[2022] Guia para usar o SmartThings na sua TV Samsung

Data da última actualização : mai 12. 2022

O SmartThings permite que você personalize facilmente as experiências que sua TV e dispositivos domésticos inteligentes oferecem e a Samsung está fazendo parcerias em todo o setor para garantir que esses dispositivos funcionem perfeitamente juntos para que você possa fazer mais. Milhares de dispositivos, de centenas de marcas Smart Home, já funcionam com SmartThings e sua TV Samsung. Você pode encontrar uma lista de dispositivos compatíveis [AQUI] ou navegando na seção '+' e 'Adicionar dispositivo' no aplicativo Mobile SmartThings.

 

O SmartThings pode detectar e conectar-se a dispositivos ao redor de sua TV usando o recurso de hub integrado e permite que você simplesmente controle dispositivos usando uma interface de usuário de visualização de mapa exclusiva ou de uma visualização de lista. Ou, se a TV estiver desligada, você ainda poderá controlar todos os seus dispositivos no SmartThings por meio do recurso Always On Voice do Bixby.

 
connect tv smartthings

Como usar o recurso SmartThings Hub na sua TV

Use o recurso SmartThings Hub na sua TV para conectar dispositivos IoT (por exemplo, lâmpadas, plugues ou sensores) compatíveis com SmartThings via Wi-Fi ou conexão nuvem a nuvem.

 
smartthings hub on tv

• Usando o menu da TV

   Passo 1.  No menu da TV, navegue até SmartThings.

           •  Navegue até Menu > Dispositivos Conectados > SmartThings

   Passo 2. No SmartThings, selecione Usando o Hub SmartThings.

           •  Navegue até Configurações > Hub SmartThings

 

• Usando o dongle SmartThings

  Conecte um dongle SmartThings (VG-STDB10A) à porta USB da TV. O SmartThings Hub será registrado automaticamente.

 

Nota:

  • Os modelos que suportam o SmartThings Hub incluem QN900B/QN800B/QN700B/QN95B/S95B/QN90B/QN85B/Q80B/Q70B/Q60B/BU8/The Serif/The Frame/The Sero/Smart Monitor (M50B e superior) lançados em 2022.
  • Certifique-se de fazer login na mesma conta Samsung em sua TV que seu aplicativo móvel SmartThings.
  • Para usar produtos com protocolo Zigbee, você deve adquirir um SmartThings Dongle (VG-STDB10A) separadamente (ou use um hub Zigbee alternativo em sua casa)..
  • Esta função pode não ser suportada dependendo do tipo de dispositivo conectado.
 

Como conectar e usar dispositivos via TV SmartThings

connected devices on smartthings hub

Depois de configurar sua conta SmartThings em seu celular, você pode visualizar e controlar seus dispositivos registrados diretamente da sua TV! Para registrar novos dispositivos no SmartThings e poder usá-los no telefone e na TV, siga os passos abaixo.

 
using smarthings IoT devices on smartthings app

Passo 1. Ative o recurso SmartThings Hub na TV.

Passo 2. Toque no aplicativo SmartThings em seu dispositivo móvel.

Passo 3. Toque em Adicionar (o ícone de mais) e toque em Dispositivo.

Passo 4. Toque em Por marca ou Por tipo de dispositivo.

Passo 5. Selecione Local e Sala e toque em Avançar.

Passo 6. Na sua TV, faça login na mesma conta Samsung em que você está conectado no seu dispositivo móvel. Em seguida, você verá os dispositivos registrados no aplicativo SmartThings na sua TV, nos quais você pode tocar para usar imediatamente.

 

Um dispositivo de origem é um dispositivo que pode ser conectado a uma porta externa, como HDMI ou USB. Para controlar os dispositivos de origem por meio do aplicativo SmartThings na TV, consulte o seguinte guia:

Passo 1. Para usar dispositivos de origem, como consoles de jogos conectados a portas externas, selecione o aplicativo SmartThings no menu da TV.

Passo 2. Você pode selecionar e usar o dispositivo desejado no aplicativo SmartThings.

 

 

Os dispositivos de origem incluem o seguinte.

 • Leitores de DVD e leitores de Blu-ray
 • Sistemas de home theater
 • Consoles de jogos
 • Caixas OTT e caixas Set-Top
 • Dispositivos de memória USB

 

Um dispositivo Legacy é um eletrodoméstico que não suporta SmartThings, mas pode ser controlado por infravermelho em seu controle remoto IR. Para controlar Dispositivos Legados por meio do aplicativo SmartThings na TV, consulte o guia a seguir.

Passo 1. Aponte seu controle remoto IR para o dispositivo legado e pressione o botão liga/desliga para que a TV detecte o sinal IR. Em seguida, uma notificação pop-up aparecerá na TV.

Passo 2. Clique em Registro. Confirme que deseja controlar este dispositivo.

Passo 3. Em seguida, clique em Sim. Uma notificação pop-up será exibida novamente.

Passo 4. Clique em Ir para navegar até o aplicativo SmartThings, onde você pode ver o ecrã completa do aplicativo SmartThings.

 

Dispositivos e funções compatíveis para Dispositivos Legados são os seguintes.

 

Dispositivo Compatível

Funções

Ar Condicionado

   Ligar/Desligar, Aumentar/Reduzir 

  Temperatura, Aumentar/Reduzir

Purificador de Ar

     Alternar Energia, Vento Sobe/Desce

Ventilador elétrico

     Alternar Energia, Vento Sobe/Desce

Robô Aspirador

     Alternar Energia, Iniciar/Parar

Umidificador

     Alternar Energia, Vento Sobe/Desce

 

As marcas suportadas para dispositivos compatíveis são as seguintes.

 

  • Ar Condicionados: Carrier, Century, Chigo, Conia, Coolfree, Daewoo, Daikin, Derby, Frigidaire, Goodman, Gree, Haier, Hauzen, Himade, Hitachi, Homsys, Hyundai, Lennox, LG, Mitsubishi, Panasonic, Rheem, Samsung, Sharp , Toshiba, Trane, Whirlpool, Whisen, Winia, Yonan, York
  • Purificadores de Ar: Amway, BLUEAIR, Cairs, Carrier, COWAY, Daikin, Dyson, Electrolux, GE, Gree, Hitachi, Idylis, IQAir, Kenmore, LG, Panasonic, Rabbit Air, Sharp, Shinil, Toshiba, Winix
  • Robô Aspiradores: Ariete, Auto Vacuum, Bobsweep, Ecovacs, Hoover, iRobot, LG, Lifero, MIDEA, Monoprice, Philips, Samsung, Sharp, Vileda, Wap, Yujin Robot
  • Umidificador: Bionaire, Crane, Daewoo, Dyson, Electrolux, Haan, Lasko, Levoit, OA. RedCore, Winia
  • Ventiladores Elétricos: Airmate, Around, Asahi, Aucma, Balmuda, Bionaire, Black & Decker, Bokuk, Borg, Cecotec, Cuchen, Daewoo, Diamond, Dimplex, Dyson, Ecolighters, Electroman, EMK, Europace, Fusibo, Goldstar, Haan, Haier, Hanabishi, Hanil, Hitachi, HJ, Holmes, Honeywell, Inoq, KDK, KUL, Kuyal, Lasko, LG, Lian, Magic Chef, Midea, Mitsubishi Electric, Moretti, Mylek, Optimus, Panasonic, Rowenta, Samsung, Sharp, Shinil, Smartech, Taurus, Toshiba, Vornado, WindMere
 

Nota: Algumas funções podem não estar disponíveis.

 

Desfrute de uma vida mais confortável usando o aplicativo SmartThings. Você pode conectar seus dispositivos domésticos ao SmartThings facilmente e controlá-los com um único toque. Uma vez registrado, este novo Appliance também aparecerá em seu aplicativo móvel SmartThings.

Passo 1. Clique no botão Adicionar dispositivo (o ícone de mais) no aplicativo SmartThings na sua TV. Seus eletrodomésticos Samsung Smart Home disponíveis começarão a aparecer na lista Adicionar dispositivo.

 

 
add home appliances step 1

Passo 2. Selecione e registre seu aparelho Samsung Smart Home com o controle remoto da TV.


Passo 3. Você pode controlar seus eletrodomésticos Smart Home no aplicativo SmartThings na sua TV.

 

 

Nota:

  • Este recurso é suportado apenas em Smart TVs / Monitores produzidos a partir de 2022 QN900B/QN800B/QN700B/QN95B/S95B/QN90B/QN85B/Q80B/Q70B/Q60B/BU8/The Serif/The Frame/The Sero/ Smart Monitor (M50B e acima de).
  • Apenas eletrodomésticos inteligentes compatíveis

 

 

Dispositivos Bluetooth podem ser usados por meio do aplicativo SmartThings em sua TV como se você estivesse usando Bluetooth em um dispositivo móvel. Os alarmes de dispositivos Bluetooth não serão exibidos no ecrã da TV.

Passo 1. Clique na opção Adicionar dispositivo no aplicativo SmartThings na sua TV. Os dispositivos Bluetooth são descobertos e serão exibidos na lista Adicionar dispositivo.

Passo 2. Selecione e registre seu dispositivo Bluetooth com o controle remoto da TV.

Passo 3. No aplicativo SmartThings na sua TV, você pode simplesmente clicar no dispositivo para conectá-lo ou desconectá-lo.

 

 

Os dispositivos suportados para conectar o SmartThings são os seguintes.

  • Alto-falantes Bluetooth, fones de ouvido Bluetooth, barras de som Bluetooth (dispositivos compatíveis com protocolo padrão Bluetooth: perfil Bluetooth A2DP)
  • Teclados Bluetooth, Mouses Bluetooth, Gamepads Bluetooth
 

O processo de uso do Music Wall via SmartThings é semelhante ao processo de registro do dispositivo SmartThings.

 
music wall on tv screen

Passo 1. Clique em Adicionar dispositivo no aplicativo SmartThings na sua TV. Os dispositivos móveis são descobertos e mostrados na lista Adicionar dispositivo.

Passo 2. Selecione o dispositivo móvel e siga os passos de registro para conectar via Bluetooth.

Passo 3. Após a conexão, você pode reproduzir música em seu dispositivo móvel ou desfrutar do Music Wall em sua TV.

Passo 4. No aplicativo SmartThings na sua TV, você pode escolher seu dispositivo móvel e selecionar o menu Espelhamento de som para iniciar o Music Wall.

 

 

Nota:

  • Dispositivos compatíveis com o protocolo padrão Bluetooth: perfil Bluetooth A2DP.
  • Music Wall exibe padrões visuais e movimentos de partículas otimizados para música.
 

Use a visualização de mapa na sua TV

O aplicativo SmartThings na TV 2022 e os Smart Monitors vêm com a visualização de mapa, um recurso que fornece a localização de seus dispositivos mapeados para sua casa por meio do mapa do andar. O efeito visual torna o uso mais intuitivo e conveniente e divertido para criar ou editar configurações.

 
map view on tv screen

Passo 1. Selecione Visualização de mapa, localizada no canto superior direito do aplicativo SmartThings.

Passo 2. Na visualização do mapa, você pode ver convenientemente o status e a localização dos dispositivos registrados no SmartThings.

Passo 3. Pressione rapidamente para controlar um dispositivo ou pressione o botão Mover dispositivo localizado no lado esquerdo do aplicativo SmartThings para alterar a localização de um dispositivo.

Passo 4. Você pode selecionar o botão Editar mapa localizado no lado esquerdo do aplicativo SmartThings para receber notificações em seu dispositivo móvel. Você pode alterar a localização de um dispositivo, adicionar ou excluir uma sala ou alterar o tamanho e a forma da sala no aplicativo SmartThings em seu dispositivo móvel.

 

Nota: A visualização do mapa mostra apenas 1 andar e não poderá representar visualmente layouts de vários andares.

 

Defina notificações e use uma campainha na sua TV

O aplicativo SmartThings na sua TV ou Smart Monitor oferece uma função de configuração de notificação, bem como uma função de campainha de 2 vias. Nas configurações do SmartThings, os usuários podem escolher de quais dispositivos desejam receber notificações, para que isso não interfira em sua experiência de visualização. Com uma campainha inteligente, os usuários podem verificar a câmera da TV e ver quem está na porta da frente. Você pode até falar com eles sem pausar sua TV.

 
door bell on tv screen

Verificação 1. Esta função só é compatível com Smart TVs/monitores produzidos a partir de 2022. (Para usar a função em TVs produzidas em 2021, pode ser necessária uma atualização de software.)


Verificação 2. Requer uma campainha compatível com SmartThings.

Verificação 3. Apenas campainha de toque (3,pro) suporta a função de conversação de 2 vias. Esta lista irá expandir, em breve.

 


Passos para habilitar notificações:


Passo 1. Abra o SmartThings na sua TV.

Passo 2. Selecione o ícone Configurações no canto superior direito.

Passo 3. Selecione Notificação no painel esquerdo.

Passo 4. Role para baixo para encontrar sua campainha (como você a nomeou no aplicativo móvel, por exemplo, Porta da frente ou campainha de John).

Passo 5. Realve o Toque. O ponto ficará azul quando selecionado ou permanecerá cinza para notificações não utilizadas.

Passo 6. Saia.

Agora, você receberá uma notificação pop-up sempre que sua TV estiver ligada e a campainha for pressionada.

 

Nota: Você também pode selecionar Movimento, mas isso exibirá uma notificação sempre que houver movimento ao redor da campainha, mesmo que não seja pressionada.

 

Controle SmartThings com Always On Bixby

Comande sua TV para reproduzir seu conteúdo favorito em vez de pegar o controle remoto. Melhor ainda, você pode controlar sua TV e outros dispositivos conectados em sua casa. Configurar o Bixby com sua conta Samsung também o conectará automaticamente aos seus dispositivos SmartThings. Basta dizer “Oi, Bixby” para começar a controlar sua casa inteligente.

 
voice command on tv screen

Passo 1. Acesse o menu Voz e configure o Bixby.


Passo 2. Você pode controlar dispositivos SmartThings com comandos Bixby. Por exemplo, diga “Oi, Bixby. Ligue o purificador/lâmpada de ar”.

Passo 3. Você também pode controlar seus dispositivos domésticos com o aplicativo Bixby na sua TV.

 

 

Nota:

  • Se você estiver tendo problemas com sua Samsung Smart TV, você deve sempre verificar se há atualizações de software disponíveis, pois elas podem conter uma correção para o seu problema.
  • As capturas do ecrã e os menus do dispositivo podem variar dependendo do modelo do dispositivo e da versão do software.
 

Obrigado pelo seu feedback