamam ao protocolo HDMI-CEC Anynet+.

    O caminho do menu para ativar o Anynet+ será algo assim:

    1.º passo. Prima o botão HOME (Início) no controlo remoto Samsung e, em seguida, selecione Settings (Definições).

    Menu Home Settings (Definições iniciais)

    2.º passo. No ecrã Settings (Definições), escolha o menu General (Geral) e External Device Manager (Gestor de dispositivos externos).

    Gestor geral de dispositivos externos

    3.º passo. Navegue até Anynet+ (HDMI-CEC) no menu External Device Manager (Gestor de dispositivos externos) e prima Enter no controlo remoto para ativar a Anynet+.

    Anynet HDMA-CEC
  • Se estiver a utilizar uma Soundbar ou um sistema de cinema em casa de terceiros, verifique se a função HDMI CEC ou ARC está ativada. Depois, ligue a fonte de entrada ao HDMI ARC da coluna.

    Consoante a série, proceda às seguintes definições na sua Smart TV para que o som seja reproduzido pela sua coluna:

    • Smart TV de 2017 (série T / Q, R / Q, N / Q e M / Q)

    Abra Home (Início)> Settings (Definições)> Sound (Som)> Sound Output (Saída de som). Selecione Receiver (Recetor) (HDMI) na lista.

    • Smart TV de 2016 (série K)

    Abra Home (Início)> Settings (Definições)> Sound (Som)> Speaker Settings (Definições da coluna). Selecione Receiver (Recetor) (HDMI)

    na lista.

    • Smart TV de 2015 (série J)

    Abra Menu> Sound (Som)> Speaker List (Lista de colunas). Selecione Receiver (Recetor) (HDMI) na lista.

    • Smart TV de 2013 até 2014 (série F / H)

    Abra Menu> Sound (Som)> Speaker Settings (Definições da coluna). Defina a saída de som da TV para o recetor.

    • Smart TV de 2011 até 2012 (série D / E)

    Abra Menu> System (Sistema)> Anynet + (HDMI-CEC). Defina a função Receiver (Recetor) para ativada.

  • Quando a sua TV não tiver som, ou ficar sem som de forma intermitente, e estiver a ouvir algo de um dispositivo ligado com um cabo HDMI, uma das mais simples causas potenciais do problema é que o cabo seja de baixa qualidade. Como substituir o cabo por um cabo de mais alta qualidade nem sempre é fácil ou prático, os modelos da Smart TV da Samsung têm uma definição que pode ser usada para ajustar a forma como a TV interpreta o sinal HDMI e melhora a compatibilidade com o cabo.

    Navegue para Menu > Support (Suporte) > Self Diagnosis (Autodiagnóstico) > Signal Information (Informação de sinal) > Signal History (Historial de sinal) > HDMI Delay Level (Nível de atraso HDMI), e selecione entre uma das opções:

    (A partir do modelo de 2020: Menu > Suporte > Manutenção do dispositivo > Autodiagnóstico > Informação do sinal > Historial do sinal > Nível de atraso do HDMI)

    • Basic (Básico): É a predefinição do funcionamento normal.
    • Slow 1 (Lento 1): Acrescenta um ligeiro atraso antes de determinar que o cabo HDMI não está a enviar um sinal.
    • Slow 2 (Lento 2): Acrescenta um atraso significativo.

    Ao definir esta opção como Slow 1 (Lento 1) ou Slow 2 (Lento 2) melhora a qualidade do sinal de um cabo HDMI de má qualidade, mas um efeito secundário é que este atraso irá ocorrer ao alterar a fonte.

  • Se ligar o cabo HDMI ARC à Soundbar e todas as configurações estiverem corretas, mas não funcionar, pode também reconfigurar o dispositivo Soundbar seguindo estes passos.

    1.º passo. Desligue a TV e a Soundbar. [Modo Standby (Espera)]

    2.º passo. Prima e mantenha premidos os botões de Aumentar volume (+) e de Baixar volume (-) no controlo remoto por mais de 5 segundo até aparecer INIT.

    3.º passo. Ligue a TV e a Soundbar.

    4.º passo. Prima o botão Home (Início) no controlo remoto da TV. Selecione Settings (Definições) e mude a Sound Output (Saída de Som) para Soundbar.

    5.º passo. A notificação TV ARC aparece no visor frontal e o som da TV é reproduzido.

Nota: As capturas de ecrã e o menu do dispositivo são apenas exemplos em Inglês; estão também disponíveis no idioma do seu país.

Obrigado pelo seu feedback