Produtividade

A Colecção de Alta
Costura criada num telefone

Como uma designer de moda conquistou o mundo da moda a partir do seu smartphone.

A designer de moda feminina Aurélie Fontan, nestúdio de moda, a usar o Samsung Galaxy Note9 e a S pen para desenhar roupas A designer de moda feminina Aurélie Fontan, nestúdio de moda, a usar o Samsung Galaxy Note9 e a S pen para desenhar roupas

A premiada designer de moda Aurélie Fontan é conhecida pelos seus designs arrojados e pelas suas peças sustentáveis, mas queria ir ainda mais longe na alta costura. Para a sua última linha, ela desenhou uma colecção cápsula completa – do desenho digital à passarela – directamente no telefone. Veja como conseguiu.

Designer de moda feminina a segurar com as pontas dos dedos material que usará no design de roupas Designer de moda feminina a segurar com as pontas dos dedos material que usará no design de roupas

O cruzamento da tecnologia e com a alta costura

Aurélie está sempre a explorar novas técnicas que inovam o processo de design de moda de alta costura. O seu trabalho anterior, um vestido “cultivado” a partir de chá kombucha fermentado inovou na própria biologia.

Nas suas próprias palavras, “o meu processo de design é inspira-se no potencial da ciência e da tecnologia para criar alta costura sustentável e, desta forma, a minha coleção premiada, TENSEGRITY, baseou-se no mimetismo biológico e inspirou-se nos padrões estruturais do ADN”

Neste projecto, Aurélie tinha um objectivo específico em mente. “O desafio não era substituir as técnicas de alta costura pela tecnologia”, diz ela, “mas explorar como a tecnologia que trazemos connosco nos nossos bolsos, nas nossas carteiras, etc, poderia dar uma nova perspectiva sobre os métodos tradicionais de design de moda”

“A colecção foi desenhada e produzida num telefone, mas continua a ser alta costura.”

—Aurélie Fontan

Designer de roupas usando uma caneta Samsung Galaxy Note9 e S, olhando o seu design enquanto se agacha sobre uma impressora 3D que está imprimindo o seu design Designer de roupas usando uma caneta Samsung Galaxy Note9 e S, olhando o seu design enquanto se agacha sobre uma impressora 3D que está imprimindo o seu design
Samsung Galaxy Note9 com uma Note Pen amarela inclinada ao lado Samsung Galaxy Note9 com uma Note Pen amarela inclinada ao lado
Galaxy Note9
A S Pen do Note9 é como usar uma caneta no papel, sendo por isso perfeita para desenho digital.

Como a tecnologia pode expandir os horizontes da alta costura

Algumas pessoas podem dizer que a utilização da tecnologia no processo de criação moda elimina a tradição da alta costura, mas Aurélie descobriu que este método a ajudou a expandir os horizontes. “A colecção foi desenhada e produzida num telefone, mas continua a ser alta costura”, diz ela. “É única, é artística, foi criada e produzida de forma personalizada. As duas dimensões trabalharam em harmonia para criar beleza.”

A tecnologia possibilitou o desenvolvimento e crescimento da visão de Aurélie. Por exemplo, em vez das tradicionais ferramentas de desenho, Aurélie usou a S Pen para aprimorar suas ideias através da ilustração digital, logo as ideias surgiram. “A S Pen tem um nível de sensibilidade que me permitiu desenhar como se estivesse a usar caneta em papel.”

Quando chegou o momento da produção, ela guardou ficheiros de grande dimensão dos seus desenhos de padrões de tecido no Note9 e enviou-os para a impressora de padrões JotoX, que os imprimiu em folhas de couro. As presilhas, criadas no Note9 com uma aplicação de desenho digital chamada Onshape, foram enviadas directamente para a impressora 3D Ultimaker.

Duas modelos usam roupas criadas pela designer de moda Aurélie Fontan. Vêm-se as peças em couro ela desenvolveu no Galaxy Note9 e depois imprimiu. Produziu no mesmo telefone as presilhas em 3D para as peças em couro.  Duas modelos usam roupas criadas pela designer de moda Aurélie Fontan. Vêm-se as peças em couro ela desenvolveu no Galaxy Note9 e depois imprimiu. Produziu no mesmo telefone as presilhas em 3D para as peças em couro.

A democratização da moda

O projecto de Aurélie baptizado “Alta costura móvel” pode inspirar uma nova geração de criadores no sector da moda. Ela provou que, com a combinação certa de talento, tecnologia e competências de ilustração de moda digital, qualquer pessoa pode produzir a sua própria colecção do início ao fim.

Olhando para trás, Aurélie está satisfeita com a colecção e sente que concretizou a sua visão. “A tecnologia do quotidiano trabalhou em conjunto com as minhas competências para produzir algo inteiramente único, criativo e, com muita sorte, revolucionário.”

O segredo da alta costura móvel

Conheça um pouco das ferramentas e recursos que deram vida à visão de Aurelie.

Fotografia de perfil de Aurélie Fontan tirada num ângulo arrojado Fotografia de perfil de Aurélie Fontan tirada num ângulo arrojado

A DESIGNER

Aurélie Fontan

Designer digital de moda, premiada e inovadora, de Paris, França

Leia estas histórias a seguir